Capa do livro: PESQUISA E EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<BR>olhares interdisciplinares

PESQUISA E EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
olhares interdisciplinares

Autores: Milton Valençuela - Maria Gladis Sartori Proença - Neide Araújo Castilho Teno

A escrita deste livro tem como um dos objetivos compartilhar as experiências de pesquisas em educação em seus diferentes contextos. Com ele, compartilhamos esperanças, possibilitamos ao leitor o conhecimento de diversas reflexões, leituras importantes, num viés da interdisciplinaridade. Pesquisa e Educação para a formação de professores: olhares interdisciplinares aglutina temas com diferentes olhares em igual relevância sobre: práticas pedagógicas, o ensino, a gestão escolar, a linguagem , o planejamento , entre outras temáticas, desenvolvidas em projetos de extensão/pesquisa e/ou ensino expressando  o engajamento e o compromisso social  da universidade pública e o processo de produção de novos conhecimentos. A esse movimento de coletividade de ações e atitudes resultantes de vivências e aprendizagens é que consideramos a interdisciplinaridade desse livro. Sua importância se impõe tanto por ser resultado de pesquisas no interior das Universidades e Programas de Pós - Graduação, por ser pesquisa proeminente na área de educação. Relevante porque mostra ao longo do processo o modo pelo qual os diferentes grupos se estruturam e se desenvolvem no coletivo pensante. Entendemos que os diferentes capítulos deste livro seja o modo de partilhar e impulsionar o percurso formativo de cada estudioso da educação, assim como os gritos ecoados nos diversos espaços, sejam pistas capazes de assinalar caminhos que potencializem para outras pesquisas em educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-861-2
DOI: 10.24824/978858042861.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PESQUISA E EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<BR>olhares interdisciplinares

Adma Christina Salles de Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Tem experiência na área de Educação, atua nos seguintes temas: políticas públicas de educação especial, literatura africana e afro-brasileira, identidade, educação escolar, memória, cultura, textualidades.

 

Doralice A. P. Gorni

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina,  Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Associada do Depto de Psicologia Social e Institucional, onde atuou na área de Psicologia Escolar, em disciplinas e Estágio Supervisionado. Docente do Programa de Mestrado em Educação - UEL com temática de estudo e pesquisa as Políticas Educacionais e seus impactos no cotidiano escolar. Integra o corpo docente do curso de Pós-graduação Psicologia no contexto sócioeducacionaol, ofertado pela Universidade Estadual de Londrina.

 

Eliane Greice Davanço Nogueira

Doutora em Educação pela UNICAMP e Mestrado pela UFSC. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, escrita autobiográfica, pesquisa-formação, educação infantil, alfabetização e psicologia.

 

Elza Sabino da Silva Bueno

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UEMS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sociolinguística e atua nos seguintes temas: variação linguística, português popular falado.

 

Eni Vian

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atua nas seguintes áreas gestão escolar e coordenação pedagógica. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Trabalha com as disciplinas de Didática e Estrutura da Educação Nacional e Princípios e Fundamentos da Gestão Educacional.

 

Guilherme do Val Toledo Prado

Pós-doutorado pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), Doutor em Linguística Aplicada - Ensino de Língua Materna - Mestrado em Educação e Pedagogo pela UNICAMP. Atualmente é professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projeto educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e narrativas.

 

Helena Alessandra Scavazza Leme

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP,  Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP  e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área do ensino de  Matemática,  atua nos seguintes temas: formação de professores em Matemática, ensino-aprendizagem de matemática, educação superior indígena.

 

Lucrécia Stringhetta Mello

Doutora em Educação, Mestre em Educação e Pedagoga. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atua nos seguintes temas: interdisciplinaridade, política e gestão educacional, currículo, formação inicial e continuada de professor e educação à distância.

 

Maria Alice de Miranda Aranda

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão/Administração Educacional, Mestre em Educação. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

 

Maria Aparecida Silva Cruz

Possui graduação em Matemática Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, atua na Formação Inicial de Professores.

 

Maria Gladis Sartori Proença

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mestrado em Educação pela UFSCar, graduada  em Pedagogia pela UFMS. Atualmente é professora  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Pesquisa temas relacionados à formação de professores, interdisciplinaridade, representação social, prática pedagógica e gestão educacional.

 

Marilena Bittar

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília, Doutorado em Didática de Disciplinas Científicas - Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) e Pós Doutorado em Educação Matemática na Universidade Joseph Fourier. É coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da UFMS. Tem experiência na área de Educação Matemática. Atua  em tecnologia educacional e formação de professores.

 

Neide Araújo Castilho Teno

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, graduada em Letras Português/Inglês/Literatura e Pedagogia. Mestre em Linguística. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.  Atua nas áreas de Linguística e Educação. Pesquisa temas relacionados à Linguística: léxico, regionalismo, formação docente, abordagens autobiográficas, narrativas e memoriais de formação. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - inicial e continuada, prática docente, escrita docente, investigação educacional e narrativas.

 

Milton Valençuela

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atuando nos seguintes temas: formação de professores, identidade profissional docente, representações sociais, avaliação de aprendizagem e memória de professores.

 

Sandra Espíndola

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando nos seguintes temas: leitura, produção de texto, educação, sociolinguística e ensino.

 

Viviane Scalon Fachin

Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, graduada em Estudos Sociais Licenciatura Plena, habilitação em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau. É professora Da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Tem experiência nas áreas de História e Educação. Atua nos seguintes temas: ensino de História, metodologias de ensino e prática docente.