Capa do livro: RITUAIS E LINGUAGENS DA CENA:<br>trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade

RITUAIS E LINGUAGENS DA CENA:
trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade

Autores: Gustavo Côrtes - Inaicyra Falcão dos Santos - Mariana Baruco Machado Andraus (Orgs)

Este livro reúne artigos de pesquisadores do campo de estudo das artes da cena vinculados a diferentes instituições de ensino superior no Brasil que utilizam a proposta Corpo e Ancestralidade, criada pela profa. Dra. Inaicyra Falcão dos Santos, na realização de seus trabalhos. Essa proposta teve como eixo inicial estético a vivência pessoal de Inaicyra com a ancestralidade africana da cultura Iorubá, na Nigéria, e de seus descendentes no Brasil. A elaboração dessa obra em forma de coletânea é uma iniciativa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Rituais e Linguagens: Elaboração Estética, atuante junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e certificado pelo CNPq. Tais estudos geraram resultados que, quando inseridos na prática docente, encontraram eco e ramificações em trabalhos acadêmicos e artísticos realizados por todo o país pelos autores deste livro. As pesquisas apresentadas neste trabalho podem auxiliar na construção novos conhecimentos no campo das artes, especialmente para as pesquisas em dança, contribuindo para fomentar discussões diante da escassa bibliografia no contexto acadêmico sobre conceitos estéticos e ideológicos alicerçados na questão negro-africana e na cultura popular brasileira. Assim, esta obra descortina pesquisas que incorporam a pluralidade cultural brasileira, por meio das histórias individuais e dos movimentos tradutórios de matrizes encontradas nas mais diversas manifestações populares por todo o país.  

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-282-5
DOI: 10.24824/978858042282.5
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RITUAIS E LINGUAGENS DA CENA:<br>trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade

Inaicyra Falcão dos Santos (Org.)

Professora livre-docente no Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Rituais e Linguagens: A Elaboração Estética. Frequentou cursos de dança em escolas europeias e americanas, ressaltando o Studio Alvin Ailey, em New York, e o Laban Centre for Movement and Dance, na Inglaterra. Realizou Mestrado na Universidade de Ibadan, na Nigéria, e Doutorado em Educação na USP, São Paulo. Autora do Livro Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação (Editora da UFBA, 2001; Editora Terceira Margem, 2006), e do CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá (2000).

 

Gustavo Côrtes (Org.)

Fisioterapeuta, Professor de Educação Física, Bailarino e Coreógrafo especializado em danças brasileiras. Professor Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela FAE-UFMG, Doutorando no Instituto de Artes da UNICAMP em Artes da Cena. Professor convidado da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). Diretor e coreógrafo do Grupo Sarandeiros com participação nos principais festivais de folclore do Brasil e do mundo. Autor do livro Dança, Brasil!, Ed. Leitura, 2000.

 

Mariana Baruco Machado Andraus (Org.)

Graduada em Dança, Mestre em Artes e Doutoranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Iniciou sua trajetória em dança como bailarina clássica. Participou de grupos de dança nas cidades de Campinas-SP e São Paulo-SP. Instrutora de wushu (arte marcial chinesa), sistema tanglangquan, e praticante de qigong e taijiquan, há dez anos desenvolve pesquisas relacionando técnicas de improvisação em dança e artes marciais. Autora do livro Kungfu/Wushu: Luta e Arte, publicado pela Editora Annablume, em 2010.

 

Andréa Cunha Silva

Psicóloga, Mestre em Artes pela Unicamp, com especialização em Psicologia Analítica pela Unicamp. Trainee em formação analítica pelo IPAC (Instituto de Psicologia Analítica de Campinas) – Campinas-SP. Professora convidada do curso de especialização em Arte Terapia na FCM (Faculdade de Ciências Médicas) - Unicamp.

 

Carla Cristina Oliveira de Ávila

Artista-docente graduada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela UNICAMP (1995), Mestre em Artes pela UNICAMP (2007). Pesquisadora em arte-educação, atuou como bailarina-pesquisadora no Caleidos Dança e Cia. (1997- 2001) e estudou Inteligências Múltiplas em Boston-USA (2003). Foi professora Assistente I do Departamento de Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa-MG, Curso de Graduação em Dança, 2005 até 2009. Atualmente é coordenadora e professora na Universidade Federal da Grande Dourados-MS, no curso de Graduação em Artes Cênicas. Pesquisadora das manifestações populares em comunidades rurais, afrodescendentes e indígenas no Mato Grosso do Sul.

 

Evani Tavares Lima

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atuou em diversos espetáculos: A Sombra de Quixote (direção de Cacá Carvalho e Roberto Bacci); Os Iks (direção de Francisco Medeiros), O Sonho (direção de Gabriel Vilela). Autora do livro Capoeira Angola como Treinamento para o Ator, pela Fundação Pedro Calmon (2008).

 

Lara Rodrigues Machado

Graduada em Dança, Mestre em Artes e Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Maria de Lurdes Barros da Paixão

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Artes e Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada pelo curso de Especialização em Coreografia da Universidade Federal da Bahia. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sócia-pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas (ABRACE). Desenvolve pesquisas sobre a reelaboração etno-ético-estético-coreográfico-dramatúrgica das matrizes estéticas culturais da cultura brasileira na dança e performances contemporâneas.

 

Renata de Lima Silva

Professora adjunta do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás. Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, onde também se graduou em Dança. Diretora do Núcleo de Dança Coletivo 22, grupo que atua  em São Paulo e em Goiânia com pesquisa em dança brasileira contemporânea.  Capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô (Mestre Plínio). Em suas vivências artísticas, fez parte do Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo e da Cia. de dança negra contemporânea Batá-Kotô.

 

Sayonara Pereira

Professora efetiva da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Doutora e Pós-Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora, coreógrafa, pedagoga em dança pela Hochschule Für Musik-Köln. Estudou dança e atuou profissionalmente na Alemanha durante 19 anos (1985-2004), onde, a convite da coreógrafa e bailarina alemã Susanne Linke, aperfeiçoou-se na Folkwang Hochschule – Essen (1985), Escola Superior dirigida por Pina Bausch. Coautora do projeto da “São Paulo faz Escola” (SEESP) desde 2007, escrevendo para os Cadernos do Professor e do Aluno: Arte – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Autora do livro: Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO, publicado pela Editora Annablume (2010). Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tanztheater (LAPETT), na ECA-USP.

 

Vera Cristina Santos e Silva de Athayde

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de graduação em dança da Universidade Anhembi-Morumbi.

 

Yaskara Manzini

Mestre em Artes e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora artístico-pedagógica de dança no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Andréa Cunha Silva

Psicóloga, Mestre em Artes pela Unicamp, com especialização em Psicologia Analítica pela Unicamp. Trainee em formação analítica pelo IPAC (Instituto de Psicologia Analítica de Campinas) – Campinas-SP. Professora convidada do curso de especialização em Arte Terapia na FCM (Faculdade de Ciências Médicas) - Unicamp.

 

Carla Cristina Oliveira de Ávila

Artista-docente graduada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela UNICAMP (1995), Mestre em Artes pela UNICAMP (2007). Pesquisadora em arte-educação, atuou como bailarina-pesquisadora no Caleidos Dança e Cia. (1997- 2001) e estudou Inteligências Múltiplas em Boston-USA (2003). Foi professora Assistente I do Departamento de Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa-MG, Curso de Graduação em Dança, 2005 até 2009. Atualmente é coordenadora e professora na Universidade Federal da Grande Dourados-MS, no curso de Graduação em Artes Cênicas. Pesquisadora das manifestações populares em comunidades rurais, afrodescendentes e indígenas no Mato Grosso do Sul.

 

Evani Tavares Lima

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atuou em diversos espetáculos: A Sombra de Quixote (direção de Cacá Carvalho e Roberto Bacci); Os Iks (direção de Francisco Medeiros), O Sonho (direção de Gabriel Vilela). Autora do livro Capoeira Angola como Treinamento para o Ator, pela Fundação Pedro Calmon (2008).

 

Lara Rodrigues Machado

Graduada em Dança, Mestre em Artes e Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Maria de Lurdes Barros da Paixão

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Artes e Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada pelo curso de Especialização em Coreografia da Universidade Federal da Bahia. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sócia-pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas (ABRACE). Desenvolve pesquisas sobre a reelaboração etno-ético-estético-coreográfico-dramatúrgica das matrizes estéticas culturais da cultura brasileira na dança e performances contemporâneas.

 

Osvanilton de Jesus Conceição

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Ator, arte-educador e pesquisador de cultura popular brasileira, com ênfase em teatro de rua e suas implicações para o trabalho do ator através de danças regionais, músicas do cancioneiro popular brasileiro e jogos tradicionais.