Capa do livro: SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LIBRAS:<br>perspectivas atuais

SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LIBRAS:
perspectivas atuais

Autores: Luiz Renato Martins da Rocha - Jáima Pinheiro de Oliveira - Márcia Regina dos Reis (Orgs.)

O livro “SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LIBRAS: PERSPECTIVAS ATUAIS” tem como objetivo contribuir com pesquisadores e profissionais que atuam nessa área, considerando a necessidade de atualização e reflexão a respeito da educação de surdos. O presente volume pretende mostrar um panorama do acesso do surdo/deficiente auditivo desde a educação básica até à universidade, perpassando, também, por discussões relacionadas à educação bilíngue. Para tanto, o livro foi organizado em sete capítulos que abordam os seguintes temas: a educação básica e superior de surdos e deficientes auditivos no brasil; discursos sobre os surdos e a surdez; construção de espaço para a escrita de língua de sinais; desafios e papéis do intérprete de libras/português na subjetivação do surdo; a escola bilíngue para surdos; formação de professores para a educação de surdos; experiência pedagógica bilíngue em uma escola especial para surdos. Desejamos que este livro seja fonte de consulta para profissionais da educação e áreas afins, de maneira que possa auxiliar na reflexão tanto da prática de atuação com alunos surdos, como em análise de pesquisas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1108-7
DOI: 10.24824/978854441108.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LIBRAS:<br>perspectivas atuais

LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná e Tradutor e Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Cornélio Procópio. Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2015).

JÁIMA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), Campus de Marília/SP, credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação Especial, nessa mesma Universidade.

MARCIA REGINA DOS REIS
Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação. Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação Especial da Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), Campus de Marília/SP.

ANA CRISTINA GUARINELLO
Fonoaudióloga, formada pela PUC/PR em 1992, Mestrado em Educação pela Universidade de Bristol na Inglaterra em 1994, Doutorado em estudos linguísticos pela UFPR em 2004. Docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná

CAROLINE ALFIERI MASSAN
Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2013). Especialização em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo – UCESP (2015). Cursando Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Dom Bosco e Graduanda em Pedagogia na Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo – UCESP.

CÁSSIA GECIAUSKAS SOFIATO
Graduação Pedagogia - Formação de professores para a área de Educação Especial (1995, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUC); Mestre em Artes (2005, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp) e Doutorado Artes (2011, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp). Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) e do Programa de Pós-graduação em Educação. Possui experiência como orientadora pedagógica, educacional e coordenadora de área. Atuou como docente da Faculdade de Educação e orientadora pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi coordenadora pedagógica do Curso de Pedagogia- Plano Nacional de Professores da Educação Básica-Parfor na PUC- Campinas de 2010 a 2012. Possui proficiência em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

CELINA DE OLIVEIRA BARBOSA GOMES
Graduação em Tecnologia em Informática pela UTFPR, no ano de 2008 e graduação em Letras – Inglês e Português pela UENP, no ano de 2011. Especialista em Letras – Estudos Contemporâneos em Literatura pela UENP, em 2013, Especialista em Língua Portuguesa pela Unicid, no ano de 2013 e Especialista em LIBRAS pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo, no ano de 2015. Mestre em Letras – Estudos Literários pela UEL, no ano de 2015 e Doutoranda em Letras pela UEL. Docente no IFPR – Campus Assis Chateaubriand – PR – Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas.

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984); Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996); Pós-doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR/Roma), em 2003; Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) atuando nos Cursos de Licenciatura em Educação Especial e no Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras; Credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) e possui experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez.

DÉBORA PEREIRA CLAUDIO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005), Mestrado em Comunicação Social pela mesma Universidade (2007) e doutorado em Distúrbios da Comunicação na temática de Linguagem e Surdez na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Atualmente, é professora titular de Língua Brasileira de Sinais - Libras - da Universidade Positivo e tradutora intérprete de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de linguagem e surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, educação bilíngue e Libras. Possui proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras e no Uso e Ensino - PROLIBRAS - reconhecido pelo MEC.

FABÍOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL
Licenciada em Letras-Alemão e bacharel em Letras-Libras, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); É mestre e doutora em Linguística pela mesma universidade. Atuou como professora horista em várias instituições de ensino superior de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Sentencial e ensino de língua materna, bem como na área de tradução e interpretação de LIBRAS. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde exerceu a função de Diretora de Ensino de Graduação de 2012 a 2014 no Centro de Educação a Distância. Atuou como coordenadora de área do subprojeto PIBID - práticas leitoras multimidiais (2011 a 2014) e do subprojeto PIBID - alfabetização e letramento (2014 - 2015). Coordena projetos de extensão na área de formação de profissionais para a educação de surdos e para a tradução e interpretação de Libras e projetos de ensino na área de formação docente.

FLÓIDA MOURA ROCHA CARLESSO BATISTA
Graduada em Educação Artística (Música); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), Campus de Marília/SP; Especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico. Atualmente é professora efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Medianeira. Atua nos Programas de Formação de Professores e Especializações voltadas ao Ensino, tanto em nível presencial quanto a distância. É, também, Professora de Piano e Artista Plástica.

GABRIELE CRISTINE RECH
Mestre em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Especial: Área da surdez e libras pela Univale. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana. Certificada pelo PROLIBRAS/MEC na área o ensino e interpretação de Libras. Realizou trabalhos como tradutora e intérprete de língua de sinais, com experiência em todos os níveis de ensino (do fundamental ao doutorado). Atuou como tutora na formação de professores surdos, no pioneiro curso federal Letras/Libras ofertado pela UFSC. Atualmente é professora da disciplina de Libras na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de licenciatura. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE).

MARIA SALOMÉ SOARES DALLAN
Pedagoga em Educação Especial (Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC, 2001); Pós-graduada em Educação e Surdez pelo (CEPRE/FCM/Unicamp, 2002); Mestrado (Universidade São Francisco-USF, 2012, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2016-2020). Atualmente é Professora Bilíngue Libras/Português na Prefeitura Municipal de Paulínia. Dedica-se à pesquisa da Escrita SignWriting desde o ano de 2000.

MARIANNE ROSSI STUMPF
Graduação em Tecnologia de Informática (2000 – Universidade Brasileira de Luterana) e doutorado em Informática na Educação (2005) pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Paul Sabatier e Universidade de Paris 8); Pós-doutorado (2013, Universidade Católica Portuguesa). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, professora de Pós Graduação em linguística da UFSC e Coordenadora do Grupo de trabalho: Linguagem e surdez ANPOLL (2014-2016).

NORMA ABREU E LIMA MACIEL DE LEMOS VASCONCELOS
Possui graduação em Terapia Ocupacional (1981) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Pedagogia com as Habilitações de Administração Escolar (1 987) e Educação Especial (1990) pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). É especialista em Administração Escolar (1996) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – (UFRPE); Mestre em Educação Popular (2006) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente cursa doutorado pelo programa de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na rede estadual de ensino de Pernambuco atuou na educação de pessoas surdas e na formação de professores; Foi gestora do Instituto de Educação de Pernambuco na Escola Sylvio Rabelo. Na rede particular atuou no ensino superior lecionando no curso de Pedagogia da FACHO (1991-2008) as disciplinas de Língua Brasileira de Sinais, Avaliação, Estágio Curricular e Problemas Sociais da Surdez. Foi também coordenadora pedagógica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/PE/2006 - 2008) e diretora Administrativa da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos - FENEIS - PE (2004-2006). Idealizou, criou e coordenou o primeiro curso técnico estadual de Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais do Brasil em 2005. Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) lecionando no curso de licenciatura em Pedagogia as disciplinas de Educação Inclusiva/Educação Especial, Linguagem e Surdez e Avaliação da Aprendizagem; Desenvolve pesquisas nas áreas educação de surdos, histórias de vida, formação de professores, avaliação e gestão escolar.

PATRÍCIA PAULA SCHELP
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ (2002). Formação em Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006). Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUI (2008). Experiência na área de educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, letramento, formação docente, alfabetização e inclusão de pessoas surdas. Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e no Uso e Ensino - PROLIBRAS - reconhecido pelo MEC. Atualmente é docente de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Paraná, UFPR, Litoral e Vice-Coordenadora do Curso de Linguagem e Comunicação na Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral.

SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009); Especialização em Educação Especial pela UNICAP e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires; É professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Educação/Departamento de Habilitações Pedagógicas. Tem experiência na área de Psicopedagogia (diagnóstico), intervenção e supervisão clínicas, em Educação, com ênfase em Exclusão de pessoas com deficiência, Políticas de inclusão e Educação de surdos e Libras.

SILVANA ARAÚJO SILVA
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Atualmente é professora do Instituto Londrinense de Educação de Surdos e professora auxiliar da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente com o tema surdez.