Capa do livro: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:<br> estudos introdutórios no semiárido nordestino

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:
estudos introdutórios no semiárido nordestino

Autores: Fauston Negreiros - Ellery Henrique Barros da Silva - Yamila Larisse Gomes de Sousa (Orgs.)

“Psicologia e Educação: estudos introdutórios no Semiárido nordestino” propõe uma reflexão ampliada acerca dos caminhos por onde perpassa a Pedagogia e a Psicologia da Educação, mais especificamente no contexto nordestino. Seu escopo é apresentar estudos, pesquisas e debates na interface da Psicologia Escolar e Educacional e da Pedagogia, ou seja, traz uma síntese do pensamento coletivo e subjetivo de diversos autores e autoras aqui reunidos que problematizam Educação, principalmente no contexto do semiárido nordestino. Assim, pelo seu itinerário, o livro apresenta-se como uma obra nos cursos significativa para a formação inicial e continuada de estudantes e profissionais que dialogam com a educação, permitindo estimular a reflexão e a criticidade. Por isso, convidamos você a conhecer e ajudar a (re)construir novas realidades e transformar contextos.

Uma ótima leitura!

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 54,00
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2436-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-2437-7
DOI: 10.24824/978652512436.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:<br> estudos introdutórios no semiárido nordestino
ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Pedagogia (UFPI). Especialista em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e Tecnologias Educacionais (FIOCRUZ). Professor na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Caxias/MA. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional, Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano (PSIQUED) e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

YAMILA LARISSE GOMES DE SOUSA
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFPI. Psicóloga Escolar e Educacional. Docente do Ensino Superior. Membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional, Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano (PSIQUED) e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, mestre e doutor em Educação pela UFC. Pós-doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Professor Associado da UFPI. Compõe a Diretoria da ABRAPEE (Gestão 2020-2022). Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional, Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano (PSIQUED).

ADELAIDE MARQUES DA SILVA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Parnaíba-Piauí.

AIRTON DOS SANTOS SOUZA
Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Parnaíba-Piauí.

ALICE TAVARES SOUZA COSTA
Possui graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão campus Balsas (UEMA/CESBA), especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

BRUNA SARAIVA CANDEIRA
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Membra do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (PSIQUED). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Piauí.

CARLA LAYS NUNES LIMA
Graduanda do curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI). Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

CAROLINA MARTINS MORAES
Psicóloga (UESPI). Mestra em Psicologia (UFPI). Docente do curso de Psicologia (UNIFACEMA).

ÉRICA DA SILVA FERREIRA
Estudante do décimo período do curso bacharelado em psicologia na instituição FAESPI.

GEOVANA PORTELA DAMASCENO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar, 2021. Atualmente, exerce o cargo de professora na área da Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Tia Gelma na rede pública de ensino (de 2018 ao referido ano).

LANA CARINE SOARES DIAS CAMELO
Psicóloga (UFPI). Mestra em Psicologia (UFPI).

LORAIME VIEIRA DO NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar, 2021. Atualmente, exerce o cargo de professora na área da Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Tia Gelma na rede pública de ensino (de 2018 ao referido ano).

MÁCIA PEREIRA DA SILVA
Discente da pós-graduação lato sensu em Informática da Educação do Instituto Federal do Maranhão, campus São Raimundo das Mangabeiras.

MÔNICA DE ARAÚJO DAMASCENO
Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Educação, Ética e Política pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Integrante do Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade-Núcleo Piauí. Membra do núcleo de pesquisa e estudos em Psicologia Educacional, Desenvolvimento Humano e Queixa Escolar – Psiqued. Estudos na área da Psicologia Escolar e Educacional e pesquisa principalmente: fracasso escolar, sucesso escolar, medicalização da educação e da sociedade e movimento estudantil.

RAVENA FEITOSA GONÇALVES
Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI). Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí (2011), graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2011) e Pós-Graduada em Ecologia e Biodiversidade. Professora da Educação Básica. Pesquisadora nas áreas de Etnobiologia e Educação.

SEBASTIANA SARAH MARTINS LACERDA
Psicóloga pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar, Mulher, Feminista, LGBTQIA+, Nordestina, Anticapacitista, antirracista. Integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre corpo e sociedade da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), dedico-me a pesquisas sobre processos de subjetivação, mulher e padrões.

THAISA DA SILVA FONSECA
Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela Universidade Estácio de Sá. Possui experiência na atuação como psicóloga escolar e docente do Ensino Superior.

WENDY LUSTOSA AMORIM
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília/UnB. Psicóloga pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Mulher nordestina, feminista, LGBTQIA+ e pessoa com deficiência. Anticapitalista, anticapacitista, antipatriarcado e antirracista. Orgulhosamente integrante do Laboratório de Psicologia Escolar da Universidade de Brasília/UnB e membro do PSIQUED – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Queixa Escolar, vinculado à Universidade Federal do Piauí/UFPI.