Capa do livro: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO<br>Divergências e tensões

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO
Divergências e tensões

Autores: André Márcio Picanço Favacho
José Augusto Pacheco
Shirlei Rezende Sales

O debate contemporâneo dos estudos curriculares é tão grande e variado em termos de temáticas e abordagens que estudiosos/as do campo do currículo têm usado as mais diferentes perspectivas teóricas para investigá-lo, problematizá-lo, interrogá-lo, analisá-lo. Os trabalhos que integram este livro evidenciam essa diversidade de perspectiva que tem sido usada para pensar, pesquisar, implementar, avaliar e escrever sobre currículo na contemporaneidade. Evidenciam também os inúmeros questionamentos que emergem e se desenvolvem no interior do campo. Os capítulos, centralmente, voltam-se para questões relacionadas ao conhecimento escolar, isto é, aquilo que deve ser trabalhado nas propostas curriculares da educação básica. Contém também vários capítulos sobre avaliação sistêmica, com abordagens e focos diferentes. Enfim, inclui textos escritos por competentes e conhecidos acadêmicos brasileiros e portugueses.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-776-9
DOI: 10.24824/978858042776.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO<br>Divergências e tensões

Alfredo Veiga-Neto

Mestre em Genética e Doutor em Educação. Professor Titular do Departa­mento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor Convidado Permanente do PPG-Educação da UFRGS. Foi Professor Visitante na Universidade de Barcelona. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Pós-Modernidade. Áreas de interesse acadêmico: Estudos Foucaul­tianos; Estudos de Currículo; Crítica Pós-Estruturalista; Dispositivos de disci­plinamento e controle escolares e sociais.

Almerindo Janela Afonso

É sociólogo, doutor em Sociologia da Educação e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). É membro do CIEd, Diretor-Ad­junto do Departamento de Ciências Sociais da Educação e docente de políticas edu­cacionais, formação de professores e políticas de avaliação. É membro do Conselho Nacional de Educação e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educa­ção. Professor visitante em diversas universidades, foi também Visiting Academic no IE da Universidade de Londres. Publicou dezenas de artigos em revistas portu­guesas e estrangeiras e é autor, entre outros, do livro Avaliação Educacional: Regu­lação e Emancipação (S. Paulo: Cortez, 2013, 5ª ed.) e coorganizador de Olhares e Interfaces. Reflexões Críticas sobre a avaliação (S. Paulo: Cortez, 2010).

 

Ana Maria Monteiro

Doutora em Educação pela PUC/RJ, e mestre em História pela UFF, é pro­fessora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Pro­grama de Pós-graduação em Educação desta Universidade, é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História–LEPEH, do Núcleo de Estudos de Currículo - NEC da Faculdade de Educação da UFRJ e do Grupo de Pesquisas Oficinas da História. Desde 2008 exerce a função de diretora da Faculdade de Educação da UFRJ.

 

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Realizou doutorado e pós-doutorado no Instituto de Educação da Univer­sidade de Londres. É professor emérito da Faculdade de Educação da Univer­sidade Federal do Rio de Janeiro. É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1A. Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses nas áreas de currículo, multicultura­lismo e formação docente.

 

 Carlinda Leite

 Professora Catedrática da Universidade do Porto, na Faculdade de Psico­logia e de Ciências da Educação (FPCEUP), membro da direção do CIIE (Cen­tro de Investigação e Intervenção Educativas), avaliadora da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), Vice-presidente do CCPFC (Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua), autora de várias pu­blicações no âmbito do currículo, das políticas educacionais, da formação de professores e da avaliação das aprendizagens e das instituições.

  

Clarice Salete Traversini

Realizou doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (FACED-UFRGS), atuando na graduação e na pós-gradua­ção. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NEC­CSO/Cnpq) e participa do GT 13 - Ensino Fundamental da ANPED. Tem pes­quisado, publicado e orientado dissertações e teses sobre práticas pedagógicas, currículos e processos de inclusão escolar e a formação docente. A partir dos estudos foucaultianos analisa a implementação das políticas inclusivas proble­matizando os efeitos nos currículos e na constituição dos sujeitos escolares.

 

 

Filipa Seabra

 É doutorada em Ciências da Educação, na área do conhecimento do Desen­volvimento Curricular, pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na Universidade Aberta, atuando na graduação e na Pós-Graduação. Tem publica­do, investigado e orientado dissertações e teses nas áreas da teoria e desenvolvi­mento curricular e avaliação externa de escolas e supervisão.

 

 

José Augusto Pacheco

Realizou doutoramento na Universidade do Minho e pós-doutoramento na British Columbia University. É professor catedrático da Universidade do Mi­nho, lecionando no Instituto de Educação em cursos de pós-graduação ligados aos Estudos Curriculares. Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses e no campo do currículo, formação de professores e avaliação.

 

José Carlos Morgado

 É doutorado em Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curri­cular, pela Universidade do Minho. É professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd). Atualmente, é coordenador do Grupo de Investigação sobre A Constru­ção Teórica e prática do currículo em contextos formais, não formais e infor­mais, Presidente do Conselho Científico da Associação nacional de Professores e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Tem par­ticipado em diversos projetos de investigação no âmbito das Políticas e Práticas Curriculares, da Pedagogia no Ensino Superior e da Avaliação em Educação, sendo autor e coautor de diversos artigos e publicações nessas áreas.

 

Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos

 Realizou doutorado e pós-doutorado no Instituto de Educação da Uni­versidade de Londres. É professora titular da Faculdade de Educação da Uni­versidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), atuando na graduação e na pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1A, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses e no campo do currículo, formação e trabalho docente, bem como sobre políticas públicas implementadas nesses campos.

 

Marcia Serra Ferreira

 Realizou doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), atuando na graduação, na pós-graduação e, entre 2011 e 2015, como Superintendente Acadêmica de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2/UFRJ). Bolsista de Produti­vidade em Pesquisa do CNPq, nível 2, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses no campo do Currículo, especialmente em História do Cur­rículo e das Disciplinas, na formação de professores e no ensino de Ciências.

 

Maria Inês Marcondes

 Realizou Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professora e pesquisadora da PUC-Rio atuando na graduação e na pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq tendo orientado dissertações e teses na área de Formação de Professores, Currí­culo e Avaliação. É membro do Comitê Editorial da Revista Studying Teacher Education (Routledge/ Taylor and Francis Group) e Representante Nacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) com sede em Reading/ Inglaterra.

 

Marlucy Alves Paraíso

 É professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG; Coordenadora do GECC: Grupo de Estu­dos e Pesquisas em Currículos e Culturas e Pesquisadora 1D do CNPQ. Possui diferentes artigos sobre currículo publicados em inúmeras revistas brasileiras e estrangeiras. É autora de “Currículo e Mídia Educativa Brasileira: poder, saber e subjetivação” (Argos, 2007). Organizou os seguintes livros: “Pesquisas sobre Currículos e Culturas” (CRV, 2010); “Antonio Flavio Moreira: pesquisador em currículo” (Autentica, 2010). coorganizou os livros: Metodologias de Pesquisas Pós-criticas em Educação (Mazza, 2012) e “Currículo e Escola Básica: desafios contemporâneos” (CRV, 2012).]

 

Michael Young

 Professor emérito do Instituto de educação da Univer­sidade de Londres e um dos precursores da sociologia do currículo. Seu livro Knowledgeandcontrol: new directions for theSociologyofEducation foi um marco do movimento denominado Nova Sociologia da Educação que ocorreu na Inglaterra no início dos anos 1970. Tem escrito artigos sobre questões rela­cionadas ao conhecimento escolar que têm sido bastante divulgados e debatidos no Brasil. Vários de seus artigos publicados em revistas acadêmicas brasileiras, e seu livro O Currículo do Futuro têm sido referência para os estudos curricu­lares no Brasil.

 

Mônica Correia Baptista

Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008).Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância - NEPEI e membro do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, ambos da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em Política Educacional, alfabetização e letramento na primeira infân­cia e formação docente.

  

Thomas S. Popkewitz

 Professor e pesquisador do Departamento de Cur­rículo e Ensino, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Seus estudos estão voltados para o conhecimento ou sistemas de razão que go­vernam a política e a investigação relacionada com a pedagogia e formação de professores. Já escreveu ou editou cerca de 30 livros e 200 artigos e capítulos de livros. Tem livros e artigos publicados no Brasil e sua produção tem tido grande repercussão na produção acadêmica brasileira, sobretudo, seu livro “Reforma Educacional - uma política sociológica”.