Capa do livro: LINGUAGEM, DISCURSO, EDUCAÇÃO:<br>entremeios e leituras

LINGUAGEM, DISCURSO, EDUCAÇÃO:
entremeios e leituras

Autores: Fabí­ola Ferreira Ocampo - Sérgio Nunes de Jesus (Orgs)

Estrear como prefaciadora de um livro não é uma tarefa fácil. Contudo, a oportunidade de enveredar por mais uma seara da aprendizagem me permitiu aceitar o desafio e aqui estou ousando apresentar esta obra composta por uma coletânea de textos do professor Celso Ferrarezi Junior, Doutor em Linguística pela UNIR e pós-Doutor em Semântica pela UNICAMP.

Em 2009, por ocasião de uma visita que fiz ao município de Guajará-Mirim, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o prof. Ferrarezi e, logo, reconheci um “Indivíduo de Caráter Irrepreensível” (CI). Sua simplicidade em falar da educação e de seus “entremeios” me encantou e passei a ser uma leitora assídua do “Artefato Cultural”. Algumas vezes, cheguei a arriscar comentários dos textos postados e, em um deles, fui brindada com uma de minhas observações.

O jeito inteligente, bem-humorado, sincero, mas, sem perder de vista a criticidade necessária na qual a temática educação merece ser tratada, o faz contar histórias que nos levam a refletir sobre como a educação é construída em nosso país e no imaginário das pessoas. Isto faz da ideia dos organizadores desse livro, Fabíola e Sérgio, uma bela oportunidade para estender a outras pessoas o contato com o universo de pensamentos que o professor Ferrarezi nos proporciona.

Ao abordar temas delicados como a falta de qualidade da educação e a falta de comprometimento e ética de alguns profissionais que se dizem “educadores” nos leva a meditar sobre o papel que devemos efetivamente ter para buscar uma nova educação formada por CI’s.

Ao ler os textos deste livro muitas vezes me enxerguei neles e percebi quantos indivíduos “urubuescos” convivem conosco sem que nada possamos fazer para extirpá-los. Alguns desses textos foram escritos há mais de uma década, mas continuam atuais. Isto nos leva a questionar “Por que os automóveis e computadores evoluem com tal velocidade e o elemento humano que os cria teima em continuar na ignorância?” “Por que o velho/atual discurso que apregoa que a educação é a salvadora/redentora do mundo não é capaz realmente de promover uma revolução ‘educadológica’?” Talvez isso possa ser explicado por umas das reflexões do Celso no texto “O Lobo Mau mora no atalho”:

 

[...] Conhecimento fere o fundo da alma e, para poder extirpar as raízes e cicatrizes deixadas pela Ignorância e sua família, ele procede uma operação cruel, sem anestesia, um arrancar abrupto, que decepa de nós pedaços de nossa carne, de nossa alma e de nossa história. [...]

 

Ou seja, parece mais fácil permanecer na ignorância, fingir que não sabe ou que não tem culpa ou ainda que a culpa seja do outro, do que se comprometer com o verdadeiro conhecimento que leva à sabedoria. Porque obter conhecimento dá muito trabalho.

Faço parte da 2ª geração de educadoras de minha família e aprendi, com outras palavras, o conceito de ‘Desenvolvimento Suficiente’ proposto pelo professor Celso na prática. Considero-me sortuda por isso e grata à minha mãe e tias por terem me ensinado que para ser feliz é preciso dar mais valor ao ‘ser’ verdadeiramente humano e não ao ‘ter’ o bem material em si. Por isso, creio que os princípios abordados nos textos a seguir levarão o leitor a buscar os aspectos intelectual, emocional, social, espiritual que compõem a formação do ser humano e que devem ser explorados infinitamente por meio da educação que liberta.

Por fim, agradeço ao professor Sérgio Nunes de Jesus por ter me presenteado com esse convite que oportunizou a leitura da seleção de textos do professor Celso Ferrarezi Junior. Só me resta convidar o leitor para mergulhar em um manancial de histórias que o possibilitará ao crescimento enquanto ser humano e enquanto profissional da educação.

 

 

Mércia Gomes Bessa Coelho

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO.

Impresso
de R$ 48,23 por
R$ 40,32
Digital
de R$ 48,23 por
R$ 33,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-505-5
DOI: 10.24824/978858042505.5
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

LINGUAGEM, DISCURSO, EDUCAÇÃO:<br>entremeios e leituras

Celso Ferrarezi Jr

Paulistano de nascimento, atualmente residente em Alfenas, MG. Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989), mestrado (1997) e doutorado (1998) em Linguística com enfoque em Semântica e pós-doutorado (2005) pela Universidade Estadual de Campinas também em Semântica. É autor, de vários livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas, dentre os quais "Gramática do Brasileiro" (2008), “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie” (2010) e “Semântica para a Educação Básica” (2008), "Guia do Trabalho Científico" (2011) e “Sintaxe para a Educação Básica” (2012). Também escreveu mais de 200 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atualmente é professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição e teorias semânticas da linguagem.