Capa do livro: O CONSTRUTIVISMO NA PESQUISA<br>INVESTIGANDO PROFESSORES E ALUNOS <br> VOLUME 1

O CONSTRUTIVISMO NA PESQUISA
INVESTIGANDO PROFESSORES E ALUNOS
VOLUME 1

Autores: Cilene Ribeiro de Leite Chakur (Organização)

     

  A Educação no Brasil vem, já há muito tempo, dando sinais de deterioração, com graves consequências para todos nós, que dependemos dela para entendermos o mundo em que vivemos. As críticas ao nosso ensino aumentam a cada dia e a culpa recai, geralmente, sobre os professores, vistos como “despreparados”, “desqualificados”, ou que precisam de (palavra horrível!) “reciclagem”, enquanto os alunos “estão mandando na escola” ou, simplesmente, “não precisam dela”, com tantos outros meios que podem fazer o seu papel...

 

 Os legisladores, por sua vez, modificam as diretrizes educacionais, principalmente as curriculares, conforme o modismo da época, adotado em outros países e transplantado inteiriço para as nossas escolas, muitas e muitas vezes sem atentar para o fato de que as mudanças vão ser implementadas por professores que pouco ou nada sabem de que se trata. É o que acontece com o Construtivismo, núcleo da presente obra, cujos princípios sofreram sérios desvirtuamentos no meio educacional.

 

 A coletânea que ora oferecemos ao leitor mostra-se preocupada com as orientações que o professor recebe para desenvolver suas aulas, com os conhecimentos que ele tem dos processos que regem o ensino e a aprendizagem e com a compreensão da própria prática. Preocupa-se, também, com a formação do pesquisador interessado em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática nas áreas da Psicologia e da Educação.

 

 Destinada especialmente a docentes e alunos de cursos de pós-graduação e a professores do ensino fundamental e médio, esta obra se compõe de dois volumes, cada qual contendo pesquisas desenvolvidas por um grupo bastante integrado em suas ideias e ideais. Apesar da sua divisão em dois volumes separadamente, a obra se apoia em uma única perspectiva teórica – o Construtivismo piagetiano – e enfatiza a importância de um dos pilares da universidade – a pesquisa.

 

 O presente volume traz investigações em que o Construtivismo assume duas faces: como objeto de estudo, com pesquisas sobre o saber construtivista do professor; e como processo de aquisição, com pesquisas que abordam a construção de noções pelos alunos.

 

 E no Volume 2, estão reunidas pesquisas em que o foco são os diferentes procedimentos metodológicos, devidamente identificados e esclarecidos antes dos relatos das pesquisas que os exemplificam.

 A Educação no Brasil vem, já há muito tempo, dando sinais de deterioração, com graves consequências para todos nós, que dependemos dela para entendermos o mundo em que vivemos. As críticas ao nosso ensino aumentam a cada dia e a culpa recai, geralmente, sobre os professores, vistos como “despreparados”, “desqualificados”, ou que precisam de (palavra horrível!) “reciclagem”, enquanto os alunos “estão mandando na escola” ou, simplesmente, não precisam dela, com tantos outros meios que podem fazer o seu papel...

 

Os legisladores, por sua vez, modificam as diretrizes educacionais, principalmente as curriculares, conforme o modismo da época, adotado em outros países e transplantado inteiriço para as nossas escolas, muitas e muitas vezes sem atentar para o fato de que as mudanças vão ser implementadas por professores que pouco ou nada sabem de que se trata. É o que acontece com o Construtivismo, núcleo da presente obra, cujos princípios sofreram sérios desvirtuamentos no meio educacional.

 

 A coletânea que ora oferecemos ao leitor mostra-se preocupada com as orientações que o professor recebe para desenvolver suas aulas, com os conhecimentos que ele tem dos processos que regem o ensino e a aprendizagem e com a compreensão da própria prática. Preocupa-se, também, com a formação do pesquisador interessado em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática nas áreas da Psicologia e da Educação.

 

      Destinada especialmente a docentes e alunos de cursos de pós-graduação e a professores do ensino fundamental e médio, esta obra se compõe de dois volumes, cada qual contendo pesquisas desenvolvidas por um grupo bastante integrado em suas ideias e ideais. Apesar da sua divisão em dois volumes separadamente, a obra se apoia em uma única perspectiva teórica – o Construtivismo piagetiano – e enfatiza a importância de um dos pilares da universidade – a pesquisa.

      O Volume 1 compõe-se de duas partes: o Construtivismo como objeto de estudo, com investigações tomando professores como sujeitos; e o construtivismo nos processos de aquisição, em que os sujeitos são alunos.

 

      No presente volume, estão reunidas pesquisas em que o foco são os diferentes procedimentos metodológicos, tais como o método clínico, a observação e o desenho, devidamente identificados e esclarecidos antes dos relatos das pesquisas que os exemplificam.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-20-1
DOI: 10.24824/978856248020.1
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

O CONSTRUTIVISMO NA PESQUISA<br>INVESTIGANDO PROFESSORES E ALUNOS <br> VOLUME 1
CILENE RIBEIRO DE SÁ LEITE CHAKUR
é pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Ciências (Psicologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), realizou Estágio de Pós-Doutorado na Facultad de Psicología da Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e fez concurso de Livre Docência na área de Psicologia da Educação, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Araraquara, onde atuou como docente da disciplina Psicologia da Educação até 2007 (aposentou-se em março desse ano). É um dos membros fundadores
do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Suas pesquisas situam-se nas áreas de Psicologia Genética e Psicologia da Educação, com trabalhos publicados em revistas especializadas e em livros e capítulos de livros e divulgados em importantes congressos dessas áreas, realizados no Brasil e no exterior.

ELIANE PAGANINI DA SILVA,

licenciada em Pedagogia, foi bolsista do CNPq em projetos voltados para a formação de professores. Realizou Mestrado em Educação Escolar na UNESP de Araraquara. Trabalhou em Educação Infantil no Centro Educacional Objetivo e atualmente é professora do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). Possui trabalhos nas áreas de Psicologia da Educação e Administração Educacional, divulgados em revistas especializadas e em importantes eventos científicos, focalizando particularmente a identidade adolescente e a identidade profissional do professor.

LIGIANE RAIMUNDO GOMES

é pedagoga, especializou-se em Psicopedagogia e fez Doutorado em Educação Escolar na UNESP de Araraquara. Lecionou como professora do Ensino Fundamental junto à Prefeitura Municipal de Taquaritinga – SP e trabalha, atualmente, como docente no Instituto Taquaritinguense de Educação Superior (ITES). Possui pesquisas nas áreas de Educação e Psicologia da Educação, com foco no desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento da moralidade em crianças e adolescentes, trabalhos esses publicados em periódicos e divulgados em vários eventos científicos.

MARIA CECÍLIA ARANTES NOGUEIRA RAVAGNANI
tem formação inicial em Ciências Biológicas e realizou Mestrado e Doutorado em Educação Escolar na UNESP de Araraquara. Trabalhou como professora de Ciências no Ensino Fundamental, participando de vários projetos de formação de professores como coordenadora de área. Atualmente, é professora da Universidade Paulista (UNIP) de Ribeirão Preto – SP e da União das Faculdades Bandeirantes (FABAN), também de Ribeirão Preto. Suas pesquisas, divulgadas em periódicos e reuniões científicas, situam-se nas áreas de Política Educacional e Psicologia da Educação, focalizando especialmente a legislação educacional e o fracasso escolar na visão de professores e autoridade e autonomia docente.

RITA DE CASSIA DA SILVA
 é psicóloga, fez Especialização em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem e realizou Mestrado e Doutorado em Educação Escolar na UNESP – Campus de Araraquara, tendo sido bolsista do CNPq. Atuou como socióloga escolar e professora em colégio particular e como docente no Ensino Superior, além de oferecer assessoria a professores de escolas públicas de Brodowski – SP. Atualmente, trabalha em clínica particular e dirige a ONG Espaço Criança, realizando atendimento psicológico e pedagógico a crianças e adolescentes que sofrem maus tratos. Suas pesquisas, nas áreas de Educação e Psicologia da Educação, voltam-se para o saber docente e a reprovação escolar no contexto da legislação educacional atual.

VÂNIA GALINDO MASSABNI

tem formação em Ciências Biológicas, especializou-se em Educação Ambiental, fez Mestrado em Educação para a Ciência na UNESP de Bauru e Doutorado em Educação Escolar na UNESP de Araraquara, tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em ambos os níveis. Trabalhou como professora de Ciências e Biologia nos níveis fundamental e médio de ensino e atualmente é
docente da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da USP – Campus de Piracicaba. Seus projetos são voltados para a área de Ensino-Aprendizagem, com foco na formação e trabalho docente, metodologia do ensino, materiais curriculares (manuais didáticos) e ensino de Ciências, tendo publicado vários artigos em periódicos científicos e em Anais de congressos.