Capa do livro: NOVAS PERSPECTIVAS PARA AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO FÍSICO

NOVAS PERSPECTIVAS PARA AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO FÍSICO

Autores: Evandro Morais Peixoto - Tatiana de Cássia Nakano - Marcos Alencar Abaide Balbinotti (Orgs.)

Este livro pretende preencher uma importante lacuna na literatura brasileira a respeito dos conceitos atuais envolvidos na avaliação psicológica em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico. Aborda uma compilação de ferramentas e procedimentos de avaliação psicológica aplicados nesse contexto, nas mais diferentes populações.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0794-3
DOI: 10.24824/978854440794.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NOVAS PERSPECTIVAS PARA AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO FÍSICO
ORGANIZADORES

EVANDRO MORAIS PEIXOTO
Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Doutorando em Psicologia pela mesma universidade, com estagio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières-UQTR. Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte, Avaliação Psicológica e Psicometria. É membro do Grupo de Trabalho - Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

TATIANA DE CÁSSIA NAKANO
Pós-Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas. Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia  Universidade Católica de Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e Vice coordenadora do GT - Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade na ANPEPP.

MARCOS ALENCAR ABAIDE BALBINOTTI
Professor na Université du Québec à Trois-Rivières-UQTR, Departamento de psicologia. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia Social pela mesma Universidade. Ddoutorado em Psicologia pela Université de Montréal. Pós-doutorado Psicologia, o primeiro realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal, em Montreal (Canadá), e o segundo realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke, em Sherbrooke (Canadá).

AUTORES

AFONSO ANTÔNIO MACHADO
Professor adjunto no DEF-IB-UNESP, campus de Rio Claro, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG-DEHUTE) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE). Editor chefe da revista MOTRIZ e pesquisador Pq-CNPq, estuda as novas mídias e a interface homem-máquina.

ANDRESSA MELINA BECKER DA SILVA
Educadora Física (PUC-PR); Psicóloga (UNIP-Campinas); Especialista em Psicologia Corporal (Centro Reichiano-PR) e em Personal Trainner (UFPR); Mestre em Educação Física, área de “Psicologia do Esporte” (UFPR) – bolsa REUNI; Doutoranda em Psicologia (PUC-Campinas) – bolsa CAPES. Bailarina formada pela “Cia. da Dança” em 2001 (São José dos Pinhais-PR), com experiência de mais de oito anos na docência da dança. Trabalhos de treinamento mental realizados com atividade física (em trabalhos como Personal Trainner) e com bailarinos no “Grupo Juvenil Eliane Fetzer”, modalidade Jazz Dance (Curitiba-PR).

BARTIRA PEREIRA PALMA
Graduada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Bases Metabólicas e Fisiológicas Aplicadas à Atividade Física e Nutrição pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, especialista em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos pela Universidade Gama Filho, Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano da Universidade de São Paulo. Membro do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da Escola de Educação Física e Esportes da USP (EEFEUSP). Tem interesse nos seguintes temas: adaptações neuromusculares ao treinamento de força, treinamento de força para idosos e qualidade de vida, pedagogia do esporte.

CAROLINA ROSA CAMPOS
Psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas. Doutoranda em Psicologia como Profissão e Ciência pela mesma Universidade, com linha de pesquisa Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica, sendo sua pesquisa voltada para a criação de instrumento de avaliação da inteligência para crianças com deficiências visuais. Atua, principalmente nos temas de inteligência, criatividade, superdotação, deficientes e populações minoritárias. Secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) e Membro do GT Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP.

CARLOS BALBINOTTI
Professor de Educação Física licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professor Associado da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treino Desportivo.

DANIEL BARTHOLOMEU
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco, Mestrado e Doutorado na área de Avaliação Psicológica na mesma instituição. Professor no programa de pós-graduação strictu sensu em Psicologia Educacional no Centro Universitário Fundação Instituto para o Ensino de Osasco. Tem experiência na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia, pesquisando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, emoções, relações sociais, inteligência, psicologia do esporte, traços de personalidade, psicometria, construção de instrumentos de avaliação psicológica e educacional.

DANIELA WIETHAEUPER
Professora na Université du Québec à Trois-Rivières, Departamento de psicologia. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , especialização em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia pela mesma univerdidsade e doutorado em Psicologia pela Universite de Montreal.

ELISA MEDICI PIZÃO YOSHIDA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1989). Fez Pós Doutorado na Université de Montréal, Canadá (1995). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia e na Faculdade de Psicologia entre 1990 e 2013. Presidente do Capítulo Latino Americano da Society for Psychotherapy Research - SPR (2007 - 2008).

EMMANUEL HABIMANA
Professor na Université du Québec à Trois-Rivières -UQTR, Departamento de psicologia. Coordenador do certificado em Gerontologia desenvolvido pelo departamente de psiocologia da UQTR. Foi coordenador do curso de graduação em Psicologia na na mesma universidade. Possui doutorado em Psicologia pela Université du Québec à Montréal (Canadá). Mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Belgica) e Graduação em Psicóloga pela mesma universidade.

FLÁVIO REBUSTINI
Graduado em Educação Física pela Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC, especialista em Voleibol pela Faculdades Metropolitanas Unidas e aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou - Russia. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - UNESP - Rio Claro com estágio de pesquisa realizado no departamento do Psicologia da Universidade de Quebéc em Trois-Rivières – Canadá. Reitor da Universidade do Grande ABC de 2008 a 2010 (UNIABC). Editor-Chefe da REFELD - Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança.

GABRIELA DE CARVALHO MONTEIRO
Psicóloga, Especialista em Psicologia do Esporte e Atividade Física pelo Instituto Sedes Sapientiae, psicóloga do Instituto do Coração- HCFMUSP na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício. Pesquisadora do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO), membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP).

GIOVANNA CORTE HONDA
Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente faz doutorado em Psicologia na mesma universidade. Foi membro do grupo de pesquisa Psicoterapia Breve Psicodinâmica: Avaliação de Mudança e Instrumentos de Medida. Linha de pesquisa: Prevenção e Intervenção Psicológica. Possui experiência em Pesquisa em Psicoterapias, Avaliação em Psicoterapia, Mudança em Psicoterapias e Psicoterapia Breve.

IVAN SANT´ANA RABELO
Psicólogo, Gerente de projetos no Instituto Ayrton Senna. Doutor em Educação Física e Esportes pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia / Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Atua com pesquisas de construção e adaptação de testes, escalas e outras medidas psicológicas.

JOSÉ MARIA MONTIEL
Possui graduação em Psicologia, especialista em Diagnostico e Triagem. Mestre e Doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica Universidade São Francisco - USF. Professor do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacional no Centro Universitário FIEO - UniFIEO/SP. Coordenador do GT; Aprendizagem Humana na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

LINE MASSÉ
Professora na Université du Québec à Trois-Rivières, Departamento de psicoeducação. Possui graduação em Orthopédagogie pela Universidade de Montréal. Licenciatura em Psicologia Educacional pela Université Du Québec à Trois-Rivières. Mestrado em Psicologia Educacional pela McGill University. Doutorado em Psicologia da Educação pela na Université Du Québec à Trois-Rivières.

LUCIANA FERREIRA ANGELO
Psicóloga (PUC/SP), Mestre em Educação pela FE-USP. Coordenadora do Curso de Especializaçaõ em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico do Instituto Sedes Sapientiae (SP) e atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP).

KARINA COSTA
Graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário FIEO (2010). Mestranda em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. Bolsista Capes.

KATIA RUBIO
Professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1983), Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorada em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. É membro da Academia Olímpica Brasileira.

SIMONE MEYER SANCHES
Possui graduação e mestrado em Psicologia pela PUC-Campinas, doutorado em Educação na USP, com doutorado-sanduiche na Universidade de Vigo - Espanha, é professora do curso de Psicologia da UNIP e do curso de especialização em Psicologia do Esporte do Instituto Sedes Sapientiae. Atua há 10 anos como psicóloga esportiva em três equipes de atletismo e é psicóloga da Confederação Brasileira de Atletismo.

SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO
Psicóloga (PUC-Campinas), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia Experimental (USP), com pós-doutorado (UNICAMP). Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo, orientando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia desde 1992. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas desde 2012. Bolsista de produtividade em pesquisa/CNPq desde 2001. Coordenadora do GT-“Psicologia Pediátrica” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Editora Associada da Revista “Estudos de Psicologia” (Campinas). Orientadora de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Pediátrica sobre avaliação, intervenção e prevenção de problemas de desenvolvimento, em temas como processos de estresse-enfrentamento e Avaliação Assistida.

RAUNI JANDÉ ROAMA ALVES
Doutorando e Mestre em Psicologia (subárea Avaliação Psicológica) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil e aprimoramento em Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Grande parte de seus trabalhos é referente à Avaliação Psicológica e a Neuropsicologia.

RENATA ELOAH DE LUCENA FERRETTI-REBUSTINI
Possui graduação em Enfermagem e Especialização em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo. Doutora em Ciências (Patologia no envelhecimento) pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-doutoranda pela Universidade de Quebec em Trois-Rivière (Estudos Psicométricos). Professora do departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP; Coordenadora da Residência de Enfermagem em Cardiopneumologia de Alta Complexidade da EEUSP/InCor. Coordenadora do Laboratório de Fisiopatologia no Envelhecimento/ Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da FMUSP.

VIOLAINE DENOYERS
Psicóloga em clínica particular em Trois-Rivières-Canadá. Possui graduação em psicologia pela Université du Québec à Trois-Rivières. Mestrado e doutorado pela mesma Universidade.