Capa do livro: EDUCAÇÃO EM SAÚDE<br>Utilizando Rádio como Estratégia

EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Utilizando Rádio como Estratégia

Autores: Ernande Valentin do Prado - Adilson Lopes dos Santos - Marcia Regina Cubas

Este livro é direcionado aos profissionais de saúde que centralizam sua prática no sujeito e utilizam a educação em saúde como um de seus instrumentos de trabalho. Os autores partem da convicção de que a população não se constitui um vazio, ela possui conhecimentos de saúde e ao longo de seu cotidiano constrói estratégias para enfrentar suas condições de vida. No entanto, nos contatos com os profissionais de saúde alguns destes aspectos são negados e são colocados, em seu lugar, os conhecimentos considerados científicos. Esta atitude prescritiva, de fato, não contribui com a melhora da situação de saúde, tampouco com a conscientização de que o modo de vida contribui significativamente para determinar o processo saúde-doença, pois além de não potencializar o conhecimento construído, apresentam outros que a população não interioriza por não vivenciá-los. O problema da separação entre o “saber técnico e científico” e o “saber popular” é complexo e de difícil superação, mas deve ser enfrentado para alcançar um atendimento humanizado, eficiente e coerente com os princípios do SUS. Desta forma, este livro apresenta uma estratégia de superação focada numa proposta de educação em saúde usando rádios comunitárias, um dos meios de comunicação mais populares e disponíveis na sociedade, com estações dedicadas a públicos e finalidades muito variadas. O rádio tem algumas características interessantes: pode ser ouvido em qualquer lugar e mesmo durante outras atividades e ainda assim transmitir sua mensagem ao ser captado até mesmo inconscientemente. O que torna essa mídia especialmente interessante para prática de educação em saúde. Neste percurso o conteúdo debate conceitos alguns conceitos considerados ancoradores: saúde; educação em saúde; prevenção de doenças; promoção de saúde; comunicação; rádio; rádio comunitária; cuidado e autocuidado. Descreve também o processo de criação do “Programa Saúde Comunitária”, desde sua concepção teórica, durante o curso de Graduação de Enfermagem, até a efetivação do mesmo em diversas rádios Brasil afora. Particularmente, insere a experiência na Cidade de Rio Negro, no Mato Grosso, onde a dialética e a práxis ficam totalmente expostas. Lembrando que a população tem uma concepção ampla do que seja saúde/doença, mesmo que inconsciente e desvalorizada pelos canais formais da sociedade. A imagem objetivo dos autores é tornar esta compreensão inconsciente em uma compreensão consciente, valorizá-la, sistematizá-la e disseminá-la.

Produto indisponível

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-10-2
DOI: 10.24824/978856248010.2
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM SAÚDE<br>Utilizando Rádio como Estratégia

Ernande Valentin do Prado

É Enfermeiro graduado pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2004, de onde saiu com um diploma na mão e mil idéias na cabeça. De 2004 até os dias atuais já percorreu vários quilômetros Brasil afora procurando por em prática algumas dessas idéias. Como a grande parte dos brasileiros, Ernande começou muito cedo a trabalhar. Como sempre foi um “empreendedor”, sua primeira profissão foi engraxate, depois entregador em supermercados, balconista de lanchonete, garçom e muitos outros trabalhos onde a remuneração era pequena e a satisfação menor ainda. Sua última profissão, antes da Enfermagem foi à metalurgia, onde fabricava peças para carros que nunca conseguiria comprar. Foi nesta profissão que vivenciou sistematicamente as injustiças do capitalismo, o que o levou a engajar-se em movimentos sociais que trabalhavam pela sua superação. “Não basta ter o conhecimento, é preciso colocá-lo a serviço da transformação das condições de vida da população.” É nisto que Ernande acredita e para isso que trabalha, seja em projetos sociais ou na profissão de Enfermeiro. Atualmente reside em Paripiranga, Bahia, mas já trabalhou em Curitiba e Campo Largo, no Paraná, São Mateus, no Espírito Santo e em Rio Negro, Mato Grosso do Sul, onde foi coordenador de uma Equipe de Saúde da Família, na qual desenvolveu o trabalho que está sendo exposto neste livro. Neste trabalho ficou até dezembro de 2008, quando foi substituído pela sobrinha do prefeito, recém formada em Enfermagem. É membro da Rede de Educação Popular e Saúde desde 2005 e Professor do Curso de Enfermagem da Faculdade AGES, na Bahia.

Contatos:

emboraeuqueira@uol.com.br;nonada@pop.com.br

Para conhecer a Rede de Educação Popular e Saúde acesse os seguintes endereços

Site Oficial Rede de Educação Popular e Saúde:

http://www.edpopsaude.net

Acesse a lista de discussão da Rede:

http://br.groups.yahoo.com/group/edpopsaude

Para ouvir o programa Saúde Comunitária, citado neste livro:

Podcast do programa de rádio

http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1292

 

Adilson Lopes dos Santos

É Enfermeiro graduado pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2004, durante a graduação se envolveu juntamente com Ernande Valentin do Prado nessa empreitada de educação em saúde usando as rádios comunitárias, entendendo que a educação em saúde é umas das principais funções dos profissionais de saúde coletiva e que somente com a educação, promoção da saúde e prevenção, nos tornaremos profissionais da saúde e não da doença. O desejo de se resgatar as antigas práticas de saúde da comunidade e a origem do campo, especializou-se em fitoterapia pela Faculdade Espírita de Curitiba. Depois de graduado trabalhou no PSF da cidade de São José dos Pinhais-Pr, atualmente é Enfermeiro de unidade básica de saúde na cidade de Curitiba-Pr.

 

Marcia Regina Cubas

Enfermeira graduada pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1987, especialista em Saúde Pública e Saúde Coletiva. Mestre em Saúde Pública na área de Planejamento e Gestão (2002) e Doutora em Enfermagem na área de Saúde Coletiva (2006). Trabalhou durante 17 anos na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba-PR e atualmente é Professora da PUCPR, no Curso de graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde (Mestrado). Foi orientadora do trabalho de conclusão de curso que originou este livro.