Capa do livro: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:<br> que prática é essa?

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:
que prática é essa?

Autores: Vera Rejane Coelho - Marilane Maria Wolff Paim

A formação docente tem sido objeto de análises, debates e estudos em suas diferentes dimensões e especificidades. Uma destas dimensões é a que trata da formação inicial em cursos de graduação no contexto da universidade, justamente por pressupor ser esse um espaço que, além da construção de conhecimento científico,possibilita formar sujeitos críticos, criativos com capacidade de intervir na realidade social.

No contexto desta formação estão duas dimensões especialmente que podem contribuir na construção da identidade e da profissionalização do professor, o Estágio Curricular Obrigatório[1] ECO e a PCC PCC. Ambas contêm o caráter da prática profissional e são responsáveis pela aproximação dos alunos dos cursos de licenciatura à realidade escolar. Portanto, além do caráter profissionalizante, guardam características de articuladores entre a instituição de formação e as escolas que recebem os alunos/estagiários.

A partir destas duas dimensões, buscamos analisar como os cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC vêm articulando o ECO e a PCC de modo a oportunizar uma aprendizagem significativa tanto no âmbito da formação quanto da atuação docente, que supere a dicotomia entre teoria e prática. A partir desta dimensão macro, definimos os objetivos específicos: analisar o impacto imediato da Política Institucional para as Licenciaturas, a partir do Parecer 2475/2006, sobre o aumento no número de alunos nos cursos; analisar as estruturas curriculares dos cursos; mapear as disciplinas que se configuram como PCC nos cursos; discutir teoricamente se o que está proposto pelos cursos de licenciatura vem oportunizando uma aprendizagem significativa, tanto no âmbito da formação quanto na atuação; identificar na legislação brasileira os documentos que norteiam o ECO e a PCC nos cursos de formação docente; identificar as ações desenvolvidas pela instituição no sentido de se aproximar das unidades escolares que recebem seus estagiários. Alcançar estes objetivos certamente contribuirá para entendermos com mais clareza como os cursos de licenciatura trabalham ou não as dimensões de prática profissional no âmbito da formação nas Instituições de Ensino Superior – IES e as escolas de Educação Básica, também denominadas neste trabalho de Unidades Escolares – UE.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0108-8
DOI: 10.24824/978854440108.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:<br> que prática é essa?

Vera Rejane Coelho

Mestre em Educação. Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Professora Pesquisadora do Gepes/Sul. Professora de Estágio dos Cursos de Artes Visuais e Música. Professora da Rede Pública Estadual de Educação.

 

Marilane Maria Wolff Paim

Doutora em Educação. Coordenadora do Curso de Pedagogia– Campus de Erechim. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa. Educação, Formação Docente e Processos Educativos. Bolsista CA- PES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Coordenadora do Subprojeto PIBID Pedagogia- Campus de Erechim. Professora Adjunta I da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Campus de Erechim - Curso de Pedagogia.