Capa do livro: PERSPECTIVAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:<br>conceitos, processos e estratégias

PERSPECTIVAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:
conceitos, processos e estratégias

Autores: Iracema Campos Cusati - Adilson Xavier da Silva - Luís Alexandre da Fonseca Tinoca

O projeto de elaboração desta obra emergiu da inquietação da/os organizadora/es com respeito às estratégias e à qualidade das práticas avaliativas escolares. A emergência da preocupação com o avaliar aprendizagens, experiências e processos educacionais está na ordem do dia, donde o tema Avaliação Educacional ser alvo de intensas discussões tanto no Brasil, quanto em outros países. Este livro tem o propósito de socializar conceitos, reflexões e proposições referentes à avaliação para o enfrentamento do desafio de construção de um processo investigativo da aprendizagem escolar que esteja em sintonia com um planejamento necessário e flexível, elaborado e monitorado constantemente pelos/as professores/as. Visa promover uma reflexão sobre a problemática da avaliação, desvelar as causas dos processos de fracasso escolar e elencar indícios de superação desse quadro propondo a construção de uma avaliação pedagógica mais congruente com o pilar da emancipação cidadã contemporânea, na consideração dos direitos sociais e educacionais dos/as estudantes. Busca, nesta publicação, proporcionar reflexões sobre as práticas avaliativas através dos textos construídos pelos/as autores/as a partir de suas experiências e pesquisas acadêmicas, origem e produto de suas distintas trajetórias e saberes elaborados acerca dos processos avaliativos. Com esta publicação, esperam eles/as contribuir para a reflexão dos/as educadores/as em geral, suscitando discussões sobre o que seja avaliar a aprendizagem escolar, assim como avaliar de forma compartilhada, possibilitando-lhes momentos para (re)pensarem sobre as mudanças que vêm ocorrendo na educação e na prática pedagógica e em suas concepções sobre a avaliação educacional.

Impresso
de R$ 56,29 por
R$ 48,23
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 39,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-567-3
DOI: 10.24824/978858042567.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PERSPECTIVAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:<br>conceitos, processos e estratégias

Adilson Xavier da Silva

 

Doutor em Filosofia (UFRJ). Mestre em Filosofia (UFMG). Professor do Centro Universitário UNA – Grupo Ânima – Belo Horizonte/MG.Atua, principalmente nos seguintes temas: Ética profissional e Responsabilidade Social, Filosofia Geral, Filosofia do Direito, Sociedade e Cultura, Filosofia e ética, sendo autor dos livros Merleau-Ponty: da fé perceptiva à ontologia da carne (Editora CRV) e A verdade última: sobre a ontologia de Merleau-Ponty (Editora CRV), além de publicar alguns artigos sobre Merleau-Ponty, Miche Foucault, Hegel e Adorno. Atua como colaborador nas avaliações in loco do SINAES/INEP/MEC.

 

Iracema Campos Cusati

 

Doutoranda em Educação pela USP, Mestre em Educação pela UFSCar, cursou Bacharelado e Licenciatura em Matemática (UFV). Autora de livros didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e co-autora dos materiais instrucionais dos programas do SEED/MEC para Formação de Professores – PROFORMAÇÃO e PROINFANTIL. Prestou consultoria junto a UNESCO/MEC, na área de Avaliação Educacional e implantação dos sistemas de avaliação em larga escala nos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (DMTE/CBH/UEMG) e do Centro Universitário UNA, coordenou o curso de Especialização em “Educação Matemática” na UEMG. Desenvolve investigações nas áreas de ensino-aprendizagem de matemática, avaliação educacional, formação de professores, representações sociais e educação a distância.

 

Luís Alexandre da Fonseca Tinoca

 

PhD em Science Education pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Licenciado em Ensino de Física e Química pela Universidade de Lisboa, coordenou o programa de profissionalização em serviço da Universidade Aberta. Suas principais áreas de interesse são a formação de professores, o desenvolvimento profissional, a avaliação da formação e avaliação em contextos de elearning. Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pertence ao grupo de investigação “Currículo e Formação de Professores”, onde atualmente coordena o doutoramento em “Formação de Professores”. Tem colaborado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, financiados, entre outras organizações,pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Comissão Europeia, a Fundação Bill e Melinda Gates, a Association for the Advancement of Computing in Education e a Society for Information Technology and Teacher Education.

 

Maria das Graças Vieira

 

Doutora em Educação pela UFPB, bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Administração Financeira. Atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica das Faculdades ASPER e FAP.

 

Marilza de Oliveira Santos

 

Doutoranda em Ciências da Educação (UMINHO/Portugal), mestre em Educação (Unincor/ Betim), Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga, bacharel em Direito. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG).

 

Marlene Dária de Lima Santos

 

Especialista em Pedagogia Empresarial pelo CEPEMG. Licenciada em Letras Neolatinas pela UFMG. Professora aposentada do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG).

 

 

Raphael Campos Cusati

 

Doutorando em Agroquímica pela UFV, Mestre em Agroquímica pela UFV, cursou Bacharelado e Licenciatura em Química (UFV). Professor do Colégio Equipe em Viçosa – MG.

 

Santuza Amorim da Silva

 

Doutora em Educação pela UFMG. Mestre em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas de Gerais/Mestrado em Educação (PPGE/UEMG).

 

Sara Clementina Silva

 

Mestre em Educação pela UEMG. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Professora do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Educação Infantil e Psicopedagogia da FaE/CBH/UEMG. Professora nos cursos de graduação da FACISA/BH e da UEMG.