Capa do livro: PERCURSOS IDENTITÁRIOS DE FORMADORES DE PROFESSORES:<br>o papel do contexto institucional, das diferentes áreas do conhecimento e das disciplinas

PERCURSOS IDENTITÁRIOS DE FORMADORES DE PROFESSORES:
o papel do contexto institucional, das diferentes áreas do conhecimento e das disciplinas

Autores: Leanete Teresinha Thomas Dotta

       A formação de professores tem se constituído em um campo de crescente interesse investigativo nas últimas décadas. Apesar do avanço dos estudos no que se refere à formação de professores, uma lacuna, que aos poucos começa a ser preenchida, foi detectada por autores que se dedicaram a mapear os estudos empreendidos. Trata-se da formação dos formadores de professores. Sabemos que as pesquisas no campo da docência na educação superior têm avançado significativamente, contudo no que se refere especificamente aos formadores de professores os estudos são relativamente escassos.

        Considerando o professor formador de professores na educação superior como ator social de fundamental importância no processo de formação de futuros professores, esta obra apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo central conhecer e analisar as identidades profissionais docentes de formadores de professores de cursos de Licenciaturas, construídas a partir da organização administrativa e acadêmica das instituições em que atuam; das disciplinas que ministram; e, do campo de conhecimento do curso em que atuam.  Assim, numa perspectiva sociológica, buscou conhecer as identidades profissionais docentes de formadores de professores, dando ênfase a alguns de seus processos constitutivos.

À luz do referencial teórico-metodológico do campo das identidades profissionais, foi identificado o papel fulcral, na constituição identitária dos sujeitos, dos seguintes aspectos: formação inicial e dinâmica institucional em que essa constituição ocorreu; as especificidades do contexto de trabalho, de acordo com o tipo de instituição; e, a relações com os outros significativos. Nos sujeitos do estudo, a dupla transação entre a formação – em seu caráter subjetivo/biográfico – e o contexto de trabalho – em seu caráter objetivo/relacional – resultou em identidades marcadas pela continuidade e reconhecimento.

Impresso
de R$ 72,42 por
R$ 64,36
Digital
de R$ 72,42 por
R$ 50,69

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-166-8
DOI: 10.24824/978858042166.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PERCURSOS IDENTITÁRIOS DE FORMADORES DE PROFESSORES:<br>o papel do contexto institucional, das diferentes áreas do conhecimento e das disciplinas

Leanete Teresinha Thomas Dotta

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Educação e Pedagoga. Pesquisadora no campo da Formação de Professores, possui experiência como docente e coordenadora pedagógica na Educação Básica e como docente na Educação Superior.