Capa do livro: REDES DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO:<br>experiências com pesquisas entre Brasil e México

REDES DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO:
experiências com pesquisas entre Brasil e México

Autores: Alicia Rivera Morales
Caetano Castro Roso
Valeska Fortes de Oliveira

O livro é um dos resultados de um convênio estabelecido no ano de 2012 entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, e o Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da Universidade Nacional Autônoma do México que envolveu profissionais em Educação vinculados aos programas. As primeiras discussões decorrentes desta Rede de Formação em Educação estão apresentadas no livro, organizadas em torno de dois eixos que sinalizam uma síntese da produção e perspectivas de trabalho desses profissionais: (i) práticas e pesquisas e (ii) experiências de grupos de pesquisa. O convênio possibilitou a aproximação dos vínculos acadêmicos entre as áreas de Educação da UFSM e UNAM, criando um espaço formativo de troca de experiências e debates acerca das características e especificidades das regiões às quais os envolvidos eram originalmente inseridos. Ainda, as propostas e práticas de pesquisa foram puderam ser refinadas e aprimoradas tendo como base as trocas estabelecidas durante a primeira etapa do convênio que se desdobrará em uma segunda no mês de Outubro de 2013.

 

Impresso
de R$ 61,69 por
R$ 53,63
Digital
de R$ 61,69 por
R$ 43,18

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-752-3
DOI: 10.24824/978858042752.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

REDES DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO:<br>experiências com pesquisas entre Brasil e México

Adriana Moreira da Rocha Maciel

 Professora Adjunta do departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Professora e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde atua na Linha de Pesquisa: Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (Mestrado e Doutorado). Líder do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM.  É membro da Red Sobre Iniciacion a la docência – Profesorado principiante e insercion profesional da Universidad de Sevilla; da Red de la Organización de Estados Iberoamericanos (OEA) e do Consejo Asesor Internacional de la Revista Latinoamericana de Política y Administración de la Educación, da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF – Argentina). 

 

Adriana Nolibos Baccin

 Possui graduação em Educação Física - (CEFD/UFSM), em 2001. Cursou Artes Cênicas na mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Artes (com ênfase em teatro e dança-teatro). Já trabalhou em escolas municipais e particulares com essas duas áreas. Fez Especialização em Educação Física Escolar, no CEFD/UFSM, no Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. É, atualmente, mestranda em Educação, no CE/UFSM, no Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação. Foi Coordenadora do Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte, PELC/UFSM, de setembro de 2010 a novembro de 2011, em Santa Maria/RS. É Professora Formadora EAD de Dirigentes Municipais de Educação PRADIME/MEC desde maio de 2012.

 

Adriana Zamberlan

 Professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Julio de Castilhos, RS, desde 2009. Pedagoga, possui Mestrado em Educação (PPGE-UFSM). Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM. Possui interesse em: Educação Profissional e Tecnológica e Redes de Formação. 

 

Alicia Rivera Morales

 Doctora en Ciencias de la Educación. Profesora-investigadora de tiempo completo de la UPN-Ajusco. Presidenta de la Asociación Iberoamericana de Docencia Universitaria en México (AIDU). A lo largo de su trayectoria profesional ha contribuido a diseñar y desarrollar programas de formación y actualización sobre el campo de la gestión, la práctica docente y la evaluación. Ha participado como evaluadora externa de programas de política educativa. Es autora de varias obras sobre estos temas, los dos últimos libros: Escenarios profesionales y docencia universitaria; Trayectoria y configuración de la didáctica universitaria.

 

Amarildo Luiz Trevisan

 Professor do Departamento de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/CE/UFSM e pesquisador do CNPq. Possui Graduação em Filosofia (FAFINC), Mestrado em Filosofia (UFSM) e Doutorado em Educação (UFRGS). Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. É coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA (www.ufsm.br/gpforma) e pesquisador do Grupo Racionalidade e Formação (www.ufsm.br/gpracioform). Atua na área de Educação, interessando-se por discussões sobre: Filosofia da Educação, Formação de Professores e Pesquisa Educacional. Investiga os seguintes temas: reconhecimento do outro, ação comunicativa, hermenêutica e teoria crítica.

 

Ana Carla Hollweg Powaczuk

 Professora Doutora vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve estudos e pesquisas voltadas às temáticas: alfabetização, organização do trabalho Pedagógico, aprendizagem da docência,  desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica e superior. 

 

Ana Paula Bellochio Thones

 Psicóloga (Centro Universitário Franciscano, 2009); Especialista em Clínica Psicanalítica (ULBRA/ SM, 2011); Mestre em Educação (PPGE-UFSM 2013; bolsista CAPES); graduanda em Artes Cênicas (Universidade Federal de Santa Maria; bolsista CNPq); integrante do grupo de pesquisa FLOEMA (2010-2013); membro colaborador do Ânima (2009-2013); Experiência em apoio discente, clínica de orientação psicanalítica e em encenação teatral.

 

André Luiz de Oliveira Fagundes

 Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação, pela mesma instituição em que estuda atualmente. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA) e da comissão Organizadora do Seminário Nacional de Filosofia e Educação – SENAFE (Edições III e IV).

 

Andrelisa Goulart de Mello

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Bolsista do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil, vinculada ao Projeto: Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Elos. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em História - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

 

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Professora na Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação do PPGE/UFSM, Mestrado e Doutorado. Licenciada em Matemática. Mestre em Educação Matemática. Doutora em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica-GEPAPe.

 

Caetano Castro Roso

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), nível mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e graduado em Licenciatura em Física pela UFSM. Integra o Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação (CE/UFSM) desde 2008. Trabalha na área de Educação em Ciências, com ênfase em Currículo, e movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), dedicando especial atenção à vertente latino-americana (PLACTS).

 

Carina de Souza Avínio

 Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM), nível Mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pedagoga. Especialista em Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, ambas pela UFSM. Atualmente é Professora de Educação no Colégio Marista Santa Maria. Tutora a distância do Curso de Pedagogia UAB/UFSM. Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM. Possui interesse em: Educação Profissional e Tecnológica e Redes de Formação e desenvolvimento profissional para a docência.

 

Caroline Brezolin

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria, estudante do curso de Especialização em Gestão Educacional UFSM e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - Gepeis.

 

Cinthia Cardona de Ávila

 Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente cursa especialização em Neuropsicologia Clínica no Instituto Nacional de Ensino, Pós-Graduação e Extensão (INEPE) em Porto Alegre/RS. Atua como Educadora Especial de uma criança autista através de atendimentos domiciliares.

 

Cláudia Ribeiro Bellochio

 Professora na Universidade Federal de Santa Maria, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical. Editora da Revista Educação (UFSM). Coordenadora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Membro do Conselho de Consultores da Associação Brasileira de Editores Cientificos (ABEC).

 

Crystina Di Santo D’Andréa

 Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atualmente é Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação.

 

Danilo Ribas Barbiero

 Possui Mestrado em Educação (PPGE – UFSM). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (UFSM). Graduado em Arquivologia (UFSM). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação (UFSM) e Tutor a distância no Curso de Especialização em Gestão de Arquivos (UAB/UFSM). Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM. Possui interesse em: Educação Digital, Redes de Formação e Educação em Ambientes Virtuais. 

 

Décio Auler

 Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Coordenador do Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS) e do Projeto de Pesquisa Ciência-Tecnologia-Sociedade: Dimensões da não neutralidade.

 

Denise Batalha Valduga

 Possui graduação em Pedagogia Licenciatura (2011) e Letras – Habilitação Português/Inglês/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Fundamentos da Educação CE/UFSM e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Diaine Susara Garcez da Silva

 Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do PPGE/UFSM. Pedagoga. Professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat.

 

Doris Pires Vargas Bolzan

 Professora na Universidade Federal de Santa Maria, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora Produtividade do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e Práticas Educativas: educação básica e superior"-GPFOPE e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Trajetória de Formação"-GTFORMA. Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior-RIES.

 

Eduardo A. Terrazzan

 Professor Associado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM (Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura e Programa de Pós-Graduação em Educação). Possui estudos de pós-doutorado em Educação pela Unicamp, Doutorado em Educação pela USP, Mestrado em Ensino de Ciências pela USP e Graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela USP. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, com ênfase em Formação de Professores e em Educação em Ciências/Física, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Inovações Educacionais e Práticas Escolares; Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; Organização Curricular, Conteúdos de Ensino e Resolução de Problemas; Processos Formativos de Professores e Desenvolvimento Institucional de Unidades Escolares; Incidência de Políticas Educacionais nas Redes Públicas Escolares. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (Gepi IE)”.

 

Elisete Medianeira Tomazetti

 Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Departamento de Metodologia do Ensino do centro de Educação. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Coordenadora do Subprojeto PIBID - Filosofia/UFSM.

 

Francieli Fracari

 Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM), nível Mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pedagoga (UFSM) e Psicóloga (UNIFRA). Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM e do Grupo de Estudos Afetos Morais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Possui interesse em: Violências Escolares, Bullying, Ciberbullying, Infância e Adolescência e Redes Sociais. Email:

 

Gabriela Romero Cortes

 Licenciada en Pedagogía, actualmente por obtener el grado de maestra en Pedagogía. Profesora de Educación Especial en preescolar y primaria, profesora frente a grupo en educación primaria regular. Diseñadora didáctica de Desarrollo organizacional en  el ámbito empresarial. Desarrollo de investigación sobre Prácticas Educativas en el ámbito no formal y Formación de ingenieros.

 

Graziela Franceschet Farias

 É graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de Licenciatura em Geografia. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM, Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Atualmente integra a Coordenação Geral do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como apoio técnico voluntário. Ingressou, no de 2011, no Curso de Doutorado em Educação/PPGE/UFSM e é bolsista CAPES/FAPERGS.

 

Heidi Alicia Casique García

 Desempeño docente a nivel primaria realizando actividades de planeación, conducción y organización; haciendo uso de diversos recursos didácticos. (SEIEM-SEP) Coordinadora de cursos a docentes (SEP) y egresados de licenciatura (FES Aragón-UNAM). Interprete del idioma portugués. PGJ-Chalco.

 

Helenise Sangoi Antunes

 Professora na Universidade Federal de Santa Maria, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora nas áreas temáticas de formação de professores, alfabetização e ensino rural. Líder "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização” GEPFICA/CNPq. Coordenadora do Convênio Interinstitucional entre o GEPFICA/UFSM e CEALE/UFMG e integrante da Rede Nacional de Formação Continuada do Ministério da Educação através da Secretaria da Educação Básica.

 

Indiara Rech

 Acadêmica do curso de Pedagogia Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista e Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS - da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Ionice da Silva Debus

 Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Isabel Cristina Roesch

 Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vice-líder do Grupo de Estudos Etno-Culturais (GEEC/ UNIOESTE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/ UFSM).

 

Iván Silva Miguel

 Estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Educação Física pela Universidad de la República (UDELAR) do Uruguai. Faz parte do grupo de pesquisa FILJEM, Filosofia, Cultura e Ensino Médio.

 

Jesús Cástulo

 Maestro en Pedagogía por la Universidad Nacional Autónoma de México. Ayudante de profesor de Asignatura Nivel “B” (UNAM); impartición de cursos en la  maestría del Programa de Posgrado de la Facultad de Estudios Superiores Aragón (UNAM). Ponente a nivel nacional e internacional.

 

João Batista Lima de Souza

 Aluno do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pela UFSM. Licenciado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do FLOEMA – Núcleo de Pesquisa em Estética e Educação (CE/UFSM). Membro do corpo editorial do Jornal Expressão Regional, em Palmeira das Missões – RS. Pesquisa a presença das artes, especialmente a dança, no cenário educacional brasileiro, bem como as diferentes perspectivas para o seu ensino-aprendizagem, desde a educação básica à superior. Atuação em projetos sociais voltados à dança-educação em ambientes formais e não formais, sobretudo entre crianças em situação de vulnerabilidade.

 

Julia Bolssoni Dolwitsch

 Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e bolsista Demanda Social Capes. Atualmente integra a Coordenação Geral do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como apoio técnico voluntário.

 

Laura Guadalupe Pérez Cerón

 Maestrante de pedagogía, estudió la licenciatura en pedagogía en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional Autónoma de México, También es trabajadora social a nivel técnico por parte del Centro de Estudios Tecnológicos industrial y de servicios No. 5 y concluyó la especialidad en competencia docente en la educación media superior. Es docente de tiempo completo de bachillerato tecnológico federal de la Secretaria de Educación Pública.

 

Laura Pippi Fraga

 Doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM. Mestre em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM. Pedagoga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GEPEMat/UFSM.

 

Laura Wunsch

 Técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com lotação na Secretaria de Educação a Distância (SEAD). Mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de Pesquisa Elos da UFSM e do Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Lidiane Limana Puiati

 Estudante do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Possui Especialização em Educação Física Escolar pela UFSM e Graduação em Pedagogia pela UFSM. Integra o Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores, vinculado ao Centro de Educação (CE/UFSM), desde 2006. Tem experiência na área de Ensino e de Pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Políticas Educacionais; Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (Gepi IE)”.

 

Lorena Inês Peterini Marquezan

 Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. É professora Adjunta I da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação/Doutorado.

 

Lucas Visentini

 Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM), nível Mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional. Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Acadêmico do Curso de Pedagogia a distância (UAB/UFSM). Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM. Possui interesse em: Processos formativos dos estudantes de Pedagogia.

 

Luciana Bagolin Zambon

 Estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e Graduação em Licenciatura em Física pela UFSM. Integra o Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC - Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores, vinculado ao Centro de Educação (CE/UFSM), desde 2006. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, com ênfase em Educação em Ciências/Física, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Planejamento Didático-Pedagógico e Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, Livros Didáticos, Políticas Curriculares para o Ensino Médio. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (Gepi IE)”.

 

Luciane Wilke Freitas Garbosa

 Professora na Universidade Federal de Santa Maria, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “FAPEM - Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical". Coordenadora de área do PIBID - Música.

 

Lucila Gavioli Santi

 Possui graduação em Letras – Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional.

 

Lucimara Del Pozzo Basso

 Estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à linha de pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (Gepi IE)”.

 

Marcelo de Andrade Pereira

 Doutor em Educação. Professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM. Professor permanente do PPGE/UFSM, na linha de Educação e Artes. Vice-coordenador do GT Educação e Artes, da ANPED. Coordenador do FLOEMA - núcleo de estudos em estética e educação, UFSM. Membro do GETEPE - Grupo de estudos em educação, teatro e performance, da UFRGS. Editor associado da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

 

María de los Ángeles García Vera

 Licenciada en Pedagogía, actualmente por obtener el grado de maestra en Pedagogía. Profesora de Educación Especial en preescolar y primaria, profesora frente a grupo en educación primaria regular. Desarrollo de investigación sobre Educación e interculturalidad en las Comunidades de San Martín de las Pirámides  y Tlaminca, ambas comunidades en el Estado de México. 

 

Maria Eliza Rosa Gama

 Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da UFSM. Possui Doutorado em Educação pela UFSM, Mestrado em Educação pela UFSM e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFSM. Tem experiência na área de Pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Inovações Educacionais e Práticas Escolares; Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; Processos Formativos de Professores e Desenvolvimento Institucional de Unidades Escolares; Incidência de Políticas Educacionais nas Redes Públicas Escolares. Vice-líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (Gepi IE)”. Email: melizagama@yahoo.com.br

 

Mariana Gaspar Enderle

 Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM), nível Mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pedagoga (UFSM). Tutora a distância do Curso de Pedagogia UAB/UFSM. Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Possui interesse em: Redes de Formação, Educação a Distância e Processos Formativos do Pedagogo. Email: mariana.enderle@gmail.com

 

Mariane Martins Raposo

 Graduada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, é Professora de Música em Escolas de Educação Básica nas redes Estadual e Particular de Ensino de Santa Maria. É participante do grupo de pesquisa NarraMus: Auto-Narrativas de Práticas Musicais e  discente do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Educação e Artes. Email: analouro@brturbo.com.br

 

Marilene Leal Farenzena

 Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS-UFSM. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área de formação de professores nas temáticas: Imaginário social, Educação Básica e Formação continuada. Email: marilealfarenzena@yahoo.com.br

 

Mercedes Robles Olvera

 Licenciada en Pedagogía por  la Universidad Nacional Autónoma de México. Estudiante de la Maestría en Pedagogía de la misma Institución en la línea de Gestión para el Desarrollo Cultural del área de Gestión Académica y Políticas Educativas con la investigación titulada “La Práctica Docente de Educación Primaria frente a la RIEB. Una mirada Crítica. Con doce años de experiencia en Educación Básica como docente de Educación Primaria y Secundaria.

 

Mônica de Souza Trevisan

 Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Programa de Pós-graduação em Educação.  Pedagoga da Carreira Técnica Administrativa em Educação na Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsita da CAPES pelo Edital do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES) através do projeto “Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades” e integrante do grupo ELOS da UFSM que desenvolve pesquisas relacionadas às políticas públicas para a educação.

 

Neiva Viera Trevisan

 Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM), nível Mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pedagoga (UFSM). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Atualmente é Assessora Pedagógica – Coordenação Pedagógica – no Colégio Estadual Profa. Edna May Cardoso. Membro do GPKOSMOS – Grupo de Pesquisa em Educação Digital e Redes de Formação – CNPq/UFSM. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS. Possui interesse em: Redes de Formação, Processos formativos, primeiros anos da docência na Educação Superior, Resiliência. Email: neivavt@hotmail.com

 

Patrícia Perlin

 Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM. Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela UFSM. Bolsista CAPES/OBEDUC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GEPEMat/UFSM.

 

Rosane Carneiro Sarturi

 Professora adjunta IV da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Administração Escolar, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS. Coordenadora dos Acordos de Cooperação Técnica- científica e cultural entre a UFSM e a UNTREF/Argentina e com a UV/Valencia. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Centro de Educação/UFSM. Coordenadora do Projeto: Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades, aprovado pelo Observatório da Educação/CAPES.

 

Simone Becher Araujo Moraes

 Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria, no Programa de Pós-graduação em Educação. Especialista em Tecnologias da Informação e da comunicação aplicadas à educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Faz parte do Grupo de Pesquisa "Filosofia Cultura e Ensino Médio” - FILJEM e do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação” – GETDICA.

 

Simone Pozebon

 Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM. Licenciada em Matemática pela UFSM. Bolsista CAPES/OBEDUC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GEPEMat/UFSM.

 

Sueli Menezes Pereira

Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Mestre em Educação pela UFSM. Professora na Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Administração Escolar. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora da área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação – GEPPGE. E-mail: sueli.ufsm@gmail.com

 

Suiane Ewerling da Rosa

Professora Temporária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Barreiras. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. É pesquisadora do Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade – GETCTS, vinculado ao Centro de Educação da UFSM.

 

Thaís Virginea Borges Marchi

 Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora da Rede Estadual de Ensino de Santa Maria (E.E.E.M. Cilon Rosa).

 

Valeska Fortes de Oliveira

Professora Titular do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imagirário Social – GEPEIS e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário, Educação e Memória – GEPIEM da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior-RIES. Email: guiza@terra.com.br

 

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira

 Bacharel em Música Flauta Transversal pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM, na linha de pesquisa Educação e Artes e professora substituta no Departamento de Música da UFSM. Participa do grupo de pesquisas NarraMus. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: história oral temática, narrativas de si, corporeidade e saúde do músico.