Autores: Silvia Carla Conceição
É com grande satisfação que apresentamos aos profissionais da educação este livro que traz alguns dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) no âmbito do Programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), que tive a honra de acompanhar como tutora, em 18 meses de formação.
O curso abre interfaces com os mais variados temas, tendo como eixo articulador a Educação em Valores. No cenário atual, em que intensas transformações e incertezas permeiam a complexidade das relações humanas, elegemos como objeto de estudo os valores que emergem como socialmente desejáveis para a convivência democrática e promovam práticas de respeito aos direitos humanos. Entendemos a escola como um espaço privilegiado para a formação de uma cidadania ativa, em que o indivíduo reconheça a dignidade humana como valor primeiro e se construa como sujeito de direitos. Fomentar a Educação em Valores, nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, integrando-a aos conteúdos curriculares, tem sido um grande desafio para os profissionais que lidam com a educação das futuras gerações. Aqui o leitor encontrará o resultado de uma riqueza de olhares de quem enfrentou o desafio de articular a temática a partir de suas práticas e que efetivamente atuam na educação básica.
Enfim, as experiências formadoras de cada aluno refletem a metodologia do curso: num modelo de Educação B-Learning (parte online e parte presencial), da Pedagogia por Projetos e ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) vivenciada em todo o processo de formação, promovendo verdadeiros encontros num exercício reflexivo de discernimento e ação sobre suas práticas docentes.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0023-4
DOI: 10.24824/978854440023.4
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Silvia Carla Conceição (Organizadora)
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia Escolar do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, especialista em Psicopedagogia e graduada e licenciada em Psicologia. Atualmente é Professora da Faculdade de Ampére (FAMPER) e ministras aulas de Psicologia nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, Serviço Social, Engenharia de Produção e Administração de Empresas.
Adilson Fideles dos Santos
Licenciado em Geografia pela UNISA. Especialista em educação pela USP/Univesp Nasce - Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional da Universidade de São Paulo. Aluno de Especialização de Ensino de Geografia pela PUC – SP. Taboão da Serra – São Paulo – Brasil.
Christiane Sato da Silva
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Especialista em “Ética, valores e Cidadania na escola” pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Já atuou como Professora e como Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo. Atualmente, atua como Diretora Escolar na Rede Municipal da cidade de São Paulo.
Cláudio de Brito Neri
Especialista em Ética Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Geografia. Professor do Instituto Mackenzie Depto AEJA e Instituto Ebenezer, ambos em SP.
Keila Cristina Rocha Carvalho
Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP/UNIVESP) e licenciada em Letras e Pedagogia. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de São Paulo e ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa.
Márcia Regina Ramos
Pós-Graduada pela Universidade de São Paulo no Curso de Especialização: Ética, Valores e Cidadania. Professora Titular na E.E. Prof. João Nogueira Lotufo. São Paulo, São Paulo – Brasil.
Maria Isabel Abrantes Lopes Barbosa
Graduação: PEDAGOGIA (Instituto de Educação Costa Braga)
Pós-Graduação Lato Sensu: Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP – Universidade de São Paulo)
Pós-Graduanda Lato Sensu em Psicopedagogia (FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas).
Pós-Graduanda Lato Senso em Análise Comportamental Aplicada ao Autismo (UFSCar- Universidade Federal de São Carlos)
Atuação Profissional: Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de São Paulo desde 05/02/1986
Patricia Victória de Carlo Smith
Graduada em Pedagogia, Letras (Português/Inglês), Pós Graduação em Literatura. Professora concursada da Prefeitura de Barueri (Ensino Fundamental II). Concluiu em 2008 o Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR/ MEC) de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental. Pós-Graduada em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP/UNIVESP.
Raquel Camalionte Castilho
Licenciada e bacharel em Geografia pela UNESP/ Ourinhos. Atualmente, é professora de Geografia para o Ensino Fundamental e Médio na Prefeitura Municipal de São Paulo/ SP, Brasil.
Thiago Mena
Mestrando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Vailda da Silva Quaresma Fernandes
Pedagoga – Professora da Rede Municipal de São Paulo.