Capa do livro: EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS:<br>e a contribuição do laboratório de pesquisa em tecnologias da informação e da comunicação - LATEC/UFRJ

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS:
e a contribuição do laboratório de pesquisa em tecnologias da informação e da comunicação - LATEC/UFRJ

Autores: Cristina Jasbinschek Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (org.)

          Neste volume, são apresentadas experiências com utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Online, em Programas de Capacitação de profissionais em serviço, assim como na formação de jovens profissionais em cursos de graduação da UFRJ.

          Visando um maior contato com projetos de implementação de plataformas no apoio à educação Online, o LATEC/UFRJ realizou pesquisas sobre diferentes situações, como a adoção de uma plataforma de ensino online pelo consórcio das universidades públicas do Rio de Janeiro, denominado CEDERJ. A necessidade de cuidados com o acompanhamento do processo acadêmico virtual envolveu questões de ensino aprendizagem e gerenciamento administrativo. Isso exigiu a adoção de ferramentas dotadas de flexibilidade para adaptarem-se às mais diversas necessidades dos cursos ofertados. Num segundo momento, apresenta-se uma análise sobre a especificação funcional, para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado na plataforma Moodle. A importância desse estudo situa-se no fato de tratar-se de um sistema de gerenciamento apoiado num projeto de software livre e aberto, que pode ser acessado gratuitamente e modificado segundo as necessidades.

            A percepção da importância dos portais de informação como espaços de imersão na Internet, capazes de conectar indivíduos de diferentes níveis socioeconômicos, oferecendo informações gerais ou especializadas, sobre diferentes temas, foi um outro tema importante no percurso investigativo realizado pelo LATEC/UFRJ e apresentado neste livro.

Impresso
de R$ 59,51 por
R$ 50,28
Digital
de R$ 59,51 por
R$ 41,66

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-116-3
DOI: 10.24824/978858042116.3
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS:<br>e a contribuição do laboratório de pesquisa em tecnologias da informação e da comunicação - LATEC/UFRJ

Cristina Jasbinschek Haguenauer

Graduada em Engenharia Civil pela UERJ (1985), Mestre em Engenharia pela PUC-RJ (1988) e Doutora em Ciências de Engenharia pela UFRJ (1997). Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ; atua em ensino, pesquisa e consultoria na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação, com foco em Educação a Distância, Capacitação Profissional, Formação Continuada, Hipermídia, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação e Realidade Virtual. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ.

 

 

Francisco Cordeiro Filho

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Educação pela UFRJ (1983), Licenciado em Física pela UFRJ (1967). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GEA/UFRJ); é vice-coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas e Teorias e Métodos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

 

 

Álvaro José Rodrigues de Lima

Cum Laude em Educação Artística - habilitação em Desenho e Mestre em Ciências em Arquitetura pela FAU da UFRJ. Professor Assistente da Escola de Belas Artes. Doutorando do Programa de Engenharia Civil da COPPE da UFRJ, área de concentração em Sistemas Computacionais na linha de pesquisa Visualização Científica e Realidade Virtual, no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE. Coordenador do GERGAV- Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais..

 

 

Ana Lúcia Quental Victorino

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou, junto  LATEC/UFRJ, do desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem...

 

 

 

Ericksson Rocha e Almendra

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFRJ (1976), mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ (1979) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ (1990). É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1977. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Hidrometalurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise termodinâmica, termodinâmica, lixiviação, síntese de cerâmicos e titânio. Foi coordenador de Curso de Graduação, Coordenador de Curso de Pós-Graduação e Chefe de Departamento. Desde março de 2006 exerce o cargo de Diretor da Escola Politécnica da UFRJ..

 

 

Fabiana Melo Macieira Lawinscky

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, professora de Língua Inglesa desde 1998. Atua junto ao Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ, desenvolvendo pesquisas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atualmente orienta o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem a ser utilizado como complemento ao ensino de Inglês para alunos que embarcados em plataformas de Petróleo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fabricia Silva de Carvalho

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou junto ao Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), no desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem..

 

 

 

 

Flavia Nogueira Martins

Mestranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ, pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2010) e graduada em Pedagogia (2002) pela UFRJ. É colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), onde realiza pesquisas nas áreas de Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Desenho Instrucional. Atuou como desenhista instrucional em empresas como QuickMind, Universidade Estácio de Sá e Affero.

 

 

João José Bignetti Bechara

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da UFRJ (1978), M. Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1984) e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ (2006). Tem experiência na área de educação de adultos, com interesse em educação a distância, e-learning, estilos de aprendizagem e Work Based Learning.

 

 

 

Laura Maria Miranda Delgado

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), com especialização em RH pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é analista de RH na Vale, atuando na área de educação e desenvolvimento de pessoas. Realiza pesquisas na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação, com foco em Educação a Distância, Capacitação Profissional, Formação continuada, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Realidade Virtual.

 

 

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ. Especialista em Psicologia da Propaganda e Marketing (1993) e Arteterapia em Educação e Saúde (1995) pelas FAHUP. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela UFRJ. Professora da rede Municipal do Rio de Janeiro desde 1988. Pesquisadora do GERGAV/EBA/UFRJ e do LATEC/UFRJ.

 

 

 

Marcus Vinicius Grandão Barboza

Dos 28 anos de atuação na área de educação, os últimos 15 anos foram dedicados à EAD (Educação a Distância), passando pela produção de material didático em papel, vídeo e web. Gerenciou e coordenou a implantação de projetos e cursos de EAD. Atualmente, finalizando o mestrado na Universidade Aberta de Lisboa em Pedagogia do E-learning para ampliar o conhecimento dos processos da educação globalizada.

 

 

 

 

Marcus Vinicius Mussi

Graduado em Letras Português/Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); graduado em Português/Inglês pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), com especialização em Língua Inglesa pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá-RJ (FIJ). Tem experiência em docência de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, cursos de idiomas, e coordenação administrativa e pedagógica em cursos de idiomas. Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de inglês do Centro de Treinamento de Idiomas (CTIN), pesquisador do LATEC/UFRJ. Mestrando bolsista (CNPq) do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ.

 

 

 

Marise Castello Branco Altro Lopes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Participou, junto ao Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), do desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atua como desenhista instrucional na empresa QuickMind.

 

 

 

 

 

Nelly de Mendonça Moulin

Doutora em Educação (PhD) pela Universidade da Califórnia - Los Angeles – UCLA. Mestre em Educação pela UFRJ, e Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília. Pesquisadora na área da Educação a Distância, onde se especializou na produção de material instrucional para a aprendizagem independente, numa abordagem reflexiva.

 

 

 

Patrícia de Souza Martins

Licenciada em Português-Inglês pela Universidade Federal Fluminense (1992), Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Professora do Colégio Pedro II há 15 anos, atuando no Ensino Básico e Médio. Área de interesse envolve práticas educativas mediadas pelas tecnologias digitais, com foco na aprendizagem de adolescentes e convergência cultural: redes sociais, games, Youtube, fanfics, entre outros.

 

 

Rodrigo Amorim Mota

Graduado em Comunicação Social - nas habilitações Produção Editorial (2003) e Jornalismo (2008), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como pesquisador associado junto ao Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisando sobre Portais de Informação e Comunidades Virtuais de Aprendizagem.