Capa do livro: CURRÍCULO ESCOLAR:<br>das concepções histórico-epistemológicas a sua materialização na prática dos contextos escolares

CURRÍCULO ESCOLAR:
das concepções histórico-epistemológicas a sua materialização na prática dos contextos escolares

Autores: Diva Spezia Ranghetti - Verônica Gesser

Esta obra aborda o currículo escolar a partir de sua gênese histórico-epistemológica, a polissemia de sua conceituação e de sua caracterização histórica. Apresentamos as teorias e paradigmas curriculares que historicamente vem demarcando o campo no Brasil e no mundo. Caracterizamos também o contexto das políticas públicas de currículo no Brasil e suas influências a partir do contexto internacional. No contexto da prática do currículo apresentamos algumas políticas brasileiras e também alguns modelos de organização dos currículos escolares, partindo dos clássicos, incluindo proposições da atualidade. Nesta linha, essencialmente didático-pedagógica, apresentamos aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento de propostas curriculares. Por fim, indicamos algumas reflexões sobre o papel dos professores no que se refere ao currículo escolar, tomando este protagonista como sujeito decisivo no âmbito do currículo em ação. Pela obra, as autoras, num enfoque bastante didático, tiveram como objetivo fazer este itinerário de modo que pudessem subsidiar tanto a formação acadêmica e científica, nos diferente espaços das universidades brasileiras, quanto orientar os profissionais da educação em suas práticas escolares.

Impresso
de R$ 52,21 por
R$ 40,16
Digital
de R$ 48,23 por
R$ 30,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-240-5
DOI: 10.24824/978858042240.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CURRÍCULO ESCOLAR:<br>das concepções histórico-epistemológicas a sua materialização na prática dos contextos escolares

Verônica Gesser

É Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA e Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professora da Educação Básica desde 1984 até 1993 na rede pública de ensino. Atua no Ensino Superior desde 1993, prioritariamente como docente e pesquisadora. Já atuou na Gestão Acadêmica de cursos de graduação e também como docente em programas de formação continuada de professores das redes públicas e privadas do ensino fundamental e superior. Atua também como assessora educacional (nas áreas do Planejamento e Desenvolvimento do currículo e da avaliação) nos municípios e Universidades da região.  Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação. Atua também no ensino de graduação no curso de Pedagogia e Núcleo das Licenciaturas da Univali. É pesquisadora do CNPQ e credenciada pelo INEP como avaliadora de cursos e instituições do ensino superior brasileiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Currículo, Avaliação e formação docente.

 

Diva Spezia Ranghetti

Nasceu em Luiz Alves (SC). Cursou as Séries Iniciais do Primeiro Grau numa escola isolada, na localidade de Primeiro Braço do Norte, Massaranduba (SC). As Séries Finais e o Ensino Médio- Modalidade Magistério, cursou no Colégio Estadual General Rondon, Massaranduba (SC). Em 1985 concluiu o Curso de Pedagogia. Em 1999 obteve o curso de Mestre em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde também realizou seu doutorado, concluído em 2005. Atuou como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na formação de professores do curso de Magistério, no Ensino Médio, no Curso de Pedagogia e em cursos de Especialização. Exerceu também a  função de Secretária de Educação. Suas pesquisas têm ênfase nas questões da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade no currículo escolar e na formação de professores. É professora do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina.