Capa do livro: LEITURAS DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

LEITURAS DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Josimar de Aparecido Vieira - Marcilei Andrea Pazatto Vignatti

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro Leituras da Docência da Educação Superior pretende contribuir com os debates que estão correndo no atual momento histórico e, ao mesmo tempo, revelar os resultados de possíveis leituras, a que difentes educadores chegaram sobre dimensões específicas da docência da educação superior. Trata-se de reflexões necessárias dado aos avanços das políticas educacionais do país, da expansão da educação superior nos últimos anos, da emergência de novos problemas e desafios e da necessidade de novas contribuições de investigações sobre a educação superior.

A compilação que ora vem a público, faz análises da realidade da educação superior a partir de leituras provavelmente fundada na especificidade da formação acadêmica de seus autores, o que vem enriquecer os resultados dos estudos. Os autores são pesquisadores e professores que possuem formação em áreas do conhecimento relacionadas com a educação, pedagogia, filosofia, psicologia e educação ambiental. São comprometidos e atuantes na educação superior e atuam nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Buscam, com suas pesquisas e estudos, compartilhar conhecimentos produzidos, apresentando reflexões que constituem referências relacionadas à “Pedagogia Universitária”.

Ao todo, a coletânea apresenta nove trabalhos, assim denominados: A sedução da “pratica” na profissionalização docente para o ensino superior: sua expressão na formação continuada de professores universitários; Desconstrução na universidade: a experiência do jogo criativo; Dimensões teórico-metodológicas da docência na educação superior: discutindo a formação profissional do psicólogo; Pesquisa na graduação: contribuições para a formação inicial de professores; Indicadores para desenvolvimento da qualidade da docência da educação superior; Contra o estresse do professor: uma proposta para a sala de aula e a gestão; Ensinar e aprender x aprender a aprender na educação superior: a formação docente ameaçada;  Leituras sobre a educação ambiental no contexto do ensino superior e Estudantes com necessidades especiais no ensino superior que finaliza esta coletânea.

 

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-14-0
DOI: 10.24824/978856248014.0
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LEITURAS DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Cássia Ferri

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Gerente de Ensino e Avaliação da Pró-reitoria de Ensino, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.


 
Regina Célia Linhares Hostins

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Responsável pelo apoio pedagógico aos cursos de Graduação, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.


Clenio Lago

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste.


 
Déborah Rosária Barbosa

Doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Bolsista CNPq. Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCampinas. Ex-professora das instituições: Universidade Luterana do Brasil (Itumbiara-GO), Universidade Presidente Antônio Carlos (Uberlândia-MG), UNIMINAS (Uberlândia-MG), Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-MG), Faculdade Católica de Uberlândia (Uberlândia-MG), FACED (Divinópolis-MG) e Centro de Estudos Aplicados em Psicologia – CICLO CEAP (Belo Horizonte-MG).


 

Iône Inês Pinsson Slongo

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ. E-mail: ioneips@gmail.edu.br

 

Josimar de Aparecido Vieira

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Professor titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ.


 
 Lílian Anna Wachowicz

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.  Atualmente é membro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná.


 

Maria dos Anjos Lopes Viella

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ.


 

Marcilei Andrea Pezanatto Vignatti

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ.


 

 

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Professora titular do Centro de Ciências da Educação e Coordenadora de Política de Graduação da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ.