Autores: Alessandro Martins Prado - Claudia Karina Ladeia Batista - José Antonio de Souza - Doracina Aparecida de Castro Araujo (orgs.)
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Os autores deste trabalho não tiveram a pretensão de “ensinar” escolas, professores e cidadãos a serem críticos, inovadores e criativos, mas, a partir de seus pontos de vista, desvelam segredos e novos sentidos para a pesquisa, para a formação cidadã e para o ensino; contemplando, assim, perspectivas que norteiam, no século XXI, a vida acadêmica e relacionam a práxis educacional, direitos fundamentais e política, eixos coadunados deste trabalho.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-179-8
DOI: 10.24824/978858042179.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Alessandro Martins Prado
Mestre em Direito pela Unitoledo/Araçatuba. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) – Unidade Universitária de Paranaíba. Líder dos Grupos de Pesquisa “Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, Interdisciplinaridade e Efetivação Possível” e “Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável”.
Claudia Karina Ladeia Batista
Mestre em Direito pela Universidade Toledo de Araçatuba-SP (Unitoledo). Professora nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos de graduação em Direito e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Unidade Universitária de Paranaíba..
Doracina Aparecida de Castro Araujo
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Direitos Humanos e em Educação e de Graduação em Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (Geppe/Uems).
José Antonio de Souza
Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Docente do curso de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Direito, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Unidade Universitária de Paranaíba e pesquisador do Grupo de Estudos Linguística e Ensino.
Ademilson Batista Paes
Doutor
Aires David de Lima
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul do curso de Direito. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas
Ana Maria Ortega Alonso
Mestre em Direito pela Unitoledo/Araçatuba. Professora das Faculdades Integradas de Paranaíba - Fipar, de Paranaíba – MS e da Faculdade Aldete Maria Alves – Fama, de Iturama – MG. Advogada. Membro da comissão Oab vai à Escola. Integrante do grupo de pesquisa “Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, interdisciplinaridade e efetivação possível”.
Claudinei Jacobs Göttems
Mestre e doutorando em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino (Ite) – Bauru/SP. Professor universitário. Advogado.
Cristiane Pereira de Morais e Sousa
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (Ufms). Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Pesquisador do Grupo de Estudos Linguística e Ensino da Uems-MS.
Daniela Bridon dos Santos Reis Brandão
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms). Integra o Grupo de Pesquisas Políticas, Programas, Processos Comportamentais e Psicossociais em Saúde (Pcepsi).
Djalma Querino de Carvalho
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pedagogia e Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).
Elson Luiz de Araujo
Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, do curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e de graduação
Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estágio de Pós-doutoramento
Fernando Luís Oliveira Athayde
Mestre em Educação pela Universidade Católica D. Bosco (Ucdb), doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Paranaíba (Fipar). Pesquisador do Gepheb.
Gabriela Massuia Motta
Mestre em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems).
Gabriel Luis Bonora Vidrih Ferreira
Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (Uea). Doutorando em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (Ite) – Bauru/SP. Professor de Direito Ambiental e Direito Agrário do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Líder dos Grupos de Pesquisa “Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável” e “Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, Interdisciplinariedade e Efetivação Possível”.
Geórgea Suppo Prado Veiga
Mestre em Educação pela Universidade Católica D. Bosco (Ucdb), doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Docente e coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia da Funec, Santa Fé do Sul (SP). Pesquisadora do Gepheb.
Geraldino Carneiro de Araújo
Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms). Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Docente do curso de Administração e Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Câmpus de Paranaíba (Ufms/Cpar). Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa de Gestão e Desenvolvimento Regional.
Gláucia Aparecida da Silva Faria Lamblém
Mestre em Direito pela Universidade Toledo de Araçatuba-SP (Unitoledo), cursando doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc/SP). Professora de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).
Isael José Santana
Mestre em Direito pela Fundação Eurípedes de Marília (SP). Docente dos curso de especialização
Ivan Márcio Gitahy Júnior
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Doutorando
Leni Aparecida Souto Miziara
Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (Ucdb). Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (Geppe) da Uems/Paranaíba.
Leonardo Brandão
Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (Ufgd) e Doutorando
Lisandra Moreira Martins
Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Toledo (Araçatuba-SP). Docente do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e das Faculdades Integradas de Paranaíba (Fipar). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Hermenêutica constitucional, argumentação jurídica e o processo judicial: a concretização dos direitos fundamentais pelo Poder Judiciário”.
Lucelia Tavares Guimarães
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems-Paranaíba). Pesquisadora do Grupo de Políticas Educacionais e Curriculares da Puc-SP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (Geppe) da UEMS/Paranaíba.
Marco Antonio Costa da Silva
Marcos Lübeck
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp). Docente do curso de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (Gepetno). Bolsista de Doutorado do CNPq.
Maria Silvia Rosa Santana
Doutoranda em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Marília). Docente auxiliar da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Pedagogia. Pesquisadora do Geppe, coordenando a linha de pesquisa Teorias e Práticas Educacionais e estudante do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural (Unesp).
Mário Lúcio Garcez Calil
Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (Araçatuba-SP). Docente do curso de especialização
Raquel Rosan Christino Gitahy
Rodrigo Bianchini Cracco
Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Professor dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems/Paranaíba). Pesquisador do grupo de pesquisas Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, Interdisciplinaridade e Efetivação Possível.
Silvane Aparecida de Freitas
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Estágio de Pós-doutoramento
Thiago Donda Rodrigues
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp). Docente do curso de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (Gepetno) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (Geppe).
Washington Cesar Shoiti Nozu
Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (Ufgd). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pesquisador do Geppe (Uems) e estudante do Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (Gepge/Ufgd).