Autores: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Juracy Machado Pacífico - George Queiroga Estrela (Organizadores)
A gestão da escola básica é considerada fundamental (mas não a única responsável) para o desenvolvimento da educação, quando realizada de forma democrática, com a participação da comunidade em todas as fases, que vão do planejamento, execução, acompanhamento até a avaliação. Porém, como desenvolver uma gestão escolar genuinamente democrática? Há vários caminhos apontados pelas pesquisas já produzidas, e alguns gestores e gestoras das escolas públicas vêm buscando, através da reflexão, fundamentada nas experiências já construídas, e reunidas com a ação cotidiana, encontrar tais respostas.
Já há uma infinidade de alternativas, mas também muitas perguntas para os problemas enfrentados nas escolas públicas de educação básica, e isso possibilita inferir que soluções completas ainda não se têm. Há muitas tentativas e, em muitos casos, com as melhores das intenções e fundamentações, mas que nem por isso darão conta dos problemas ainda presentes, até porque não são problemas isolados, mas contextualizados. É que o se apresenta neste livro: várias possibilidades de enfrentamento e aprimoramento das situações presentes nas escolas.
Portanto, Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas, reúne um conjunto de textos, em sua maioria, de estudantes do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade EAD, vinculada ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica MEC/SEB, desenvolvido em parceria com a SEDUC/RO e UNDIME/RO. O curso foi executado, com recursos do FNDE, no período de junho de 2008 a junho de 2009, a partir de convênio firmado, em 2007, entre Fundação Universidade Federal de Rondônia e Fundação Rio Madeira (RIOMAR). Formou, em nível de especialização, gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica, o que contribuiu com a qualificação dos mesmos para a construção da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Há, ainda, no livro, textos elaborados por professores-pesquisadores vinculados a Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Em todos eles o diferencial se encontra na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, e como este encontro deve ser proveitoso em prol do enfrentamento dos problemas com os quais se deparam os gestores escolares. A todos e todas: boa leitura!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-30-0
ISBN DIGITAL:GESTÃO ESCOLAR
DOI: 10.24824/978856248030.0
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Maria Lília Imbiri ba Sousa Colares
Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Avaliadora institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Coordenadora do Curso de Especialização
Juracy Machado Pacífico
Mestre
George Queiroga Estrela
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, lotado no Departamento de Ciências da Administração – Campus de Guajará-Mirim. Autor de mais de 50 trabalhos publicados
Adelma Bezera do Nascimento Gomes
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Atuou como docente em escolas de ensino fundamental e médio. Atualmente é vice diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire em Itapuã do Oeste. Em abril de 2008 conclui uma Pós graduação em Arteterapia da Educação pela UCAM Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, onde desenvolveu um projeto voltado para a Arte – “O Teatro e suas formas de expressão artística”, trabalho esse desenvolvido com alunos do Ensino Médio e aplicado ao Ensino Infantil. É Especialista
Alaíde Saraiva de Lima
Pós-Graduada
(saraivaalaide@hotmail.com)
Aloir Ribolli
Pós-Graduado
(aloir.riboli@hotmail.com)
Ana Maria da Nóbrega
Formada pela faculdade Francisco Mascarenhas – Patos/PB. Professora de geografia da Escola Estadual Gov. Araujo Lima. Vice-diretora da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon. (nobregaad@bol.com.br)
Andréia da Silva Quintanilha Sousa
Pós-Doutorado no Observatório da Educação CAPES/INEP/MEC/ PUCRS (2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Políticas Educacionais, com ênfase nas Políticas de Educação Superior. Pesquisadora do Grupo Universitas e do Grupo PRÁXIS, atualmente, desenvolvendo o Projeto de pesquisa “Políticas de expansão da educação superior – Subprojeto 2 - Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior no Brasil”. (andréia_quinatanilha_sousa@hotmail.com)
Anselmo Alencar Colares
Doutor em Educação e Mestre em Educação (UNICAMP) Especialista
Carlson José Lima de Sousa
Pós-graduado
(carlsonjose@bol.com.br)
Carmen Tereza Velanga
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília,1983). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIRPorto Velho) e professora/orientadora junto ao Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem (UNIR, campus de Guajará-Mirim). Desenvolve pesquisa na área educacional nas seguintes temáticas: Docência Universitária; Currículo e Multiculturalismo; Formação de Professores na Amazônia e pensamento de Paulo Freire, junto ao Grupo de Pesquisas Práxis da UNIR. Também participa do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UNIR, na linha de estudos regionais/história dos professores de Rondônia. Tem várias publicações em parcerias, como: “Reflexões e sugestões práticas para atuação na Educação Infantil”, obra organizada com Nair Gurgel e Tânia Brasileiro (Campinas: Alínea Editora, 2008); além de diversos artigos em livros: “As contribuições do pensamento do canadense Peter McLaren e de Paulo Freire para a construção de uma educação multicultural inclusiva. In: NENEVÊ, Miguel; PROENÇA, Marilene. (Org.). Educação e diversidade: interfaces Brasil-Canadá. (São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005); “ O currículo crítico que se constrói nas contradições de uma escola pública. In: Mere Abramowicz. (Org.). Quando a Universidade vai à escola pública. (São Paulo: Lúmen, 2004); A educação no meio rural na Amazônia: a dialetica opressão x libertação
Saul. (Org.). Paulo Freire e a formação de professores: multiplos olhares. (São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 2000), entre outros. Atualmente também coordena o Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Rondônia. (carmenvelanga@hotmail com)
Clarides Henrich de Barba
Graduado em Filosofia pela PUC (Paraná) e
Claudineia Ribeiro de Sousa
Professora com Licenciatura Plena em Historia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vice-diretora da Escola Estadual do Ensino Fundamental Waldemar Higino de Souza, localizada em Urupá/RO.
(claudineiasouzaa@gmail.com.br)
Doralice de Souza Pereira Santos
Licenciatura Plena em História, com especialização
Edna Maria Cordeiro
Pedagoga com habilitação em supervisão escolar e docência pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Professora no Curso de Pedagogia da UNIR - Campus de Vilhena. (cordeiroedna@uol.com.br)
Ednéia Maria Azevedo Machado
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (2007), Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Interamerica de Porto Velho, (2002) Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – SESC Ji-Paraná, Professora Colaboradora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professora do Curso de Pós-Graduação Escola de Gestores e Professora da Faculdade Panamericada de Ji Paraná (UNIJIPA). (volneyedneia@hotmail.com)
Eliane Maciel Souza Belarmino
Pós-Graduanda
Eudeiza Jesus de Araújo
Licenciada em Pedagogia pela Associação Vilhensense de Educação e Cultura(AVEC), em Vilhena-RO, Mestre em Educação e Linguagem. Pós-Graduada em Metodologia de Ensino (AVEC) e Educação Brasileira (UFMS), Professora de Graduação do curso de Pedagogia na AVEC, no período de
Gerry Salvatera Lara
Licenciado em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Ao término do ano 2001 prestou concurso do Governo Estadual de Rondônia – SEDUC sendo aprovado e assumindo a docência no início do ano de 2002. Em setembro do ano de 2003 assume o cargo de vice-diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Casimiro de Abreu” – Nova Mamoré-RO, onde atualmente encontra-se nomeado como diretor desde setembro de 2005. Atualmente concluiu especialização
(gsalvaterra@yahoo.com.br)
Gilvan vanconcellos
Pós-Graduado
Ilse Kunz Drum
Licenciada em Letras, Habilitação: Português e Respectivas Literaturas. Pós-Graduação “Latu Senso” Especialização
Irmigardd Margarida Theobald
Mestre
Ivanete Coimbra da Silva
Pós-Graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar/UNIR/MEC. Pedagoga. Diretora da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra em Jaru/RO. (ivanetecoimbra_106@hotmail.com)
Ivanilda Colla Scheffer
Pedagoga, pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Supervisão e Orientação Escolar. Ingressou na carreira do Magistério em 1969, no município de Laranjeiras do Sul – PR, trabalhando durante 13 anos com escolas multisseriadas. Em 1981, contratada pelo governo do Estado de Rondônia, continuou trabalhando como professora do Ensino Fundamental. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pimenta Bueno atuando na Orientação Pedagógica com os professores do Campo e na formação continuada dos professores da educação infantil. (ivanildacolla@hotmail.com)
Jolar Vieira Lopes Turma
Pós-Graduado
Jovina Beni cio Coe lho Rocha
Pedagoga com Habilitação em Docência das Séries Iniciais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Diretora da Escola Estadual do Ensino Fundamental Waldemar Higino de Souza, localizada em Urupá/
RO. (jovinabcr@yahoo.com.br)
Loidi Lorenzzi da Silva
Mestre em Educação e Linguagem/AVEC-Vilhena/RO. Especialista
Lúcia de Fátima Xavier González
Pós-graduada
Básica - MEC/UNIR/SEDUC/UNDIME.. Graduada em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Samaritana. (luciaxgonzalez@hotmail.com)
Lucila de Araújo Crivelli
Especialização
Lucilene Ugaldi da Silva
Pós-Graduada
Maria Aparecida Loss Uliana
Pós-Graduada
Maria das Neves Oliveira de Souza
Licenciada na Faculdade de Letras na Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no período em 2000. E 2001 iniciou sua primeira Pós- Graduação Lato Sensu
Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina
Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Professora da rede Estadual de Ensino (Fundamental e Médio). Professora do Curso de Especialização
CRV, 2009. (mariafatimamolina@bol.com.br)
Rosa Martins Costa Pereira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2001) e
Sua pesquisa teve como foco histórias de vida de professores de geografia. Foi professora da alfabetização à especialização, coordenadora pedagógica de escola pública e professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Porto Velho (FIP) onde coordenou por cinco anos a realização de Seminários de Iniciação Científica e atuou como assistente de estágio supervisionado. Tem experiência na área de Educação, Filosofia da Educação, Metodologia de Pesquisas Educacionais, Estágio Supervisionado e Educação à distância, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia para crianças, habilidades cognitivas; Metodologia do Trabalho Científico; Práticas Pedagógicas e Formação de Professores; Competências profissionais do professor; Projetos Didáticos e Pedagógicos; Pesquisas qualitativas em Educação; Gestão Escolar; História Oral e Estudos sobre Memória. Atualmente atua como técnica no Núcleo de Coordenação Pedagógica da Seduc/RO, ministra a disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico nas Faculdades Associadas de Ariquemes e é tutora no Curso de Especialização à distância
Programa Escola de Gestores. (rosinhamaceira@yahoo.com.br)
Sandra Alves da Silva Nogueira
É Professora da rede estadual de Ensino desde 1997, licenciada
Sebastião Alves Filho Coutinho
Professor Pedagogo Licenciado em Pedagogia com habilitação em Licenciatura
Tania Suely Azevedo Brasileiro
Doutora em Educação pela Universidade Rovira i Virgili-URV/Espanha; título revalidado na FE/USP. Mestre
Nair F. G.; TEZZARI, Neusa S (orgs.). Porto Velho, RO: EDUFRO, 2007.La Teoria Freiriana como fundamiento para el aprendizaje activo en la universidad. Una propuesta pedagógica utópica? In: EDUCACIÓ I CULTURA – Revista Mallorquina de Pedagogía – Universitat de Les Illes Balears. n. 18. Ano 2005. p. 117 – 132. (taniabrasileiro@gmail.com)