Autores: Francisco José Figueiredo Coelho - Andrea Velloso
A partir da interação entre os seres humanos, novos conhecimentos são construídos. E esta não é uma premissa construtivista apenas, mas uma prova de que o trabalho colaborativo da Educação a distância realmente funciona. Esta obra é um grande exemplo disso. Ela busca, em sua simplicidade e clareza, apresentar distintas ideias e propostas no campo da Educação a distância (EaD), através de leituras de diferentes especialistas e pesquisadores em EaD, permitindo ao leitor compreender a dinâmica da EaD, com um olhar delicado para a Educação online (EOL).
Uma verdadeira viagem pela história da EaD, onde é possível conhecer suas origens, seus marcos principais, os papéis estratégicos de cada personagem envolvido (aluno, professor, tutor, coordenador de tutoria etc.), as várias ferramentas síncronas e assíncronas que a modalidade apresenta com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e as preocupações atuais na gerência da aprendizagem não-presencial, numa perspectiva abrangente e contextualizada no panorama educacional brasileiro.
Convidamos você a se aventurar e conhecer mais sobre essa promissora modalidade de ensino! E se já conhece, o convidamos para um novo momento de reflexões.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0232-0
DOI: 10.24824/978854440232.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Andrea Velloso
É graduada em Ciências biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências - área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Coordenadora adjunta do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica da Universidade do Grande Rio. Coordena, também, a área de Prática Docente da Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ e os conteúdos do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do Instituto de Bioquímica médica (IBQM/UFRJ).
Carlos Alberto Marques de Carvalho
É graduado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (UFRJ), Mestre e Doutor em Química Biológica (IBqM/UFRJ) e Biofísica (POSLATAM). Atua como Tutor do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do IBqM/UFRJ.
Cristiane da Silva Oliveira Espíndola
É graduada em Ciências biológicas e Especialista em Biologia Parasitária, ambos pela Universidade Severino Sombra (USS/RJ). Mestranda do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). Atua como Docente na SEEDUC/RJ e Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo IBqM/UFRJ.
Felipe Sales de Oliveira
É licenciado em Ciências biológicas, Mestre e Doutorando do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). Atua como Tutor dos cursos de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do IBqM/UFRJ e Licenciatura em Ciências biológicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Francisco José Figueiredo Coelho
É licenciado em Ciências biológicas (FFP/UERJ), Mestre em Tecnologia Educacional para as Ciências da Saúde (NUTES/UFRJ) e Doutorando em Educação, com ênfase em Orientação e Tutoria pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI/Mx). Atuou como tutor do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do Instituto de Bioquímica médica (IBQM/UFRJ). Atualmente é Professor substituto do Curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Docente da SEEDUC/RJ e Tutor EaD do curso Docência on line na Fundação CECIERJ.
Jorge Mendes Soares
É licenciado em Ciências Biológicas (UERJ), Especialista em Ensino de Ciências (UFF), Especialista em Prática Educativa (PUC-RJ), Mestre em Educação (UFF) e Doutorando do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). Atua como Docente na SEEDUC/RJ e Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tutor do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do IBqM/UFRJ.
Jussara Mendonça dos Santos
É licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade Maria Thereza (FAMATH/RJ). Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UNESA) e Mestre em Ciências (UERJ). Atua como Docente na FAETEC/RJ e Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do IBqM/UFRJ.
Marcio Sacramento de Oliveira
É licenciado e bacharelado em Ciências biológicas (UNIGRANRIO), Mestre em Biologia Parasitária e Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Atualmente é Tutor do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (IBqM/UFRJ), Docente da SEEDUC/RJ e Professor- pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
Nathalia dos Santos Alves
É graduada em Ciências biológicas - modalidade médica pela UFRJ, Mestre em Química biológica (IBqM/UFRJ) e em Biofísica pelo Programa de Pós-graduação Latino-americano em Biofísica (IUPAB) e Doutoranda em Química Biológica pelo IBqM/UFRJ.
Atua como Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (IBqM/UFRJ).
Paula Magalhães Souza Deccache
É licenciada em Ciências biológicas, Mestre e Doutora em Biologia pela UERJ. Atua como Docente na SEEDUC/RJ e Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do IBqM/UFRJ.
Roseday Santos Nascimento
É graduada em Ciências físicas e biológicas e Especialista em Ensino e Ciências e Biologia pelo IBqM/UFRJ. Atua na Coordenação de Ensino médio do curso Normal da Superintendência Pedagógica da EEDUC/RJ e Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo IBqM/UFRJ.
Shana Priscila Coutinho Barroso
É licenciada e bacharel em Ciências biológicas (UFRJ), Especialista em Ensino de Ciências e Biologia (IBqM/UFRJ), Mestre e Doutora em Química Biológica (IBqM/UFRJ). Atua como Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do mesmo instituto.
Simone Corrêa dos Santos Medeiros
É Mestre em Educação em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Atua como Docente na SEEDUC/RJ e na ME/RJ, sendo também Tutora no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do IBqM da UFRJ.
Solange Barros
É graduada em Pedagogia (UVA), Especialista em Educação Inclusiva/Deficiência Auditiva (UNIRIO) e em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (UFF). Mestranda do Curso de Educação, Gestão e Difusão em Ciências do IBQM/UFRJ. Tutora presencial do Curso de Pedagogia e Licenciaturas (UNOPAR) e Docente do curso de Extensão área de Prática Doc