Capa do livro: O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E SEUS PROTAGONISTAS

O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E SEUS PROTAGONISTAS

Autores: Divanizia do Nascimento Souza - Veleida Anahi da Silva (Orgs)

O enfoque deste livro está na problemática do processo de ensino e aprendizagem, a partir dos olhares dos seus protagonistas, que são os professores, alunos e pais. Em seus capítulos, na perspectiva da relação com o saber, apresentam-se elementos para a reflexão sobre aprendizagens de saberes escolares, do sentido da escola para os jovens, do universo explicativo dos alunos da escola básica, das competências e dos objetivos desse ensino, dos desafios no ensino de ciências naturais e dos espaços e práticas comunicacionais nas escolas. Além disso, abordam-se sobre as concepções de professores relacionadas com os conhecimentos prévios dos alunos, sobre a eficácia do uso de jogos didáticos e softwares no ensino e de leituras no ensino de matemática. O livro foi construído a partir de pesquisas realizadas no universo acadêmico, que tiveram como objetivo principal possibilitar novos olhares sobre o saber desses protagonistas.

 

 

Impresso
de R$ 77,88 por
R$ 71,88
Digital
de R$ 77,88 por
R$ 54,52

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0178-1
DOI: 10.24824/978854440178.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E SEUS PROTAGONISTAS

ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRRETE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Nor­te (UFRN), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Graduada na área de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (UNIT). É professora do Departamento de Educação (DED) da Uni­versidade Federal de Sergipe e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – NPGED/UFS. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA), membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI), e do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação Tecnológica, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Formação de Professores.

ANTONIO JAILSON DOS SANTOS FONSECA

Licenciado em Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

DENIZE DA SILVA SOUZA

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN, mestre em Educação e licenciada em Matemática pela Univer­sidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Departamento de Matemática da UFS e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporanei­dade (EDUCON/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemá­tica (GEPEM/IFS).

DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA

Doutora em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática.

ELISÂNGELA DE ANDRADE SANTOS

Possui graduação em Física Licenciatura (2003), graduação em Física Mé­dica (2008) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é professora do Ensino Médio pela Secre­taria de Estado da Educação de Sergipe. 272

FERNANDO ANTÔNIO NASCIMENTO DA SILVA

Graduado em Economia (1989) e Psicologia (1996) e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Experiência profis­sional nas áreas de saúde mental.

GILSON DE BARROS LIMA

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe e profes­sor da rede estadual de ensino de Sergipe.

JOBEANE FRANÇA DE SOUZA

Possui mestrado em Educação (2012), especialização em Escola e Comuni­dade (2011) e graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (2009) pela Uni­versidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora da rede pública estadual de ensino em Sergipe.

JOELMA VIANA ALMEIDA DE SOUZA

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pos­sui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, criança, leitura e família.

JOSÉ MÁRIO ALELUIA OLIVEIRA

Doutor (2007) e Mestre em Educação (2001) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, doutorado Sanduíche em Pedagogia Social na Universität Siegen/Alemanha no Programa Internacional de Doutoramento INEDD\DAAD. Pos­sui graduação em Licenciatura em Matemática – Faculdades Oswaldo Cruz, gradu­ação em Processamento de Dados – Faculdade Rui Barbosa. Atualmente professor adjunto na Universidade Federal de Sergipe e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFS. Tem experiência na área de Educação, básica e superior, no uso das culturas digitas em processos de ensino.

LARISSA DIAS FEITOSA

Graduada em Física Licenciatura e Mestre em Ensino de Ciências e Mate­mática pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educa­ção, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores de física, relação dos professores com os saberes profissionais.

LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO

Doutoranda em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2013) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela Universi­dade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Edu­cação e Contemporaneidade (EDUCON). Professora de Educação Básica na rede particular de Ensino de Sergipe. O ensino de ciências e matemática e seus protagonistas

LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO

Doutoranda em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2013) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela Universi­dade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Edu­cação e Contemporaneidade ( EDUCON). Professora de Educação Básica na rede particular de Ensino de Sergipe.

MARIA CLAUDICE ROCHA ALMEIDA

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Foi Coordenadora do Instituto Superior da Educação e Coordenadora da Secretaria de Apoio Pedagógico da Faculdade José Augusto Vieira. Atualmente é Pedagoga do Colégio Estadual Sílvio Romero, Professora da Escola Munici­pal Paulo Rodrigues do Nascimento, localizadas no município de Lagarto/SE. Professora de Estágio Supervisionado e Disciplinas Pedagógicas dos Cursos de Licenciatura da Faculdade José Augusto Vieira (FJAV). Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa s Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe.

MARIA GORETE CORREIA DE QUEIROZ CARVALHO

Mestre em Educação (UFS) e Professora de Matemática da Educação Básica, Professora de Metodologia e Prática do Ensino de Matemática do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília – IESC e da Faculdade de Ensino Regional Alternativa – FERA e Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL.

MARIA INÊZ OLIVEIRA ARAUJO

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergi­pe (1981), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) com pós-dou­torado pela Universidade do Porto. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo suas atividades acadêmicas de graduação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental - GEPEASE e pes­quisadora da Sala Verde na UFS.

MARIA JOSÉ NASCIMENTO SOARES

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Associada do Departamento de Educação da UFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação profissional, atuan­do principalmente nas temáticas: prática pedagógica, educação escolar, formação do profissional da educação, educação em assentamentos de reforma agrária, desenvol­vimento sustentável, educação ambiental, profissionalização e interdisciplinaridade. 273 274

MARIA NEIDE SOBRAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), Doutorado Sanduíche pela Universidade Aberta, em Portugal (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Pós­-doutoramento na Universidade Aberta, em Portugal. É professora do Departa­mento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação na Universi­dade Federal de Sergipe. Tem trabalhos investigativos e publicados em História da Educação, Educação a Distância, Tecnologias da Informação e Ensino e Estu­dos Comparados de Natureza Intercultural.

MARIA SÃO PEDRO BARRETO MATOS

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação, Interdis­ciplinaridade e Meio Ambiente (GPFIMA). Pedagoga, atuando profissionalmente na Prefeitura Municipal de São Paulo, com experiência profissional em Educação Infantil e Ensino Fundamental.

MOACIR CARDOSO DO NASCIMENTO NETO

É graduado em Física Licenciatura e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe pela Universidade Federal de Sergipe, durante a graduação foi bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES).

OZEAS PERICLES DAMASCENO

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade José Au­gusto Vieira - FJAV (2008). Especialista em Docência e Tutoria a Distância pela Universidade Tiradentes - UNIT (2011). Atualmente é Mestrando em Geografia Pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. É editor de layout do Sistema de Editoração Eletrônica da Revista EDaPECI e Revista Geonordeste, ambas vin­culadas à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de ensino da Geografia aplicada ao Nível Médio, com ênfase em Licenciatura em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica Ambiental, Geossistemas, Geografia Física, Cibercultura e TIC, ensino-aprendizagem da Ge­ografia, Docência e Tutoria a Distância, oficina de mídias e cloud computing pli­cadas à educação,Sistema SEER, Produção e Difusão do Conhecimento, métodos aplicados nos vestibulares.

PÂMALA JÉSSICA DE OLIVEIRA SANTO

Possui graduação em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Fe­deral de Sergipe (2010). É mestre Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Sergipe (2014). Trabalha com recursos didáticos para o ensino de Biologia. O ensino de ciências e matemática e seus protagonistas

REGINEIDE MENESES MELO

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

RODRIGO BOZI FERRETE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Licenciado em Mate­mática pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Inclu­são Escolar da Pessoa com Deficiência(UFS) e líder do Grupo de Pesquisa em Inova­ção Tecnológica do IFS. Atua na área de Educação Matemática.

ROSEMEIRE REIS DA SILVA

Doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2006) e mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Edu­cação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisa Ju­ventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL), e também participante do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: desafios contemporâneos, na FEUSP.

SARAH SUELY NASCIMENTO FONSECA

Graduada em Física Licenciatura e Mestre em Ensino de Ciências e Mate­mática pela Universidade Federal de Sergipe.

THATIANA ALMEIDA LAVIGNE

Licenciada em Letras Português e Mestre em Ensino de Ciências e Matemá­tica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2013). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação, Interdisciplinaridade e Meio Ambiente. (GPFIMA).

VELEIDA ANAHI DA SILVA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 e graduada em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Cuiabá-MT. Atual­mente, é professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Departamento de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no de Ensino de Ciências em Matemática. Coordenou a implantação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Fundou e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON.

WELLINGTON ALVES DE ARAÚJO

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFS) e Professor de Matemática do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe/ IFS – Campus São Cristóvão, GPTIC - Grupo de Pesquisa em Tecnologia da In­formação e Comunicação.275