Autores: Sueli Perazzoli Trindade - Ortenila Sopelsa
O desafio da educação, no tempo atual, encontra-se na formação transdisciplinar. Efetivamente, consiste em tornar os conceitos trabalhados em sala de aula significativos e, assim, promover a compreensão crítica dos conteúdos, mediante relações intersubjetivas, mediadas pelo diálogo, a partir da perspectiva dialética entre as partes e o todo, que constitui o centro da pedagogia mediadora da formação de subjetividades capazes de dar conta das demandas do atual processo histórico, marcado pelas incertezas, no qual o conhecimento precisa estar sempre se reconstruindo para acompanhar as transformações tecnológicas, enfim da historicidade contemporânea.
Os processos do ensino e da aprendizagem na escola precisam ser colaborativos, integradores, articuladores com as emoções e os sentimentos presentificados. O espaço escolar necessita permitir a aprendizagem. O professor precisa ser um aprendiz que se transforma junto com os alunos na construção da autoria e da autonomia.
Uma proposta transdisciplinar exige mais integração entre currículos e planejamento, ou seja, entre objetivos, conteúdos, atividades, métodos e avaliação. Isso implica mais relações entre os professores, o que pode ser traduzido por mais tempo para preparação e avaliação das aulas; mais estudos, leituras, reflexões e discussões.
No âmbito da educação, a transdisciplinaridade considera o aluno um ser integral em suas habilidades e competências para dialogar e construir um conhecimento significativo, que se encontra entre as diferentes áreas dos saberes, por meio das práticas pedagógicas que transcendem para além do ensino fragmentado disciplinar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0364-8
DOI: 10.24824/978854440364.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ORTENILA SOPELSA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação e líder do grupo de pesuisa de Formação Docente e Práticas Educativas. Atua como professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc nas disciplinas de Seminário de Pesquisa e Seminário de Dissertação. É membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Pedagogia e membro da Comissão Editorial da Revista Roteiro Unoesc e Ciência. Atua como Professora na graduação de Pedagogia e Psicologia com as disciplinas de Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância, Fundamentos da Educação na Infância e Psicologia da Aprendizagem. No Lato Sensu trabalha a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento. Possui experiência na área de construção do Projeto Político Pedagógico. Ministra palestras nas áreas do Ensino e da Aprendizagem, Formação Continuada de Professores, Formação de Professores, Relações Interpessoais na Educação e Estudos e Práticas da Educação Infantil.
SUELI PERAZZOLI TRINDADE
Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2015). Especialização em Lato Sensu em Letras, Linguísticas e Artes – Área de concentração em Arte e Ensino da Arte pela Universidade do Contestado- UNC (2008). Graduação em Artes Visuais com licenciatura e bacharel ado pela Universidade do Contestado- UNC (2006). Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC(2001). Atualmente atua como docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina, nos Cursos: Artes Visuais, Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo ministrando componentes curriculares específicos de Artes Visuais, Metodologia e Fundamentos das Linguagens Visuais, História da arte, Ensino da Arte; Estética na Arquitetura. Orientadora de estágio do Curso de Artes Visuais e Pedagogia e Coordenadora de área do PIBID. E na Escola de Educação Básica Estadual Inspetor Eurico Rauen no Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia e Artes Visuais, Ensino de Arte, História da Arte, Didática, Estética e Orientação de Estágio.