Capa do livro: ENSINO DE CIÊNCIAS<br>abordagens múltiplas

ENSINO DE CIÊNCIAS
abordagens múltiplas

Autores: Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro - Raquel Crosara Maia Leite

Desde 2010, nosso grupo tem se reunido para estudar, discutir e investigar temas relacionados ao ensino de ciências. Com a ampliação do número de pessoas, com envolvimento cada vez maior e a vontade de sistematizar nossas ações, finalmente em 2012, nos cadastramos no CNPq como Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPENCI. Nosso grupo é formado por doutores, mestres, alunos de iniciação científica e pessoas que manifestam interesse em se juntar a nós na tentativa de ampliar a compreensão sobre educação e particularmente o ensino de ciências.

Este livro é a nossa primeira produção coletiva como integrantes do GEPENCI e é fruto de nossos estudos, discussões e investigações realizados ao longo desta pequena jornada. Para que nosso objetivo pudesse se concretizar, alguns parceiros se juntaram a nós e colaboraram para a elaboração desta obra. Nela abordamos inicialmente temáticas ligadas à aula de ciências, particularmente da aula de biologia, passamos pela experimentação, discutimos aspectos curriculares como reorganização e a necessidade de trabalhar os conteúdos procedimentais e atitudinais. Discutimos a formação docente, tanto a inicial como a continuada bem como avançamos a discussão em direção à interdisciplinaridade e a complexidade. Por fim, apresentamos aspectos históricos do ensino de ciências, seus avanços, contradições, continuidades e rupturas. 

Bem, esperamos que nosso grupo continue crescendo e que nossa produção possa contribuir para o trabalho de outros grupos e outras pessoas, incentivando a pesquisa e a melhoria da educação brasileira. Que este seja o primeiro de muitos outros. Que venha o próximo...

As Organizadoras

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-614-4
DOI: 10.24824/978858042614.4
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ENSINO DE CIÊNCIAS<br>abordagens múltiplas

Afrânio de Araujo Coelho

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1990), doutor em Meteorologia pela Université de Toulouse III - Paul Sabatier (1996) e Professor Associado III do Departamento de Física da UFC. Membro do colegiado do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ENCIMA , da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. Ocupou as funções de Coordenador de Área de Formação de Professores e do Curso de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira durante seu primeiro ano de implantação. Atualmente está como Coordenador de Gestão de Processos Educacionais do PIBID UFC.  

Alexandre Feitosa

Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Quixadá), Coordenador e Professor/tutor da Licenciatura em Física do Instituto UFC Virtual/Universidade Aberta do Brasil (UAB), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), Especialista em Prática e Ensino de Física (UFC), Licenciado em Física (UFC) e Bacharel em Engenharia Mecânica Industrial (UFC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPENCI/UFC. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores em EaD, Epistemologia da Ciência, Alfabetização Científica e Concepções Alternativas. 

Ana Maria Iorio Dias

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com Mestrado e Doutorado em Educação, também pela UFC; Pós-Doutorado em Educação, na UnB (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas). É Professora Associada da UFC. Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará (2008-2010), e assessora (coordenação geral) da Secretaria Municipal de Educação (SME), no processo de elaboração de Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Fortaleza (2009-2011). Membro-fundadora e presidente, no período de 2008-2012, da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Docência na Educação Superior (RIDES), uma organização de pesquisadores-docentes sobre Formação Docente para/ na Educação Superior, com objetivo de democratizar o conhecimento, promovendo análises das políticas públicas educacionais para educação superior e viabilizar produções científicas coletivas, fortalecendo os esforços em direção a uma Política (Nacional) Pública para Formação (Inicial e Continuada) Docente para atuação nesse nível de Educação. 

Ana Vérica de Araújo

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca/FACEDI - Universidade Estadual do Ceará/UECE. Docente da educação básica e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI) da FACED/UFC. Desenvolve trabalhos sobre metodologias didáticas no ensino de Biologia. 

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro

Mestre em Química Inorgânica – UFC – 1983; Doutora em Educação Brasileira – UFC – 1998; Pós-Doutora em Educação – UnB – 2007; Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC - Linha de Pesquisa Educação Currículo e Ensino – Eixo Ensino de Ciências- Áreas de atuação: Ensino de Ciências, Currículo e Formação Docente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI) – CNPq; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Superior – CNPq; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Curricular – CNPq. 

Isabel Cristina Higino Santana

Professora Assistente da Faculdade de Educação de Itapipoca campi da Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, ensino de Ciências e Biologia. 

Francisco Marcôncio Targino de Moura

Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-CE e do Colégio 7 de Setembro, onde também atua como Coordenador da Área de Ciências. Mestre em Educação com Área de Concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPENCI/UFC. Professor Formador da Universidade Aberta do Brasil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua nas Áreas de Formação de Professores, Metodologia de Ensino de Ciências/Química e Estágio de Docência.

Maria Danielle Araújo Mota

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialização em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU. Atualmente é Coordenadora Pedagógica das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará- SEDUC- Ce. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPENCI. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Currículo e Ensino de Ciências. 

Maria de Fátima Soares Lira

Professora de Ciências e Biologia Aposentada pela Universidade Federal de Campina Grande. Licenciada em Ciências e Biologia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Curso em Educação Transdisciplinar: Ecologia e Educação pela ECOTRANS. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudos em Pesquisa em Formação do Educador (GEPEFE/UECE) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC). Atua na área de formação de professores. 

Maria Helena da Silva Carneiro

É doutora em didática das disciplinas: biologia pela Universidade Paris VII, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisa na área de ensino de ciências: processos de ensino e aprendizagem do conhecimento científico e tecnológico em diferentes contextos de ensino e níveis de escolaridade. 

Maria Márcia Melo de Castro Martins

Professora de Ciências e Biologia da Educação Básica Pública do Estado do Ceará, desde 2004. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Esp. em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (FFB). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela (UFC) e em Educação pela UECE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação do Educador (GEPEFE/UECE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências GEPENCI/UFC). Atua na área de formação de professores, com ênfase em metodologia de ensino e estágio de docência.

Maria Elba Soares

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Psicodrama Aplicado pela Fundação de Estudos e Pesquisa Socionômicas - FEPS. Atualmente é Supervisora Pedagógica do Colégio Santa Cecília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Avaliação. 

Raphael Alves Feitosa

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Crateús. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação Brasileira pela UFC, Graduado em Ciências Biológicas pela UFC. Tem experiência como professor na área de Educação (Ensino Superior e Educação Básica). Pesquisa principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Ensino Superior, Currículo, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 

Raquel Crosara Maia Leite

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação – Área de concentração em Ensino de Ciências - pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC. Uma das lideres do GEPENCI. Pesquisa na área de formação de professores, ensino de biologia, ensino de ciências, metodologias para o ensino de ciências/biologia.

Roselene Ferreira Sousa

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Quixadá-CE. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPENCI. Tutora da Universidade Aberta do Brasil. Atua na área de formação de professores, com ênfase em metodologia de ensino. 

Silvia Elizabeth Moraes

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisadora Visitante DCR, CNPq/FUNCAP/UFC de 2004 a 2008. Graduada em Letras (UFC), Mestre em Crítica Literária (Universidade de Illinois), Doutora em Educação (UNICAMP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação Docente e Avaliação. Desenvolve pesquisa em currículo, teoria crítica e teoria da ação comunicativa.