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SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE:
desafios, ludicidade e protagonismo
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Autores: Cristina D’Ávila

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Sinopse

SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: desafios, ludicidade e protagonismo se apresenta como uma contribuição inovadora para a reflexão contemporânea sobre a prática docente, a construção da identidade profissional docente e a formação de professores. Críticos da postura pedagógica  tradicional inspirada pelo positivismo, o mecanicismo e o dualismo, os nove autores oferecem perspectivas mais atentas a um sujeito dotado de subjetividade, situado em um contexto sociocultural singular e veículo de uma cognição incorporada. Nove autores procuram mostrar caminhos alternativos para uma prática mais protagônica,  valorizando uma postura crítica, consciente e criativa. Na primeira parte, intitulada Desafios na formação e no trabalho docente, Bernard Charlot, Cipriano Carlos Luckesi, Cristina d’Ávila e José Carlos Libâneo procuram situar o docente brasileiro no contexto das numerosas contradições e especificidades do mundo contemporâneo. Os autores trazem reflexões sobre como os professores podem pensar sobre si, agir no mundo e ser melhor formados frente aos numerosos desafios da contemporaneidade. Na segunda parte, intitulada Protagonismo e ludicidade no trabalho docente, Jacques Sonneville, Roberto Sanches Rabello, Eric Maheu, Daniela Gomes e Disalda Leite articulam reflexões com práticas específicas de ensino  e procuram resgatar, na formação do professor, a importância do prazer, do bom humor, da ludicidade, da criatividade e do percurso biográfico. Os cinco autores oferecem várias propostas de ensino inovador, para a ressignificação de práticas de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Todos os autores, com vários enfoques e perspectivas, oferecem um olhar atualizado e diferenciado sobre o trabalho docente que pode ajudar os professores  a renovar seu trabalho, inspirados por novas concepções teóricas e epistemológicas assim como por experiências docentes baseadas nessas novas concepções.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-27-0
DOI: 10.24824/978856248027.0
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE:<br>desafios, ludicidade e protagonismo<br> buscar a 2ª edição

Autores

Cristina D’Ávila

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Eeducação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora na área de Formação de professores pela Universidade de Montréal, Canadá. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Possui vários artigos publicados em revistas especializadas na área da educação e cinco capítulos de livros . É autora de dois livros - Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? (EDUNEB/EDUFBA em 2008); e Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas, organizado em parceria com Ilma Passos Veiga (Ed. Papirus, 2008). Organizou outras três coletâneas (2007, 2008 e 2009). Atua nas áreas de formação de professores, didática e ludicidade. Líder de dois grupos no CNPq (GEPEL – Educação e ludicidade e PROFORME – Professores em formação). Site: http://www.didateca.org/Cristina.swf. E mail: cristina@didateca.org.

 

Bernard Charlot

Graduado em Filosofia, Doutor e livre-docente em Educação da Universidade de Paris X. Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8, onde foi Professor titular. Professor Afiliado da Universidade de Porto em Portugal. Atualmente Professor Visitante no Programa de Pós–Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – Aracaju, onde mora. Escreveu 13 livros, organizou mais 5, publicou 37 capítulos em outros livros, publicou 162 artigos, 15 Relatórios de pesquisa. Os seus livros e artigos foram publicados ou traduzidos em 16 países. Entre essas obras, cabe destacar “Relação com o saber”, “Formação dos professores e Globalização” (ARTMED 2005). Foi Consultor da UNESCO-Brasil. Foi Presidente da Associação Francesa dos Professores e Pesquisadores em Educação (1990-1996); é membro do Comitê Internacional do Fórum Mundial da Educação de Porto Alegre, do qual é um dos fundadores e membro de numerosos conselhos de revistas especializadas em vários países.

 

José Carlos Libâneo

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1966. Mestre e Doutor em Filosofia e História da Educação pela mesma Universidade. Pós doutorado pela Universidad de Valladolid, Espanha. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi diretor de escola de ensino fundamental durante 12 anos, coordenador de Centro de Formação de Professores, membro do GT-Didática da Anped, consultor da CAPES e do CNPq por vários anos e organizador e coordenador de dois Encontros Nacionais de Didática e Práticas de Ensino. É autor de sete livros, entre eles: Didática, Pedagogia e pedagogos para quê? (Editora Cortez), Organização e Gestão da Escola (Editora Alternativa). Escreveu 25 livros e diversos artigos em revistas especializadas brasileiras e estrangeiras. Realiza pesquisas sobre temas de Teoria da Educação, Didática e Organização Escolar, além de ministrar conferências em congressos e encontros em diversas instituições universitárias e de pesquisa do país e do exterior.

 

Cipriano Carlos Luckesi

Licenciado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia, 1970(3). Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 1976(4). Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicoterapeuta Corporal em Biossíntese. Terapeuta em Dinâmica Energética do Psiquismo. Professor de Filosofia no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, desde 1985. Autor de numerosos artigos em revistas especializadas sobre filosofia, filosofia da educação, didática, ensino, avaliação da aprendizagem e ludicidade.; palestrante e conferencista nessas áreas. Publicou vários livros, cabendo destacar Filosofia da Educação, Cortez Editora, 1990 (16ª edicão); Avaliação da aprendizagem escolar, Cortez Editora, São Paulo, 1995 (12ª edição). Organizador da coletânea Educação e Ludicidade dentro da Série “Ensaios de Ludopedagogia”, publicação do GEPEL, 2000, grupo fundado pelo autor, na UFBA. Site pessoal: www.luckesi.com.br

 

Jacques Jules Sonneville

Licenciado em Filosofia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1958), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983) e Doutorado em Teologia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1965). Atualmente é professor visitante da Universidade do Estado da Bahia, no PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia da Pesquisa Educacional, atuando atualmente na área de Educação e Formação do educador. Desde 1992 é o Editor Executivo da Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador - ISSN 0104-7043.

 

Roberto Sanches Rabello

Licenciado em História, Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor adjunto da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFBA; leciona as disciplinas Dimensão Estética da Educação e Arte, Ludicidade e Formação do(a) Educador(a). Foi coordenador da linha de pesquisa Educação e Diversidade do PPGE da FACED/UFBA. Possui vários artigos publicados em revistas especializadas na área da educação e três capítulos de livros. Autor do livro Teatro-Educação: uma experiência com adolescentes com deficiência visual (no prelo).

 

Eric Maheu

Antropólogo (Université de Laval e Université de Montréal) e Net-trainer (Toulouse, France). Mestre e doutorando em Antropologia (Université de Montréal). De origem canadense, trabalha como professor de Metodologia da Pesquisa na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Paralelamente, atua como tradutor no campo da educação e da literatura e lida com educação a distância. Seus eixos principais de pesquisa atuais são a pluralidade cultural em educação, a interdisciplinaridade na formação docente, a metacognição e a antropoentomofagia. Suas publicações recentes incluem Réflexion autour d’une catégorie intermédiaire, le mixed-learning no numero 12 de Enta Newsletter e Interdisciplinaridade na formação inicial de professores (in Profissão docente: Novos sentidos, Novas Perspectivas (Ilma Passos Veiga e Cristina d’Avila orgs ). Site pessoal: didateca.

org/Eric. E-mail: eric@didateca.org

 

Daniela Gomes

Mestre em Educação na área de formação lúdica de professores – UFBA -BA. Especialista em Educação Lúdica em ambientes educacionais formais, não-formais e corporativos – ISE Vera Cruz –SP. Docente no ensino superior em áreas da Infância. Consultora no campo lúdico. Pesquisadora assistente do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade – GEPEL/UFBA. Conselheira e membro da Diretoria de Educação do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil. Contato: vgdaniela@yahoo.com.br.

 

Disalda Leite

Licenciada em Educação Artística. Arte-educadora, especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Desenvolvimento de Recursos Humanos. Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia e Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Bahia. É professora de Metodologia e Prática de Ensino de Desenho e Plástica da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Possui um livro publicado: Pedagogia do Brincar – Jogos, Brinquedos e

Brincadeiras da Cultura Lúdica Infantil. Contato: disalda@gmail.com