Autores: Catarina Carneiro - Gonçalves Fernando - Cézar Bezerra de Andrade - (Orgs)
Os Estudos Culturais caracterizam-se por serem críticos, assumindo a dúvida como pressuposto para alcançar-se um conhecimento cujas características são uma epistemologia aberta à incerteza. Não surpreende que este livro se chame Estudos Culturais da Educação: questões abertas. Sobretudo para o âmbito da Educação, os Estudos Culturais são uma fecunda via de pesquisas, que, a partir da crítica radical às práticas educacionais – e às escolares, em particular–, propõe alternativas metodológicas e teóricas voltadas justamente para projetos de humanização. Ora, na contemporaneidade, tais projetos supõem a diversidade e a alteridade como referências indispensáveis, ainda mais valiosas quando parecerem estranhas e ameaçadoras aos hábitos e formas de pensar já consagradas. Nesse sentido, iluminados pelos Estudos Culturais, as autoras e os autores deste livro debruçam-se sobre problemas que, embora não sejam recentes, estão longe de encontrar respostas conclusivas; centralizando suas reflexões em torno da cultura, chamam a atenção para temáticas que somente em fins do século passado passaram a ser incluídas nos debates educacionais e que, ao menos para alguns, talvez ainda pareçam novas ou estranhas ao universo da escola: crise pós-moderna, relações de gênero, identidades múltiplas, efeitos da tecnologia na formação dos sujeitos, violência escolar, relação entre inclusão no ensino superior e empoderamento da pessoa com deficiência.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0387-7
DOI: 10.24824/978854440387.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANA DORZIAT BARBOSA DE MÉLO
Possui graduação em Pedagogia (UFPB), mestrado em Educação Especial (UFSCar), doutorado em Educação (UFSCar) e pós-doutorado (UL/Portugal). É professora associada da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Campus I, João Pessoa, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos temas: inclusão, surdez e estudos culturais.
CATARINA CARNEIRO GONÇALVES
Graduada em Pedagogia, Especialista em Desenvolvimento e Aprendizagem, Pós-graduada em Gestão Escolar, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.
DANIEL FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e Graduado em Filosofia pela mesma Universidade.
EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO
Professor de Filosofia do IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Graduado, Especialista e Mestre em Filosofia, além de Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 168
EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND
Pós-Doutora pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT –Portugal, Doutora em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes- MPGOA.
FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE
Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. É professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB.
JACKELINE SUSANN SOUZA DA SILVA
Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e membro do Grupo de Pesquisa Currículo Transversal.
MARIA EULINA PESSOA DE QUEIROZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas, PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University e Pós-doutora pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Gradução em Educação. Líder do grupo de pesquisa Currículo Transversal nas interseções escola-família-comunidade e na formação-prática docente.
PRISCILA SANTOS CANUTO
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP) e mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFPB.
RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.
TAÍSA CALDAS DANTAS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2014), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2011), graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professora da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Centro de Educação no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP). Leciona na área de conhecimento da Educação Especial, no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Coordena o curso de especialização a distância Gênero e Diversidade na escola. Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisa “Vozes, Empoderamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência” e “Educação e Emocionalidade”, ambos vinculados ao CNPQ; integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM-UFPB/CNPQ). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Direito das Pessoas com Deficiência, Autoadvocacia e Empoderamento, Pesquisa Educacional, Educação Emocional, Direito das Mulheres/ Relações de Gênero e Estudos Culturais.