Autores: André Márcio Picanço Favacho
José Augusto Pacheco
Shirlei Rezende Sales
O debate contemporâneo dos estudos curriculares é tão grande e variado em termos de temáticas e abordagens que estudiosos/as do campo do currículo têm usado as mais diferentes perspectivas teóricas para investigá-lo, problematizá-lo, interrogá-lo, analisá-lo. Os trabalhos que integram este livro evidenciam essa diversidade de perspectiva que tem sido usada para pensar, pesquisar, implementar, avaliar e escrever sobre currículo na contemporaneidade. Evidenciam também os inúmeros questionamentos que emergem e se desenvolvem no interior do campo. Os capítulos, centralmente, voltam-se para questões relacionadas ao conhecimento escolar, isto é, aquilo que deve ser trabalhado nas propostas curriculares da educação básica. Contém também vários capítulos sobre avaliação sistêmica, com abordagens e focos diferentes. Enfim, inclui textos escritos por competentes e conhecidos acadêmicos brasileiros e portugueses.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-776-9
DOI: 10.24824/978858042776.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Alfredo Veiga-Neto
Mestre em Genética e Doutor em Educação. Professor Titular do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor Convidado Permanente do PPG-Educação da UFRGS. Foi Professor Visitante na Universidade de Barcelona. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Pós-Modernidade. Áreas de interesse acadêmico: Estudos Foucaultianos; Estudos de Currículo; Crítica Pós-Estruturalista; Dispositivos de disciplinamento e controle escolares e sociais.
Almerindo Janela Afonso
É sociólogo, doutor em Sociologia da Educação e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). É membro do CIEd, Diretor-Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Educação e docente de políticas educacionais, formação de professores e políticas de avaliação. É membro do Conselho Nacional de Educação e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Professor visitante em diversas universidades, foi também Visiting Academic no IE da Universidade de Londres. Publicou dezenas de artigos em revistas portuguesas e estrangeiras e é autor, entre outros, do livro Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação (S. Paulo: Cortez, 2013, 5ª ed.) e coorganizador de Olhares e Interfaces. Reflexões Críticas sobre a avaliação (S. Paulo: Cortez, 2010).
Ana Maria Monteiro
Doutora em Educação pela PUC/RJ, e mestre em História pela UFF, é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História–LEPEH, do Núcleo de Estudos de Currículo - NEC da Faculdade de Educação da UFRJ e do Grupo de Pesquisas Oficinas da História. Desde 2008 exerce a função de diretora da Faculdade de Educação da UFRJ.
Antonio Flavio Barbosa Moreira
Realizou doutorado e pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. É professor emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1A. Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses nas áreas de currículo, multiculturalismo e formação docente.
Carlinda Leite
Professora Catedrática da Universidade do Porto, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), membro da direção do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas), avaliadora da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), Vice-presidente do CCPFC (Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua), autora de várias publicações no âmbito do currículo, das políticas educacionais, da formação de professores e da avaliação das aprendizagens e das instituições.
Clarice Salete Traversini
Realizou doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (FACED-UFRGS), atuando na graduação e na pós-graduação. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/Cnpq) e participa do GT 13 - Ensino Fundamental da ANPED. Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses sobre práticas pedagógicas, currículos e processos de inclusão escolar e a formação docente. A partir dos estudos foucaultianos analisa a implementação das políticas inclusivas problematizando os efeitos nos currículos e na constituição dos sujeitos escolares.
Filipa Seabra
É doutorada em Ciências da Educação, na área do conhecimento do Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na Universidade Aberta, atuando na graduação e na Pós-Graduação. Tem publicado, investigado e orientado dissertações e teses nas áreas da teoria e desenvolvimento curricular e avaliação externa de escolas e supervisão.
José Augusto Pacheco
Realizou doutoramento na Universidade do Minho e pós-doutoramento na British Columbia University. É professor catedrático da Universidade do Minho, lecionando no Instituto de Educação em cursos de pós-graduação ligados aos Estudos Curriculares. Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses e no campo do currículo, formação de professores e avaliação.
José Carlos Morgado
É doutorado em Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. É professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd). Atualmente, é coordenador do Grupo de Investigação sobre A Construção Teórica e prática do currículo em contextos formais, não formais e informais, Presidente do Conselho Científico da Associação nacional de Professores e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Tem participado em diversos projetos de investigação no âmbito das Políticas e Práticas Curriculares, da Pedagogia no Ensino Superior e da Avaliação em Educação, sendo autor e coautor de diversos artigos e publicações nessas áreas.
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Realizou doutorado e pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. É professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), atuando na graduação e na pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1A, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses e no campo do currículo, formação e trabalho docente, bem como sobre políticas públicas implementadas nesses campos.
Marcia Serra Ferreira
Realizou doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), atuando na graduação, na pós-graduação e, entre 2011 e 2015, como Superintendente Acadêmica de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2/UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses no campo do Currículo, especialmente em História do Currículo e das Disciplinas, na formação de professores e no ensino de Ciências.
Maria Inês Marcondes
Realizou Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professora e pesquisadora da PUC-Rio atuando na graduação e na pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq tendo orientado dissertações e teses na área de Formação de Professores, Currículo e Avaliação. É membro do Comitê Editorial da Revista Studying Teacher Education (Routledge/ Taylor and Francis Group) e Representante Nacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) com sede em Reading/ Inglaterra.
Marlucy Alves Paraíso
É professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG; Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas e Pesquisadora 1D do CNPQ. Possui diferentes artigos sobre currículo publicados em inúmeras revistas brasileiras e estrangeiras. É autora de “Currículo e Mídia Educativa Brasileira: poder, saber e subjetivação” (Argos, 2007). Organizou os seguintes livros: “Pesquisas sobre Currículos e Culturas” (CRV, 2010); “Antonio Flavio Moreira: pesquisador em currículo” (Autentica, 2010). coorganizou os livros: Metodologias de Pesquisas Pós-criticas em Educação (Mazza, 2012) e “Currículo e Escola Básica: desafios contemporâneos” (CRV, 2012).]
Michael Young
Professor emérito do Instituto de educação da Universidade de Londres e um dos precursores da sociologia do currículo. Seu livro Knowledgeandcontrol: new directions for theSociologyofEducation foi um marco do movimento denominado Nova Sociologia da Educação que ocorreu na Inglaterra no início dos anos 1970. Tem escrito artigos sobre questões relacionadas ao conhecimento escolar que têm sido bastante divulgados e debatidos no Brasil. Vários de seus artigos publicados em revistas acadêmicas brasileiras, e seu livro O Currículo do Futuro têm sido referência para os estudos curriculares no Brasil.
Mônica Correia Baptista
Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008).Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância - NEPEI e membro do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, ambos da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em Política Educacional, alfabetização e letramento na primeira infância e formação docente.
Thomas S. Popkewitz
Professor e pesquisador do Departamento de Currículo e Ensino, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Seus estudos estão voltados para o conhecimento ou sistemas de razão que governam a política e a investigação relacionada com a pedagogia e formação de professores. Já escreveu ou editou cerca de 30 livros e 200 artigos e capítulos de livros. Tem livros e artigos publicados no Brasil e sua produção tem tido grande repercussão na produção acadêmica brasileira, sobretudo, seu livro “Reforma Educacional - uma política sociológica”.