Autores: Cristina D’Ávila
SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: desafios, ludicidade e protagonismo se apresenta como uma contribuição inovadora para a reflexão contemporânea sobre a prática docente, a construção da identidade profissional docente e a formação de professores. Críticos da postura pedagógica tradicional inspirada pelo positivismo, o mecanicismo e o dualismo, os nove autores oferecem perspectivas mais atentas a um sujeito dotado de subjetividade, situado em um contexto sociocultural singular e veículo de uma cognição incorporada. Nove autores procuram mostrar caminhos alternativos para uma prática mais protagônica, valorizando uma postura crítica, consciente e criativa. Na primeira parte, intitulada Desafios na formação e no trabalho docente, Bernard Charlot, Cipriano Carlos Luckesi, Cristina d’Ávila e José Carlos Libâneo procuram situar o docente brasileiro no contexto das numerosas contradições e especificidades do mundo contemporâneo. Os autores trazem reflexões sobre como os professores podem pensar sobre si, agir no mundo e ser melhor formados frente aos numerosos desafios da contemporaneidade. Na segunda parte, intitulada Protagonismo e ludicidade no trabalho docente, Jacques Sonneville, Roberto Sanches Rabello, Eric Maheu, Daniela Gomes e Disalda Leite articulam reflexões com práticas específicas de ensino e procuram resgatar, na formação do professor, a importância do prazer, do bom humor, da ludicidade, da criatividade e do percurso biográfico. Os cinco autores oferecem várias propostas de ensino inovador, para a ressignificação de práticas de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Todos os autores, com vários enfoques e perspectivas, oferecem um olhar atualizado e diferenciado sobre o trabalho docente que pode ajudar os professores a renovar seu trabalho, inspirados por novas concepções teóricas e epistemológicas assim como por experiências docentes baseadas nessas novas concepções.
Produto indisponível
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-27-0
DOI: 10.24824/978856248027.0
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Cristina D’Ávila
Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Eeducação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora na área de Formação de professores pela Universidade de Montréal, Canadá. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Possui vários artigos publicados em revistas especializadas na área da educação e cinco capítulos de livros . É autora de dois livros - Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? (EDUNEB/EDUFBA em 2008); e Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas, organizado em parceria com Ilma Passos Veiga (Ed. Papirus, 2008). Organizou outras três coletâneas (2007, 2008 e 2009). Atua nas áreas de formação de professores, didática e ludicidade. Líder de dois grupos no CNPq (GEPEL – Educação e ludicidade e PROFORME – Professores em formação). Site: http://www.didateca.org/Cristina.swf. E mail: cristina@didateca.org.
Bernard Charlot
Graduado em Filosofia, Doutor e livre-docente em Educação da Universidade de Paris X. Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8, onde foi Professor titular. Professor Afiliado da Universidade de Porto
José Carlos Libâneo
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1966. Mestre e Doutor em Filosofia e História da Educação pela mesma Universidade. Pós doutorado pela Universidad de Valladolid, Espanha. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, no Programa de Pós-Graduação
Cipriano Carlos Luckesi
Licenciado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia, 1970(3). Mestre
Jacques Jules Sonneville
Licenciado em Filosofia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1958), Mestrado
Roberto Sanches Rabello
Licenciado em História, Bacharel
Eric Maheu
Antropólogo (Université de Laval e Université de Montréal) e Net-trainer (Toulouse, France). Mestre e doutorando em Antropologia (Université de Montréal). De origem canadense, trabalha como professor de Metodologia da Pesquisa na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Paralelamente, atua como tradutor no campo da educação e da literatura e lida com educação a distância. Seus eixos principais de pesquisa atuais são a pluralidade cultural em educação, a interdisciplinaridade na formação docente, a metacognição e a antropoentomofagia. Suas publicações recentes incluem Réflexion autour d’une catégorie intermédiaire, le mixed-learning no numero 12 de Enta Newsletter e Interdisciplinaridade na formação inicial de professores (in Profissão docente: Novos sentidos, Novas Perspectivas (Ilma Passos Veiga e Cristina d’Avila orgs ). Site pessoal: didateca.
org/Eric. E-mail: eric@didateca.org
Daniela Gomes
Mestre em Educação na área de formação lúdica de professores – UFBA -BA. Especialista
Disalda Leite
Licenciada
Brincadeiras da Cultura Lúdica Infantil. Contato: disalda@gmail.com