Capa do livro: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:<br>limites e possibilidades de uma política de inclusão

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
limites e possibilidades de uma política de inclusão

Autores: Marialva L. Moog Pinto

Qualidade da Educação Superior e o Prouni: Limites e Possibilidades de uma Política de Inclusão teve como foco central a qualidade da educação superior. O estudo se propôs a investigar o Programa Universidade para Todos – PROUNI, enquanto uma política de inclusão na Educação Superior, com o intuito de averiguar se a presença dos bolsistas deste Programa impacta a qualidade de ensino nas Instituições que os acolhem. A abordagem metodológica assumiu a condição de estudo de caso, tomando como foco uma universidade da região sul do Brasil. Para o aprofundamento dos conceitos de qualidade na educação superior, foram feitas, ainda, algumas entrevistas com professores da Universidade de Sevilha, por ocasião do estágio sanduíche, com beneficio da bolsa do CNPq. Como resultado do estudo foi possível ensaiar alguns indicadores de qualidade da educação superior e, mais especialmente, do ensino de graduação. Os dados empíricos foram organizados em cinco categorias, expressas como: Democratização e ampliação do acesso na educação superior; Permanência dos estudantes na universidade; Ascensão na escala social, tendo em vista a condição familiar do estudante; Sucesso no percurso acadêmico; Qualificação do estudante no espaço laboral; e Consolidação de valores democráticos de equidade e solidariedade. Com os dados obtidos através da empiria foi possível fazer algumas inferências. A mais ampla e geral informa que a presença dos alunos bolsistas do Prouni não impacta negativamente a qualidade da Educação Superior, na opinião dos professores, gestores e dos próprios estudantes participantes da pesquisa. Entretanto, os dados quantitativos evidenciam uma significativa evasão, que aponta o rendimento acadêmico insuficiente como um dos principais motivos de tal fenômeno. Esses estudantes evadidos, mesmo que silenciosamente, - já que não se constituíram como amostra nesse estudo -, estão indicando uma condição diferente, que tensiona os resultados obtidos que decorrem daqueles que permanecem na Instituição com bom desempenho acadêmico. Esse dado está estimulando a necessidade de repensar as políticas governamentais e institucionais, no sentido de prever maior apoio aos bolsistas durante o percurso de formação e aprofundar as causas da evasão. Ainda assim, os dados reforçam a importância das políticas de ação afirmativa, com o intuito de minorar as diferenças de oportunidades educacionais que se evidenciam em sociedades desiguais, como é o caso do Brasil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-372-3
DOI: 10.24824/978858042372.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:<br>limites e possibilidades de uma política de inclusão

Marialva Moog Pinto

É doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), orientada pela Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha, com a temática Pedagogia Universitária e Qualidade da Educação Superior. Fez o doutorado sanduiche na Universidade de Sevilha – Espanha, orientada pelo Prof.Dr.Carlos Marcelo Garcia, do Departamento de didática e Organização da Aprendizagem. É mestre em educação também pela UNISINOS (2003). É especialista em “Projeto de Formação por e-Learning”(Plataforma Moodle), pela Universidade de Sevilha – Projeto Prometeo. Foi bolsista pela Rede Investigadores da Educação Superior-RIES, investigando para o edital do Observatório de Educação CAPES/INEP, com a temática Indicadores de Qualidade da Educação Superior (2007 a 2009). É especialista em Psicopedagogia Institucional e graduada em Pedagogia(2000). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia no Complexo de Ensino Superior - Faculdade Inedi. Integrante do grupo de pesquisa da Profa.Dra. Maria Isabel da Cunha – UNISINOS.