Capa do livro: ÉTICA E EDUCAÇÃO<BR>Uma Abordagem Atual

ÉTICA E EDUCAÇÃO
Uma Abordagem Atual

Autores: Renato José de Oliveira - Maria Judith Sucupira da Costa Lins

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Sinopse

A ética está hoje na ordem do dia. É discutida pelas mídias impressas, virtuais e televisadas e faz parte do cotidiano das escolas, das famílias, dos grupos religiosos e comunitários, das rodas de amigos, figurando, enfim, nos mais diferentes espaços sociais. As pessoas, preocupadas com os crescentes níveis de violência, tanto nas grandes como nas pequenas cidades, com a corrupção e com o desrespeito a regras básicas da convivência humana, têm se debruçado sobre os problemas éticos da atualidade. O GPEE (Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação) tem buscado, desde 2003, quando foi fundado por pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolver estudos e pesquisas sobre como a ética vem sendo tratada na educação escolar, examinando implicações para a formação do caráter das crianças e dos adolescentes. O grupo se caracteriza pelo pluralismo das opiniões e dos referenciais teórico-metodológicos que norteiam suas pesquisas. Quem tiver a oportunidade de ler nossos textos perceberá que autores como Chaim Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca e Michel Meyer (estudiosos do campo da retórica e da argumentação), Alasdair McIntyre (filósofo escocês que desenvolve pesquisas sobre a ética ligada à filosofia e à sociologia, com origem nos estudos de Aristóteles) e Theodor W. Adorno (teórico ligado à escola de Frankfurt e protagonista da crítica à indústria cultural), além de alguns outros pensadores, se fazem presentes e iluminam as reflexões que desenvolvemos. Por sua vez, as discussões empreendidas nos dez capítulos que compõem este livro são fruto de quase seis anos de trabalho e giram em torno da ética, mas também de questões a ela correlatas, como a estética, a produção do conhecimento, a cultura, a crise econômica mundial, etc.

Nosso objetivo é proporcionar aos leitores um encontro agradável e substantivo com problemas que enfrentamos tanto em nível macro, como nos micro-espaços sociais em que nos achamos inseridos. Pretendemos, assim, repartir com vocês as nossas propostas e inquietações sobre temáticas tão ricas e tão desafiadoras para todos, educadores ou não, na atualidade.

Convidamos vocês a participarem desse desafio com críticas e sugestões que, para nós, serão muito importantes e muito bem vindas! Façam contato! O GPEE terá muito gosto em recebê-los, pois está de portas abertas para o diálogo!

 

 

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-26-3
DOI: 10.24824/978856248026.3
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ÉTICA E EDUCAÇÃO<BR>Uma Abordagem Atual

Autores

Renato José de Oliveira (Org.)

É Doutor em Educação pela PUC-RJ (1996) e pesquisador do Observatório da Laicidade do Estado (OLÉ), laboratório vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Lecionou química durante vários anos no ensino médio e atualmente é professor associado do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Foi coordenador do Programa de pós-graduação em educação da UFRJ de janeiro de 2004 a junho de 2006 e diretor da unidade no período de julho de 2006 a dezembro de 2007. Tem vários trabalhos publicados, dentre os quais se destaca o livro “Utopia e razão” (Editora da UERJ, 1998).

 

Maria Judith Sucupira da Costa Lins (Org.)

É Doutora em Educação pela UFRJ (1996) e possui Pósdoutorado pela Association for Moral Education, Estados Unidos (2002). É professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ, Vice-coordenadora do GPEE e membro da Academia Brasileira de Educação. Dentre os trabalhos publicados destaca-se o livro “Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre”, editora Access, 2007.

 

Andrea Penteado de Menezes

É Doutora em Educação pela UFRJ (2009) e Professora de Didática e Didática Especial do Ensino de Artes Visuais da Faculdade de Educação da UFRJ. Publicou recentemente o artigo “Arte: que coisa é essa que se ensina?”, na Revista Digital Art&, v. abril, 2008.

 

Cristina Nacif Alves

É Mestre em Educação pela UFRJ (2007) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em educação da UFRJ. Atualmente, é professora e pesquisadora do Centro Universitário Abeu - UNIABEU. Dentre os textos publicados, se destaca o capítulo “O Coordenador Pedagógico e o Espaço de Formação”, integrante do livro “Inclusão em Educação” (Editora Cortez, 2006), organizado pela professora Mônica Pereira dos Santos (PPGE/UFRJ) e por Marcos Moreira Paulino, Mestre em educação pela UFRJ.

 

Daniela Patti do Amaral

É doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), professora adjunta do departamento de administração educacional da Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisadora do Observatório da Laicidade do Estado (OLÉ), laboratório vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e coordenadora de tutores do Curso de Especialização em Gestão Escolar à distância oferecido pela Faculdade de Educação da UFRJ. Esse curso integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica coordenado pelo Ministério da Educação. Entre as obras publicas pela autora destacam-se o artigo Ética, moral e civismo: difícil consenso publicado nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, vol.37, n.131 de 2007.

 

João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira

É doutor em educação pela UFRJ (2008) e diretor de uma das unidades da Ação Cultural Educativa e Social (ACES) chamada Centro Cultural e Universitário de Botafogo, uma ONG que busca complementar a formação recebida na família e na escola, de forma que jovens de 13 aos 25 anos cheguem a uma formação integral. Atualmente, está trabalhando na fundação de um novo colégio no Rio de Janeiro, inspirado em uma perspectiva inovadora, chamada de Educação Personalizada e Diferenciada ou Single-sex: uma unidade só para meninas e outra só para meninos. Tem vários trabalhos publicados, dentre os quais se destaca o artigo “Avaliação educacional: em busca da individualização (Revista. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 11, n. 39, 2003).

 

Julio César Almeida de Oliveira

É Bacharel e Licenciado em Pedagogia (2006). Atualmente, desenvolve trabalhos em tecnologia da informação e em Planejamento e Gestão de Projetos e Pessoas, junto ao setor de T.I. e o de Planejamento da Modullar Projetos Ltda. É co-autor do artigo “Analisando aspectos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: na busca de um intertexto”, publicado na Revista Univille (junho/2004) e autor do trabalho “Reflexão e Conceito em Educação: os estudantes do curso de Pedagogia e sua concepção de educação” (no prelo).

 

Monique Andries Nogueira

É bacharel em Música (UFRJ), licenciada em Educação Artística (CBM), Mestre em Educação Escolar Brasileira (UFG) e Doutora em Educação (USP). Foi professora da Educação Básica e é professora universitária desde 1992, tendo pertencido aos quadros da Universidade Federal de Goiás por 14 anos. Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ. Publica artigos e livros e desenvolve pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Arte, Estética e Educação musical.

 

Monique Marques Longo

É Mestre em Educação pela UFRJ (2008) e possui Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2006). Atualmente, é professora do Colégio de Aplicação da UERJ. Dentre os trabalhos publicados destaca-se o artigo “A avaliação da aprendizagem de ética na formação de professores de Ensino Fundamental”, publicado na revista. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, 2007, escrito em parceria com Maria Judith Sucupira da Costa Lins e João Eduardo

Bastos Malheiro.

 

Renata Biscaia Raposo Barreto

É Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2003) e doutoranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ. Atualmente, é Professor-tutor do Programa Escola de Gestores (MEC/UFRJ) e compõe a equipe técnica que participa do Projeto Agenda Cidadã no Município de Santarém, Pará (MEC/ UFRJ). Dentre os textos publicados se destaca o trabalho “Da Tecnologia para além da Tecnologia: a internet como possibilidade de redimensionamento do papel do professor”, apresentado na 27ª Reunião Anual da Anped (Caxambu, 2004) e escrito em parceria com a professora Lúcia Vilarinho, aposentada da Faculdade de Educação da UFRJ.