Capa do livro: REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO ENSINO

REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO ENSINO

Autores: Cristina Haguenauer - Gerson Gomes Cunha - Francisco Cordeiro Filho (org.)

A demanda crescente de educação e formação de jovens e adultos capazes de atender às características de cada área de conhecimento, num universo de mudanças constantes, incentivou o aprofundamento de pesquisas em torno do uso de novas tecnologias e de metodologias mais adequadas ao contexto atual. Ao mesmo tempo, os altos índices de evasão e insucesso dos alunos nos diversos cursos de formação profissional, apontaram para a urgência na busca por novas propostas de ensino.

Uma conceituação contemporânea de Museu relaciona sua importância a dois motivos significativos: a necessidade de preservação das produções da natureza e da genialidade humana e a importância da existência de um espaço cultural aberto para a visitação do público.

Mais recentemente relaciona-se a importância do Museu com o potencial de pesquisa e a existência de um local onde se organizam exposições, de forma a disseminar e popularizar a cultura e o conhecimento.

A aprendizagem em museus com uso de tecnologias digitais e Realidade Virtual foi foco de estudos exploratórios envolvendo a utilização de Motores de Games, Animação, Realidade Virtual, Multimídia e Tecnologias da Informação.

A importância deste trabalho concentra-se na disposição de professores, alunos e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, em participar de projetos que avaliaram a possibilidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, aliadas aos recursos da Realidade Virtual em contextos educativos.

Impresso
de R$ 64,36 por
R$ 56,29
Digital
de R$ 64,36 por
R$ 45,05

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-115-6
DOI: 10.24824/978858042115.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

REALIDADE VIRTUAL APLICADA AO ENSINO

Cristina Jasbinschek Haguenauer

Graduada em Engenharia Civil pela UERJ (1985), Mestre em Engenharia pela PUC-RJ (1988) e Doutora em Ciências de Engenharia pela UFRJ (1997). Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ. Atua em ensino, pesquisa e consultoria em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação a Distância, Capacitação Profissional, Formação Continuada, Hipermídia, Jogos Educativos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação e Realidade Virtual. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ.

 

Gerson Gomes Cunha

Doutor (2004) e Mestre (1991) em Engenharia Civil pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Atualmente é Engenheiro/Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sócio Gerente da Simset Tecnologia de Simulação Ltda., Pesquisador da Fundação COPPETEC e Coordenador do Grupo de Realidade Virtual aplicada do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (GRVa/LAMCE/COPPE/UFRJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Computação Gráfica, Plataformas Flutuantes, Exploração de Petróleo.

 

Francisco Cordeiro Filho

Doutor (1992) e Mestre (1983) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciado em Física pela UFRJ (1967). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GEA/UFRJ); é vice coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas e Teorias e Métodos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

 

Álvaro José Rodrigues de Lima

Cum Laude em Educação Artística - habilitação em Desenho e Mestre em Ciências em Arquitetura pela FAU da UFRJ. Professor Assistente da Escola de Belas Artes. Atualmente é doutorando do Programa de Engenharia Civil da COPPE da UFRJ, área de concentração em Sistemas Computacionais na linha de pesquisa Visualização Científica e Realidade Virtual, no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE. Coordenador do GERGAV- Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais. Tem como áreas de interesse Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

 

 

Augusto de Freitas Lohmann

Formado em Comunicação Social, nas habilitações Radialismo (2005) e Jornalismo (2009) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Desenvolve projetos de criação, desenvolvimento e manutenção de sites para empresas de todas as áreas e segmentos, utilizando linguagem html, php, asp ou actionscript (flash). Participa da equipe do LATEC/UFRJ desenvolvendo pesquisas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

Elomar Castilho Barilli

Doutora em Sistemas Computacionais/Realidade Virtual para Educação a Distância (COPPE/UFRJ), Mestre em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ) e Especialista em Gestão do Conhecimento. Pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Escola de Governo em Saúde, Coordenação de Educação a Distância. Docente dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública.

 

 

Janine Schirmer

Doutora em Enfermagem Materno - Infantil pela Universidade Federal de São Paulo (1995), Mestre em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983).Atualmente é Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência gestação, parto e nascimento, atenção a saúde da mulher e, ainda pesquisa na área de política pública de saúde, ética/bioética e doação e transplante de órgãos e tecidos.

 

Leonardo de Santa Marinha Pastorino de Almeida

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente faz parte da equipe de pesquisadores do Projeto Museu Virtual, que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Realidade Virtual Aplicada do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE/COPPE/UFRJ) em Parceria com o Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ. Tem experiência na área de Processamento de Dados, com ênfase em Software Básico.

 

Luiz Landau

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE/UFRJ- (1976) e Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ- (1973). Atualmente é professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), coordenador do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia do Programa de Engenharia Civil (LAMCE/PEC/COPPE/UFRJ) e consultor da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos- Coppetec.

 

Marcos Coutinho Monnerat Araujo

Mestrando em Sistemas Computacionais na Coppe/UFRJ, possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Comunicação Visual, Webdesign, Educação a Distância e Realidade Virtual, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, reconstrução 3D, design e educação à distância.

 

Valéria da Silva Fonseca

Doutora em Engenharia Civil, na área de concentração de Computação de Alto Desempenho/Sistemas Computacionais, pela na COPPE/UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO(1998), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UNIRIO(1982). Tecnologista Sênior em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora da área de Tecnologia Educacional da EAD/ENSP. Atua na área de Educação a Distância, com ênfase em Informática em Educação e Informática em Saúde.

 

 

Vânia Marins Nobre

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com dissertação sobre interfaces para Educação a Distância. Atualmente é coordenadora da disciplina de Introdução à Informática dos cursos de graduação a distância oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, das disciplinas de Informática Educativa I e II do curso de pós-graducação em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática e da disciplina de Mídias e Ambientes Virtuais do curso de pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância oferecidos pela UFF/UAB/CEDERJ. Possui experiência em design instrucional para Educação a Distância atuando nesta área desde 2004.

 

Diego de Jesus Penaforte

Graduado em Desenho Industrial habilitação em Programação Visual, pela Escola de Belas Artes/UFRJ tendo como projeto final um curta metragem de animação 3-D. Mestrando em Sistemas Computacionais na COPPE/UFRJ, onde pesquisa Realidade Virtual e Aumentada

 

 

Tereza Cristina Moraes do Nascimento

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras, com habilitação para Inglês e Língua Portuguesa pela FEUC desde 1988 e especialista em Psicopedagogia e Informática Aplicada à Educação. Desde 1991, trabalha no Serviço Público Municipal, lecionando para o ensino fundamental e desde 1998 trabalha no serviço público estadual, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa.