Capa do livro: A semiótica do cinema negro brasileiro e o ensino de história

A semiótica do cinema negro brasileiro e o ensino de história

Autores: Antônio Barros de Aguiar

Nesta obra, fruto de uma pesquisa de doutorado, Antônio Barros de Aguiar faz uma análise conceitual da semiótica do Cinema Negro brasileiro e seu possível diálogo com o Ensino de História. A pesquisa tem como objetivo criar mecanismos metodológicos para o uso desse cinema nas salas de aula a partir do desenvolvimento de temas relacionados à história africana, à cultura afro-brasileira, às relações étnico-raciais e à Educação Antirracista. A estratégia é abordar uma perspectiva interdisciplinar entre História, Cinema Negro, Filosofia Analítica, Antropologia do Cinema, Semiótica e História Comparada, entendendo que as fronteiras entre esses campos do saber são móveis e flexíveis. Trata-se de ir além do cinema como uma linguagem artística e uma experiência estética, levando o professor a problematizá-lo e dar-lhe significação, transformando-o numa potente ferramenta didática. Nesse processo, o autor utiliza como fontes de análise histórica e semiótica os curtas-metragens Alma no Olho (1973), Kbela (2015) e Elekô (2015), buscando perceber como os referidos audiovisuais se conectam e podem atuar historicamente no Ensino de História e na formação docente. Esses curtas-metragens são importantes veículos de representatividade e referências negras para que professores e estudantes possam desconstruir e combater a naturalização de estereótipos raciais nas salas de aulas, bem como construir sentidos e significados diversos em suas vidas práticas. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7728-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7730-4
DOI: 10.24824/978652517728.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO “O CINEMA NEGRO, DIASPÓRICO, PÓS-COLONIAL, DECOLONIAL E PERIFÉRICO INSCREVE OS CORPOS NEGROS EM SUAS NARRATIVAS”: trilhas pedagógicas para um Ensino de História Antirracista - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • CAPÍTULO 1 UM OLHAR SOBRE OS CINEMAS NEGROS NO BRASIL - 33
  • CAPÍTULO 2 A CONTRIBUIÇÃO DO CINEMA NEGRO BRASILEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - 63
  • CAPÍTULO 3 A SEMIÓTICA DO CINEMA NEGRO: um percurso metodológico interdisciplinar no fazer historiográfico - 91
  • CAPÍTULO 4 CINEMA NEGRO E ENSINO DE HISTÓRIA: propostas metodológicas para a sala de aula - 133
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 163
  • REFERÊNCIAS - 167
  • ÍNDICE REMISSIVO - 185
ANTÔNIO BARROS DE AGUIAR

Doutor (2024) e Mestre (2019) em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuando na linha de pesquisa Ensino de História e Cultura Regional. Especialista em Ensino de História do Brasil (2015) pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA) e licenciado em História (2012) pela Universidade de Pernambuco (UPE). O autor possui pesquisas sobre as representações do negro no cinema brasileiro e no Cinema Negro, buscando analisar filmes sob a perspectiva da História Cultural e da Semiótica. Além disso, é docente da rede particular de ensino em Limoeiro-PE.