Capa do livro: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE:<br> comunicação, esperança e prática reflexiva

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE:
comunicação, esperança e prática reflexiva

Autores: Alvori Ahlert - José Porfírio de Souza - Terezinha Corrêa Lindino - Adelar Aparecido Sampaio - Verónica Gabriela Silva Piovani (Orgs.)

Grandes desafios se colocam sobre a educação para o século XXI e, diante disso, os professores precisam ter domínio sobre o papel determinante das dimensões éticas, ecológicas, sociais, pessoais e culturais para a construção de um conhecimento profissional que facilite a compreensão da realidade que caracterizam os atos educativos. Assim, a obraDESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: comunicação, esperança e prática reflexiva” intenta auxiliar os atuais e futuros professores, com reflexões sobre o contexto escolar.
Deste contexto, explora-se a importância da comunicação no espaço da sala de aula, a prática reflexiva na atuação docente e os fatores contribuintes para o desenvolvimento do mal/bem-estar docente. Neste sentido, trazemos o princípio da (des)esperança como ponto desencadeador de tais elementos, analisando assim a constituição e permanência da formação docente.
Esta obra procura apresentar pontos relevantes que analisam a crise e indica a reflexão dos desafios da profissão docente na atualidade, sugerindo estratégias de atuação frente às adversidades do contexto escolar. Os capítulos deste livro propõem a necessidade de uma abertura dialética no trato da discussão sobre o cotidiano escolar e de seus atores, por meio da formação inicial e continuada dos agentes envolvidos.

Impresso
de R$ 46,68 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 46,68 por
R$ 32,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0544-4
DOI: 10.24824/978854440544.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE:<br> comunicação, esperança e prática reflexiva
ADELAR APARECIDO SAMPAIO
Doutorado e Mestrado em Educação pela PUC-RS, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Licenciatura Plena em Educação Física. Possui experiência como docente na Educação Básica e Ensino Superior. Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no curso de Educação Física Licenciatura. Atua principalmente nas áreas de formação docente inicial e continuada, desenvolvendo pesquisas, oficinas e cursos nos seguintes temas: bem-estar docente, mal-estar docente, socialização profissional docente e Educação Física Escolar. É pesquisador dos grupos de pesquisas Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUC-RS e do GEPEFE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar) da UNIOESTE.

ALVORI AHLERT
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutorado em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestrado em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, e atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, ética, cidadania, educação ambiental educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa.

JOSÉ PORFIRIO DE SOUZA
Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2007). Graduação em Educação Física - UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1986). Atualmente é professor efetivo - UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar no Ensino Fundamental, Médio e Superior. A partir do ano de 2009 está atuando como professor da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental -, no curso de Licenciatura da Unioeste e faz pesquisa sobre a atuação e formação profissional em Educação Física. Entre os anos de 2011 a 2012 foi Coordenador de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura. 

TEREZINHA CORRÊA LINDINO
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1998), área Gestão da Qualidade. Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1994). Atualmente, é docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Marechal Cândido Rondon. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, na Unioeste/Campus Foz de Iguaçu e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais, na Unioeste/Campus Toledo. Líder do GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores e Vice-líder do GEPECIA Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais. Já atuou como coordenadora de estágio supervisionado em cursos de licenciatura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Qualificação Docente, Educação Ambiental e Ensino em Ciências.

VERÓNICA GABRIELA SILVA PIOVANI
Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Graduação em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física - Uruguai (2005). Atualmente é professora assistente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Educação Física, mídia-educação, tecnologias na educação.