Capa do livro: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ: <br> desafios docentes, aprendizagens discentes

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ:
desafios docentes, aprendizagens discentes

Autores: Flávia Roldan Viana, Marcí­lia Chagas Barreto

O ensino de Matemática para a criança com surdez exige que o professor utilize estratégias educativas que sejam adequadas e contextualizadas. Só assim será possível garantir no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos, que estimulem a iniciativa e o motivo (necessidade) para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, assegurando-lhes um saber com real significado. Sendo assim, nessa pesquisa, a reflexão foi enfocada a partir dos níveis de análise, propostos por Leontiev: nível de atividade (motivos), nível das ações (objetivos) e das operações (meios). Níveis esses desenvolvidos no contexto de ensino de Matemática, para alunos com surdez. Pretendeu-se compreender a práxis pedagógica como desencadeadora de ambiente de efetivo ensino da disciplina para essa clientela. Essa compreensão se deu através da observação e análise de aulas dessa disciplina num processo reflexivo realizado em conjunto com a professora participante da pesquisa. Nesses episódios, se buscou entender a atividade de ensino da professora, as ações e as operações como reveladoras do processo de formação, tanto em relação à natureza quanto em relação à qualidade, a partir das contribuições da Teoria da Atividade de Leontiev. Tal Teoria foi eleita como suporte teórico desta pesquisa por lançar um olhar reflexivo sobre o ensino e a aprendizagem. Logo, foi considerada a análise dos episódios de ensino de aulas de Matemática como eixo desencadeador-norteador da análise. Essa análise foi o canal que nos permitiu identificar uma gama de possibilidades para se categorizarem as concepções sobre essas complexas inter-relações.

 

Impresso
de R$ 52,28 por
R$ 45,56
Digital
de R$ 52,28 por
R$ 36,60

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-897-1
DOI: 10.24824/978858042897.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ: <br> desafios docentes, aprendizagens discentes

FLAVIA ROLDAN VIANA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Educação Especial (1998) pela Universidade Federal do Ceará; e em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012). Proficiente em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pelo MEC. Atualmente é professora da FANOR/DeVry Brasil e professora do Atendimento Educacional Especializado/ SEDUC. Tem experiência na área da educação, com ênfase na área da educação inclusiva. 

MARCÍLIA CHAGAS BARRETO

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Professora adjunta, vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Atua nas áreas de educação Matemática e formação de professores.