Capa do livro: INTERAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO

INTERAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO

Autores: Maria Lucia Seidl-de-Moura - Deise Maria Leal Fernandes Mendes - Luciana Fontes Pessôa

O interesse pelos diferentes contextos culturais em que cada criança se desenvolve, pelo processo através do qual se constitui como indivíduo e pelas interações sociais de que participa desde o nascimento mobiliza um considerável número de estudiosos. Esta obra foi concebida com o propósito de reunir algumas contribuições a esse movimento de avanço no conhecimento do desenvolvimento humano. Ela resulta de algumas décadas de pesquisa sobre interações sociais em períodos iniciais do desenvolvimento, e foi desenvolvida por membros do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (www.interacaoedesenvolvimento.psc.br).

Trata-se de um livro que se destina a estudantes de graduação e pós-graduação de psicologia, psicólogos, educadores infantis, fonoaudiólogos e outros interessados em desenvolvimento infantil. Centra-se na importância da interação no desenvolvimento humano, em uma perspectiva sociocultural e evolucionista, acreditando que somos seres biologicamente culturais.

         O livro é composto por três partes, além de um Prefácio e de uma Introdução. A primeira, de Processos básicos, conta com nove capítulos que tratam de aspectos do Investimento e crenças parentais, de Gestação e desenvolvimento, de uma abordagem atual sobre As expressões emocionais e o desenvolvimento inicial, do Apego e desenvolvimento; dos temas A comunicação pré-verbal, A fala materna e o desenvolvimento da linguagem inicial, O desenvolvimento do self, Desenvolvimento inicial da autorregulação, e Empatia e desenvolvimento social. A segunda parte focaliza alguns aspectos do desenvolvimento em condições e cenários especiais, como O desenvolvimento e a criança com Síndrome de Down, Autismo e desenvolvimento e, Desenvolvimento e perspectivas de futuro. A terceira, Considerações finais, traz uma discussão sobre Desenvolvimento e a atuação do psicólogo na promoção de saúde.

         As reflexões teóricas e evidências empíricas apresentadas buscam articular o conhecimento desenvolvido e produzido nesse grupo de pesquisa e a vida social, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento pleno de nossas crianças. Cada capítulo retrata a posição de seus autores que, apesar de participarem dos processos de construção do grupo, fazem suas apropriações pessoais.

 

 

 

Impresso
de R$ 77,88 por
R$ 65,02
Digital
de R$ 77,88 por
R$ 54,52

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-31-7
DOI: 10.24824/978856248031.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

INTERAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO

Aline Melo de Aguiar

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduada em psicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). É membro do grupo de pesquisas Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Estuda temas relacionados à psicologia do desenvolvimento, crenças parentais, socialização, investimento parental, gravidez, maternidade, paternidade e deficiência intelectual (principalmente síndrome de Down).

 

Carla Cristine Vicente

É psicóloga e professora de educação física, Mestre em Psicologia pela Universidade Gama Filho e Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é pósdoutoranda na Universidade de São Paulo, onde investiga Estilos de apego e depressão pós-parto, em trabalho associado à Projeto Temático do Instituto de Psicologia com ênfase em psicologia experimental, no qual é bolsista FAPESP. É membro do grupo de pesquisas Interação Social e Desenvolvimento (CNPq) e do grupo de trabalho Psicologia Evolucionista (ANPEPP). Deise Maria Leal Fernandes Mendes é psicóloga, formada pela UFRJ, Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. Atualmente é bolsista FAPERJ de Pós-doutorado no mesmo Programa. É membro do grupo de pesquisas Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, e membro do Grupo de Trabalho Psicologia Evolucionista da ANPEPP. Os estudos que realiza têm se voltado para o desenvolvimento do self, e os processos de interação mãe-bebê, especialmente os associados ao desenvolvimento socioemocional, como trocas afetivas e expressões faciais de emoção.

 

Dandara de Oliveira Ramos

É psicóloga graduada pela UERJ e colaboradora no grupo de pesquisa “Interação social e desenvolvimento”, do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, desde 2007, onde realiza pesquisas em psicologia evolucionista sob a temática: “Desconto do futuro”. Interessa-se em estudos sobre psicologia evolucionista, jovens e desenvolvimento em contextos distintos.

 

Luciana Fontes Pessoa

É psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente realiza seu pós-doutorado no mesmo programa, com bolsa da FAPERJ. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Evolucionista, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, aspectos pragmáticos, sintáticos e semânticos da fala materna, as transições de cenários comunicativos específicos da díade mãe-bebê, interação mãe-bebê, e desenvolvimento humano. É membro desde 1997 do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento (do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). É integrante do Grupo de Trabalho Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo da ANPEPP.

 

Maria Lucia Seidl-de-Moura

É psicóloga, mestre em psicologia escolar pela University of Wisconsin / Madison, doutor em psicologia cognitiva pela Fundação Getulio Vargas / RJ, Livre-Docente pela UFRJ, e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo feito Pós-doutorado em Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade do CNPq (1A), coordena o grupo de pesquisas Interação

Social e Desenvolvimento, e a área de psicologia da FAPERJ, e dedica-se ao estudo de interações iniciais, desenvolvimento e contexto e crenças parentais, em uma ótica evolucionista e sociocultural.

 

Rafael Vera Cruz de Carvalho

É psicólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é mestrando do Programa de Pós- Graduação em Psicologia Social desta mesma universidade, estudando a comunicação empática entre pais e filhos. Tem interesse em diversos temas em Psicologia Evolucionista, especialmente em evolução da arquitetura da mente e da linguagem. É membro do grupo de pesquisas Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.

 

Renata Gomes da Costa de Marca

É psicóloga graduada pela UERJ e colaboradora no grupo de pesquisa “Interação social e desenvolvimento”, do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, desde 2006. Interessa-se por temas ligados à psicologia evolucionista, psicologia do desenvolvimento e saúde da criança e da mulher.

 

Simone Biangolino Rocha

É psicóloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, Mestre em Psicologia com Área de Concentração em Psicologia e Práticas Socioculturais pela UERJ e Especialista em Psicoterapia Infanto-Juvenil pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ. É membro do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento/UERJ e professora assistente do Curso de Graduação em Psicologia da FAMATh. Atualmente desenvolve pesquisa sobre investimento parental, apego e rede de apoio social.

 

Susana Engelhard Nogueira

É psicóloga, possui residência em Psicologia Clínica Institucional pelo HUPE/UERJ, mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. Atualmente dedica-se às áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Pesquisa. É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e dá aula para os cursos de graduação na área da saúde.

 

Tânia Abreu da Silva Victor

É psicóloga e colaboradora no grupo: Interação Social e Desenvolvimento no qual realiza pesquisas em psicologia evolucionista abordando a temática “desconto do futuro”. Realizou estágio voluntário na Pesquisa - Espaço Urbano Contemporâneo e Subjetividade: um foco especial sobre as favelas do Rio de Janeiro, sob orientação da Profa. Ana Lúcia Gonçalves Maiolino.

 

Tatiana Targino Alves Bandeira

É mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduada em psicologia pela mesma universidade. Estuda temas relacionados à psicologia do desenvolvimento e psicologia evolucionista, mais especificamente crenças parentais, metas de socialização, investimento parental, maternidade e paternidade. É membro do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento

(do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq) desde 2003.