Capa do livro: PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR:<br>parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos

PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR:
parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos

Autores: Alder de Sousa Dias

A escola pública brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo um processo de intensificação de seu desmonte, seja pela precarização das condições de estudo e trabalho dos seus profissionais e alunos, seja por um aumento do controle do trabalho docente, impulsionados, ambos os fatores, por políticas de orientação neoliberal que convergem para a negação do direito à educação pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada.
Neste difícil cenário, o livro Paulo Freire e a Escola Democrática e Popular: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos, de Alder de Sousa Dias, cumpre o importante papel de demonstrar, a partir de rigorosa e comprometida investigação, que a opressão nunca se manifesta sem resistência, e que a escola pública tem sido palco não só de alarmantes índices de fracasso, mas também de criativos e mobilizadores projetos crítico-transformadores.

Mais especificamente, o livro mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004.
Por meio de uma escrita bem fundamentada, objetiva e envolvente, o autor nos estimula a ler a obra por duas razões fundamentais: i) demonstra que o legado de Paulo Freire continua vivo, atual e capaz de orientar políticas educacionais democráticas e populares; ii) realiza um registro histórico de uma iniciativa governamental bem-sucedida que, em suas contradições, ainda tem muito a ensinar para as gerações atuais e futuras de educadores deste país.

Prof. Dr. João Colares da Mota Neto
Universidade do Estado do Pará
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire
Centro de Documentação e Memória da EJA na Amazônia

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0732-5
DOI: 10.24824/978854440732.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR:<br>parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos
ALDER DE SOUSA DIAS
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em educação pela UEPA. Foi servidor público concursado da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC), atuando, respectivamente, como coordenador pedagógico e como professor de ensino fundamental/EJA. Atualmente é professor em regime de tempo integral com dedicação exclusiva do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). É pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA) e cofundador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA/UEAP). Suas produções científicas consideram criticamente a exclusão social e a opressão nas relações de poder, apontam para a construção de processos educativos comprometidos com uma sociedade emancipatória em relação às vítimas do sistema, com base em referenciais teóricos da educação popular freireana, da Ética da Libertação, da Interculturalidade Crítica, das Epistemologias do Sul, dentre outros.