Capa do livro: IMAGENS, ARQUIVO E FICÇÃO EM GUIMARÃES ROSA

IMAGENS, ARQUIVO E FICÇÃO EM GUIMARÃES ROSA

Autores: Sílvio Augusto de Oliveira Holanda (Org)

Propusemos a diversos pesquisadores brasileiros pensar a obra rosiana sob a perspectiva interdisciplinar, estabelecendo vínculos temáticos importantes entre documento e ficção, sociedade e narrativa, literatura e guerra, literatura e pintura, etc. Assim compreendida, a obra rosiana revela-se instigante não só em seus aspectos estritamente linguísticos, mas também na sua dimensão de leitura não-restritiva da sociedade contemporânea. Os artigos enfocam textos de arquivo, diários de guerra, a primeira versão da crônica “O mau humor de Wotan” (29.02.1948 — Correio da Manhã), Grande sertão: veredas, Primeiras estórias e “Buriti”, entre outros, sob uma perspectiva interdisciplinar. Desse modo, os autores aqui reunidos, professores exponenciais vinculados a diversas universidades brasileiras, nos possibilitam um novo e deslocado olhar acerca da ficção rosiana.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-266-5
DOI: 10.24824/978858042266.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

IMAGENS, ARQUIVO E FICÇÃO EM GUIMARÃES ROSA

Edna Nascimento

(Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq)

 

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (1987) e Livre-docente em Linguística (UNESP, 1997). Atualmente, está aposentada da UNESP e atua como professora e orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). Presidente do GEL no biênio 1993-1994. Líder do Grupo de Pesquisa “Texto e Discurso: sentido, representação e comunicação” (GTEDI), sediado na Universidade de França, de 2006 a 2010. Membro do grupo de pesquisa “CASA” (Cadernos de Semiótica Aplicada), sediado na UNESP de Araraquara. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Nível 2. Consultora ad hoc CNPq e CAPES. Docente do curso de graduação em Letras e do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN) de 2006 a 2010 e Coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN (03/2006 a 05/2008).

 

 

Eneida Maria de Souza

(Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq)

 

Professora titular em Teoria da Literatura da UFMG; professora Emérita da UFMG; doutora em Literatura Comparada — Semiologia — Université de Paris VII (1982). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: critica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e crítica brasileira. Últimos títulos publicados: Crítica cult (2002-2007); Pedro Navao risco da memória (2004); Tempo de pós-critica (2007), O século de Borges (2a edição, 2009), Correspondência — Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa (Organização, introdução e notas, 2010); Janelas indiscretasEnsaios de crítica biográfica (2011). Participa do projeto do Acervo de Escritores Mineiros da FALE/UFMG, com a pesquisa “Biografias saem dos arquivos II”. Atua como membro do comitê editorial de várias revistas nacionais, destacando-se, entre elas, a revista Margens/Márgenes, de âmbito internacional. Assessora ad hoc da CAPES, FAPERJ, FAPESP, FAPESB, CNPq, UERJ. Exerce atividades interinstitucionais como professora-visitante em várias universidades brasileiras, como a UFBA, UERJ, PUC/Rio, UFJF, UFRN, UFC, UFRGS, além de universidades estrangeiras, como as de Nottingham (Inglaterra), Poitiers (França), San Andrés (Argentina). Bolsa de Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES), na UFSJ-2010/2012.

 

 

Fabio Camargo

 

Professor da UNIMONTES. Possui Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, práticas de leitura, prática docente, teoria da literatura e representação, literatura infanto-juvenil e literatura e homoerotismo. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a produção dos seguintes autores: Machado de Assis, Lúcio Cardoso, João Gilberto Noll e João Guimarães Rosa.

 

 

Kathrin Rosenfield

 

Possui graduação em Letras pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1981), mestrado em Antropologia Histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ciência da Literatura pela Universidade de Salzburg (1984). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética, Filosofia e Literatura, literatura brasileira, Psicanálise, Arte.

 

 

Maria Célia Leonel

 

Doutorado em Letras Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1985). É livre-docente (1998) e professora titular (2007) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: narrativas brasileiras, modernismo brasileiro, Guimarães Rosa, Machado de Assis, teorias e crítica da narrativa, literatura e história.

 

 

Marli Fantini

(Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq)

 

Professora Associada II (Graduação e Pós-Graduação) da Faculdade de Letras da UFMG. Áreas: Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Literatura Brasileira. Coordenadora da Câmara de Pesquisa da FALE/UFMG (2006-2010), Presidente da Comissão Editorial da Ed. FALE/Ed. da UFMG (2006-2010), Chefe Departamento de Semiótica e Teoria da Literatura (2001-2003), Diretora do CESP — Centro de Estudos Portugueses da UFMG (2001-2003); Vice-Diretora do CESP (1999-2001) e Editora da Revista do CESP; Consultora e parecerista ad hoc da CAPES, CNPq, POSLIT e Câmara de Pesquisa da FALE. Líder (CNPq) do Grupo de pesquisa “REDES”; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa “MESCLA” (FALE/UFMG). Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na USP (2003-2004); na UERJ e na Universidade de Lisboa (2010-2011). PRÊMIO JABUTI 2005: 1º LUGAR em Teoria da Literatura/Crítica com o livro Guimarães Rosa: fronteiras, margens, passagens.

 

 

Rosalina Henrique

 

Mestrado em Letras (Estudos Literários) pela UFPA (2011). Graduada em Pedagogia com Habilitação para o Magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado do Pará (2005) e em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa (2008) e Língua Inglesa (2010) pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora colaboradora do projeto EELLIP (2008-2011). Professora de Língua Portuguesa e Inglesa no Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (CETAM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e crítica literária, Estética da Recepção e Guimarães Rosa.

 

 

Sandra Vasconcelos

(Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq)

 

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (Bolsa-FAPESP) e na Universidade de Manchester (Bolsa-CAPES). Foi pesquisadora visitante no Center for Brazilian Studies da Universidade de Oxford (Reino Unido). Atualmente, é professora titular de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Editorial dos periódicos Itinerários (UNESP) e Estudos Anglo-Americanos (ABRAPUI). Autora de Puras Misturas (HUCITEC/FAPESP, 1997), Dez Lições sobre o Romance Inglês do Século XVIII (Boitempo, 2002) e A Formação do Romance Inglês: ensaios teóricos (HUCITEC/FAPESP, 2007), que recebeu o Prêmio Jabuti 2008 na categoria Teoria/Crítica Literária. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: romance inglês, relações Inglaterra-Brasil no século XIX, romance brasileiro, Guimarães Rosa. Participou do projeto temático (FAPESP) “Caminhos do romance no Brasil: séculos XVIII e XIX” (2004-2007). É curadora do Arquivo João Guimarães Rosa, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Coordena o Laboratório de Estudos do Romance e participa do projeto temático (FAPESP) “A circulação transatlântica dos impressos a globalização da cultura no século XIX”.

 

 

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda

 

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará, tendo sido coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (2009-2011) da referida instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Literatura brasileira, literatura da Amazônia e recepção crítica. Últimos títulos publicados: Crítica e Literatura (Belém: EDUFPA/ Rio de Janeiro: De Letras); Guimarães Rosa: novas perspectivas (Curitiba: CRV) e Narrativa e recepção: séc. XIX e XX (Niterói: EDUFF). Coordenador do grupo EELLIP, cadastrado no CNPq, e do projeto “Recepção crítica de Guimarães Rosa” (RCGR), com financiamentos do CNPq, FAPESPA e FADESP.

 

 

Telma Borges

 

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente, é professora do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros e Professora Adjunta na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Camões, Cesário Verde, Guimarães Rosa, Salman Rushdie, Literatura Brasileira contemporânea, Teoria da Literatura, Memória, Identidade, Gênero e Alteridade.

 

 

Waldete Freitas Barbosa

 

Licenciatura plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-graduação (Especialização) em Língua Portuguesa e Análise Literária pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos Literários) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora do Ensino Fundamental e Médio, vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC).