Autores: Luciana Fabiano - Marcélio Uchôa (Organizadores)
“Espaço Amazônia: Inclusão Social, Cultura, Linguagem e Educação” contém uma coletânea de trabalhos produzidos sob forte espírito amazônico, com foco na Amazônia Guajaramirense, visando contribuir para uma cultura de ocupação e transformação regional, sempre à luz dos princípios sagrados humanísticos e de sustentação ambiental.
Sabemos que uma das maiores riquezas brasileiras é a diversidade das suas regiões, de sua flora, de sua fauna. Mas a diversidade também se estende à sua gente, aos seus credos e culturas. Há um multiculturalismo em incessante formação e transformação, que precisa ser sempre bem estudado e acompanhado, de modo que, em esforço comum, a pluralidade contribua para a felicidade de todos, respeitando as diferenças. A preocupação com esse tema neste livro tem, assim, valor especial, até mesmo político-estratégico.
Na floresta amazônica aprendemos como é importante ter rumo. Sabemos que quem tem rumo não precisa ter estrada. Nos trabalhos desta coletânea, sente-se a prevalência da vontade de fazer, de caminhar buscando o rumo certo.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-44-7
DOI: 10.24824/978856248044.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 169
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1
Luciana Fabiano (Org.)
Luciana Fabiano nasceu na cidade de Guajará- Mirim – Rondônia. Em 1990 obteve formação profissionalizante no Curso de Magistério no qual adquiriu habilitação para lecionar no Ensino Infantil e Fundamental de 1ª a 4ª série. Iniciou sua trajetória acadêmica na Universidade Federal de Rondônia através da qual, no ano de 2000, concluiu a graduação no Curso de Pedagogia com habilitação
Obteve sua primeira formação científica através do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, vinculado ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo qual foi contemplada com Bolsa de Iniciação Científica durante os 3 anos em que desenvolveu pesquisas na área de Linguística. Na vida profissional foi aprovada como servidora efetivo-estatutária nos seguintes concursos públicos: - para Professor de Educação Infantil/1ª a 4ª série da rede municipal de ensino de Guajará-Mirim (RO) em 1991; - para Professor de Biologia da rede estadual de ensino do estado de Rondônia em 2001;
- para Supervisor Escolar da rede estadual de ensino do estado de Rondônia em 2001;
- para Supervisor Escolar da rede municipal de ensino de Nova Mamoré (RO) em 2006;
- para Supervisor Escolar da rede municipal de ensino de Guajará-Mirim (RO) em 2007;
- para Professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia – UNIR em 2008;
- para Técnico
E-mail: lucianafabiano1@hotmail.com
Marcélio Uchôa (Org.)
Marcélio Uchôa nasceu na cidade de Guajará-Mirim – Rondônia. No distrito da mesma cidade, uma colônia agrícola chamada “Iata”, viveu desde o nascimento até a idade de 8 anos, quando se mudou para o município de Nova Mamoré (RO). Saiu de Rondônia em 1997, aos 21 anos, para graduar-se na UCG - Universidade Católica de Goiás, na cidade de Goiânia. Concluiu a graduação no curso de Geografia, a escolha pelo curso foi motivada pela curiosidade e necessidade de atualização sobre a formação político-econômica e geográfica do Brasil, resultado
dos longos anos vivenciados ao lado da vida pública dos pais. Na UCG atuou como monitor, vindo a adminis- trar disciplinas no curso de Geografia. Como coordenador, desenvolveu ações político-acadêmicas no CA – Centro Acadêmico de Geografia. De volta para Rondônia, depois de 08 anos, assumiu os cargos de Chefe
de Gabinete, Secretário Municipal de Fazenda, Controlador Municipal e Assessor Executivo na Prefeitura de Nova Mamoré (RO). Cursou a Pós-Graduação (Lato Sensu) em “Administração Pública” durante 02 anos na Universidade Federal de Rondônia, tornando-se em 2009, Especialista
E-mail: marcelio.brasileiro@hotmail.com
Agripina Aparecida Gontijo Rodrigues
Agripina Aparecida Gontijo Rodrigues nasceu em 1959 na cidade de Bom Despacho – Minas Gerais.Em 1978 estudava
2º Graus. O meio acadêmico surge em sua vida a partir de 1981 através da Universidade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro - RJ, na qual, em
1985, veio a adquirir o diploma de bacharelado
Professora de Língua Inglesa pela Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Casimiro de Abreu” na cidade de Nova Mamoré – RO; Agente Administrativo do Banco do Estado de Rondônia S/A -Nova Mamoré – RO; Pedagoga – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mamoré; Orientadora Pedagógica SESC- Ler; Professora-Substituta Universidade Federal de Rondônia Campus Guajará –Mirim- RO; Supervisora Escolar lotada na E:E:E:F:M. Casimiro de Abreu Nova Mamoré- RO; Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
Atualmente está lotada na Escola Estadual de Ensino Casimiro de Abreu na função de coordenadora pedagógica. No magistério superior ministrou disciplinas como: Didática, Currículos e Programas, Teoria e Prática em Alfabetização, Psicologia Educacional, Metodologia Científica, Teoria e prática em educação infantil, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
E-mail: pinagontijo@hotmail.com
Anselmo Alencar Colares
Anselmo Alencar Colares é graduado em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialista
e Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integra o corpo docente do Mestrado em Ciências da Linguagem e do Departamento de Ciências da Educação. Está desenvolvendo dois projetos de pesquisa: 1) Oralidade e Letramento; 2) História da educação na região do Vale do Mamoré. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UNIR) e membro dos grupos PRAXIS (UNIR) História, Trabalho e Educação (UFU), e Centro de Estudos Linguísticos da Amazônia (CEPLA, UNIR). Iniciou a carreira docente em 1982, na educação básica, onde também atuou como supervisor e diretor de escola. No ensino superior ingressou em 1994. Tem experiência na área administrativa e na docência, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; educação de jovens e adultos; educação ambiental; formação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cursos, pelo INEP/MEC. Autor de livros, capítulos de livros e artigos (individual e em co-autoria).
Dorosnil Alves Moreira
Dorosnil Alves Moreira, paulista, nascido em 1959, em Marília, mudou-se para Guajará- Mirim-RO, na fronteira com Guayaramerim (Bolívia), onde fez carreira universitária participando do processo pioneiro de interiorização da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atuando como idealizador do MOPES – Movimento Pró-Ensino Superior na fronteira Brasil/Bolívia (1983-1987); coordenador do projeto de ensino superior e universidade para a cidade de Guajará-Mirim-RO, como professor, coordenador e diretor do Campus Universitário de Guajará-Mirim, da UNIR até 1999. Formou-se
E-mail: drdorosnil@gmail.com
Jorge Luiz Heraclito de Mattos
Jorge Luiz Heraclito De Mattos nasceu em 1962 na cidade do Rio de Janeiro. Desde muito cedo se interessou por ciências e sempre estudou em escola pública. Por força da sua condição humilde com grandes limitações financeiras seu desempenho intelectual e acadêmico sempre esteve sob variações refletindo a consequência do afastamento dos recursos necessários de qualidade. Herdou o dom e o interesse pelos estudos de seu avô materno, Themístocles Eráclito Junior, linotipista de profissão, escritor e militante político. Representava a veia intelectual da família. Tardiamente, aos 22 anos, matriculou-se numa escola de 2º grau para estudar à noite no curso de “formação geral” que se diferenciava das habilitações de técnico de contabilidade e de administração. Dentro do colégio estadual Aydano de Almeida teve contato e manteve proveitoso relacionamento com professores que foram determinantes na sua trajetória acadêmica, notadamente o professor Alexandre Magno do Couto, da disciplina de Biologia. Nessa mesma escola começou a lecionar a disciplina de Biologia para as turmas de 1º, 2º e 3º anos, estando ainda no 1º ano, sob a orientação de seu professor. Após ser aprovado em primeiro lugar no vestibular da Universidade Iguaçu, iniciou o curso de Licenciatura em Biologia aos 27 anos e o concluiu no ano de 1993. Ainda no Rio de janeiro, fez o curso de Lato Sensu, especialização,
E-mail: jlhmattos@hotmail.com
Ledson Francisco de Oliveira
Ledson Francisco De Oliveira possui Licenciatura Plena em Letras e Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR Campus de Guajará-mirim e Campus de Ji-Paraná (RO). Pós-Graduação em nível de especialização em: Matemática pela UFLA, Lavras (MG), em Estatística pela UFLA, Lavras (MG), em Metodologia do Ensino Superior pela UNIR, Campus de Guajará-mirim – RO e em Escola de Gestores também pela UNIR. Professor da Rede Estadual de Ensino
Indígena, no qual ministrou a disciplina de Matemática. Atuou como coordenador do Programa PROINFO – MEC, no Instituto Estadual de Educação Paulo Saldanha. Atualmente exerce a função de Diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental "Almirante Tamandaré" em Guajará-Mirim (RO).
E-mail:ledson11@hotmail.com
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP na área temática de Políticas de Educação e Sistemas Educativos. Atuou como professora e coordenadora em cursos de formação de professores na Faculdade de Educação das Organizações Paulistana Educacional e Cultural de Sumaré/SP – UNOPEC. Ex-diretora de escola de ensino fundamental da rede municipal de Campinas/SP. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia, Pesquisa e Pós-Graduação do ILES/ULBRA – Santarém. Foi professora dos cursos de Administração e Turismo do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES.
Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia no curso de Pedagogia do Campus José Ribeiro Filho em Porto-Velho (RO) e professora do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem do Campus de Guajará-Mirim.
Coordenou o Projeto de Pesquisa Construção de Indicadores para Análise da Política Educacional destinada a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental no município de Guajará-Mirim/RO – período1996/2005 (PIBIC/CNPq). É filiada a Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE). Membro do Conselho Editorial da Revista Espaço Científico (ULBRA – ISSN: 1518-5044). Obras publicadas: Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Editora: Autores Associados, 2003. Colóquios temáticos em educação: polêmicas da atualidade (Org.). Editora Alínea, 2005. Colóquios temáticos em educação: avaliação em seus múltimplos aspectos (Org.). Editora Alínea, 2006. Políticas educacionais no município de Santarém. Editora da ULBRA, 2006. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional e Formação de Professores.
E-mail: lilia.colares@terra.com.br
Mírian Cruz Amaro
Mírian Cruz Amaro é mestra em Ciências da Linguagem, área de concentração Linguagem e Educação pela UNIR, campus de Guajará-Mirim. Graduada
“A formação docente”, “Práticas educativas no cotidiano escolar”, “Oficinas Pedagógicas- habilidades técnicas de ensino”, “Oficina de Teatro – Peça: Estrada de Ferro Madeira Mamoré (a verdade sobre um engano)”. Participou da elaboração do Plano Decenal de Educação em Guajará - Mirim (RO). Atuou como coordenadora de Grupo de Formação Continuada e Certificação de Professores da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino
E-mail: mriamcruz@yahoo.com.br
Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Nair Ferreira Gurgel Do Amaral possui Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Araraquara (2002). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, lotada no Departamento de Línguas Vernáculas. Tem experiência
na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, desenvolve pesquisa na área de Educação, através do Projeto "Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia", atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, variação linguística, letramento, leitura, alfabetização, formação docente, subjetividade e pluralidade cultural. Faz parte do corpo docente do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
E-mail: nairgurgel@uol.com.br