Capa do livro: TEMAS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA:<br>educação, esporte e saúde

TEMAS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
educação, esporte e saúde

Autores: Andreia Cristina Metzner - Alexandre Janotta Drigo - Juliana Cesana (Orgs.)

Este livro foi organizado a partir de reflexões acerca da Educação Física no que diz respeito aos aspectos da sua profissionalização/profissionalidade. Neste sentido, apresenta trabalhos que contemplam tanto a área escolar quanto não escolar, apresentando três grandes eixos de discussão, que são: 1 ) Formação; 2) Intervenção; e 3) Ética e Atuação Profissional.

Os autores utilizam-se de suas experiências e de suas pesquisas para discutir a prática profissional, tanto no campo da licenciatura como no do bacharelado, observando fatores que vão desde a formação e currículo até os aspectos da atuação no campo escolar ou fora dele.

Tal configuração se deu a partir da crença dos organizadores desta obra de que a Educação Física passa por uma fase na qual necessita dedicar, através do esforço de seus intelectuais e estudiosos, no encontro de uma formação capaz de solucionar os desafios profissionais por meio de procedimentos oriundos da formação, não de maneira unificada, mas que expressem as questões da ética e do bom desempenho esperado por um profissional docente, ou prestador de serviços à comunidade. 

Impresso
de R$ 46,68 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 46,68 por
R$ 32,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0163-7
DOI: 10.24824/978854440163.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TEMAS EMERGENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA:<br>educação, esporte e saúde

ALEXANDRE JANOTTA DRIGO

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Bacharelado Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Educação Física pelo DCE da FEF/Unicamp (2007). Atualmente está credenciado como Docente e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade pela mesma instituição.

ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA

Possui mestrado (1993) em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, especialização (1991) em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP,e graduação (1989) em Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo (capoeira e basquetebol) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Campus de Rio Claro. É Professor Formado em Capoeira pela Projete Liberdade Capoeira (Mestre Gladson de Oliveira Silva). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Nove de Julho - UNI9.

ANDREIA CRISTINA METZNER

Possui graduação em Educação Física (1998) e mestrado em Educação (2004) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora dos Cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE e professora efetiva de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos. Membro do NEPEF - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profisional no Campo da Educação Física UNESP- Rio Claro e participa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre a Escola de Vigotsky na Universidade Federal de São Carlos.

DAGMAR AP. CYNTHIA FRANÇA HUNGER

Professora Adjunta (2009), Vice-Diretora (2009 - 2013) e Diretora (2013 - 2017) da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, do câmpus de Bauru. Livre-Docente em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (2009) e Pós-Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Doutora (1998) e Mestre (1994) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista (1991) em Educação Física no 3º Grau pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Licenciada em Educação Física e Técnica Desportiva pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (1988).

EVANDRO ANTONIO CORRÊA

Doutorando em Ciências da Motricidade-Pedagogia da Motricidade Humana UNESP/Rio Claro; Mestre em Ciências da Motricidade -Pedagogia da Motricidade Humana UNESP/Rio Claro; Especialista em Metodologia e Gestão para Educação a Distância - Universidade Anhanguera Uniderp; Especialista em Lazer e Animação Sociocultural - UEL/PR; Especialista em Educação Ambiental - SENAC/RJ; Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1998); Membro do NEPEF - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Formação Profisional no Campo da Educação Física UNESP-Rio Claro; Professor na Fundação Barra Bonita de Ensino FAEFI (Faculdade de Educação Física de Barra Bonita); Professor Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB); Membro pesquisador Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL);

EVERTON LUIZ DE OLIVEIRA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Especialista em Educação Física para Prof. Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutorando pelo mesmo programa - PPGEES/UFSCAR. Atualmente é professor do curso de Educação Física no Centro Universitário UNIFAFIBE/Bebedouro e professor efetivo de Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial - GÉFYRA/UFSCAR.

FÁTIMA ELISABETH DENARI

Possui graduação em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (1976), graduação em Complementação Pedagógica pela Faculdade São Luiz (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professor associado junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e professor e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

FELIPE GUSTAVO SANTOS CANCIGLIERI

Professor de Educação Física formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Atualmente cursando o Mestrado no Programa Ciências da Motricidade - UNESP - Rio Claro e a modalidade de Bacharelado em Educação Física pela UNESP - Rio Claro. Bolsista PIBID (Projeto de Iniciação a Docência) durante os últimos dois anos de graduação (2010-2011) e Bolsista Núcleo de Ensino em 2012. Pertenceu aos grupos de estudos LETPEF(Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física) e atualmente pertence ao NEPEF (Núcleo de estudos e pesquisa em formação profisional).

JUAN ANTONIO LOUREIRO COX FILHO

Possui graduação em Educação Física pela Instituição Moura Lacerda – Jaboticabal (1996), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (2004) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2009). É professor de Educação Física (efetivo - desde 2000) na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, onde demonstrou interesse no desenvolvimento de projetos associados à temas transversais e na dinamização do currículo. Após conclusão da graduação em Pedagogia, optou por exercer a função de professor coordenador na EE Gustavo Fernando Kuhlmann, distrito: Botafogo, onde nestes últimos oito anos já direcionou o trabalho pedagógico voltado para o Ciclo I de Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, atualmente exerce a função de professor coordenador de apoio a gestão pedagógica do Ciclo II do Ensino Fundamental em Tempo Integral (ETI) e Ensino Médio regular. Pertence ao quadro de docentes dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE, desde o segundo semestre de 2012.

JULIANA CESANA

É Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Rio Claro (2001), possui mestrado em Ciências da Motricidade pela mesma Instituição (2005) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/SP, UNIFEB, e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pela CAPES - PIBID/Unifeb 2013 na área de Educação Física.

JULIO CESAR TORRES

Graduação em Administração Pública, Especialização em Gerência de Cidades, Mestrado e Doutorado em Sociologia. Professor do Departamento de Educação da UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília. Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia da UNESP/São José do Rio Preto e Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (CAPES).

KARINA XAVIER

Mestrado em Educação - Centro Universitário Moura Lacerda/ Ribeirão Preto. (2009). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Bauru. (1996). Pós Graduação “Lato Sensu” em Treinamento Físico Individualizado - UNESP/Bauru. (2002). Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e da Rede Municipal de Monte Azul Paulista. Desde 2009 afastada na Diretoria de Ensino da Região de Jaboticabal, exercendo a função de PCNP (Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico.