Capa do livro: COMO (NÃO) ENSINAR CIÊNCIAS NA ESCOLA?! <br>Coleção Educação e os Desafios da Escola Pública <br>Volume 3

COMO (NÃO) ENSINAR CIÊNCIAS NA ESCOLA?!
Coleção Educação e os Desafios da Escola Pública
Volume 3

Autores: Erbio dos Santos Silva - Emanoel Oliveira dos Santos - Mônica Cibelle Rocha de Carvalho - Bruna Fernanda Pereira Pacheco - Carlos Alberto dos Santos Silva (Orgs.)

O Livro “Como (Não) Ensinar Ciências na Escola?!” é o terceiro da mais nova Coleção “Educação e os Desafios da Escola Pública” que chega ao mercado editorial e contribui com o debate da educação pública, evidenciando os constantes desafios desse contexto. A obra problematiza e analisa o processo de ensino-aprendizagem de Ciências vivenciado na realidade das escolas públicas da rede estadual de educação do Pará, mostrando limites e possibilidades na construção de alternativas ao ensino de Ciências, procurando mostrar que Ciências é mais que natureza, portanto, um produto da elaboração humana nas diversas áreas do conhecimento e na significação de suas relações com o meio ambiente, a sociedade e a compreensão do mundo físico, social, político, econômico e tecnológico. As produções ora apresentadas representam novos trabalhos e também ampliações de pesquisas já realizadas e publicadas, mas que ainda tinham a revelar. Por fim, esta coletânea deve contribuir com a práxis de professores e equipes gestoras na tomada de decisão quanto ao desafio contextual de como (não) ensinar Ciências na escola!

Impresso
de R$ 96,00 por
R$ 82,80
Digital
de R$ 96,00 por
R$ 67,20

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2032-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2030-0
DOI: 10.24824/978652512032.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

COMO (NÃO) ENSINAR CIÊNCIAS NA ESCOLA?! <br>Coleção Educação e os Desafios da Escola Pública <br>Volume 3
ADILSON PINTO PINHEIRO
Licenciado Pleno em Ciência (Habilitação Química) pela Universidade Federal do Pará, especialista em Metodologia do Ensino de Química e Biologia da Facinter/Uninter.

ALESSANDRA DO SOCORRO SANTOS DA SILVA
Especialista em Políticas Públicas e Serviço Social (UFPA); Administradora de Empresas (IESAM); Estudante de Psicologia (FAAM).

ALINE DO SOCORRO MARTINS PACHECO SAKAGUCHI
Licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Servidora da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e servidora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura de Ananindeua-PA. Mestranda em Comunicação, Linguagem e Cultura pelo PPGCLC (UNAMA).

ANTÔNIO LUIS PARLANDIN DOS SANTOS
Docente da UFPA, Doutor em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UEPA/PUC-Rio). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (Universidade Santo Amaro) e Enfermagem (UEPA).

ARMANDA MALCHER MARTINS TRINDADE
Pedagoga (UEPA); Professora do Atendimento Educacional Especializado da SEDUC/PA lotada na Escola EEF Santa Bárbara; Estudante do curso de Bacharelado em Direito (FAAM).

BRUNA FERNANDA PACHECO PEREIRA DA SILVA
Professora de Ciências Físicas e Biológicas na Secretaria de Estado de Educação, Licenciada em Ciências Biológicas – CESUPA (2010), Pedagoga – UNISA (2014), Especialista em Educação Diversidade e Inclusão Social – UCDB (2014), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFPA (2017), Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase e Física – UFPA (2019), Mestranda em Ensino – UNIVATES (2021).

BRUNA FERNANDA PACHECO PEREIRA DA SILVA
Professora de Ciências Físicas e Biológicas na Secretaria de Estado de Educação do Pará, Licenciada em Ciências Biológicas – CESUPA (2010), Pedagoga – UNISA (2014), Especialista em Educação Diversidade e Inclusão Social – UCDB (2014), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFPA (2017), Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase e Física – UFPA (2019), Mestranda em Ensino – UNIVATES (2021).

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS SILVA
Licenciado em Ciências com Habilitação em Química (UFPA); Docente da Rede Estadual de Educação no Pará (Carlos).

CARLOS JERRY DE CARVALHO
Licenciado pleno em Geografia (Faculdade Ipiranga) e Especialista em Ciência Política (Faculdade Única de Minas Gerais). Diretor de Meio Ambiente da SEMMA do Município de Santa Bárbara do Pará.

CÍCERA TATIANA PEREIRA VIANA
Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Cedro, Graduada em Licenciatura em Pedagogia – UVA (2014), Especialista em psicopedagogia clínica e institucional – FASP (2019), Mestranda em Ensino – UNIVATES (2021).

DAISE DOS SANTOS SILVA
Licenciada em Biologia (Faculdade Ypiranga); Agende de Endemias (SESMA-Belém/PA).

EMANOEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Docente de Biologia na EEEFM Abelardo Leão Conduru (SEDUC/PA); Licenciado Pleno em Ciências Biológicas; Mestre em Biologia Celular (UFPA) e Doutor em Genética (UFPR).

EMANOEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Docente de Biologia na EEEFM Prof. Abelardo Leão Condurú (SEDUC/PA); Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Biologia (UFPA) e Doutor em Genética (UFPR).

EMANUEL MESSIAS DE LIMA FERREIRA
Licenciado Pleno em Física (UFPA); Especialista em Educação Matemática (NPADC/UFPA) e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional da Sociedade Brasileira de Física (SBF/UFPA); Docente de CFB (SEMEC – Belém/PA); e Docente de Física no SEI-SEDUC/PA e do Programa Todos Juntos Pela Educação (TV Cultura).

ERBIO DOS SANTOS SILVA
Mestre e Doutor em Educação (PPGED/UFPA); Possui Doutorado Sanduíche em Avaliação das Aprendizagens (IE/ULisboa); Pedagogo (UEPA). Docente do Departamento de Educação I (UFMA).

ERICA RODRIGUES DE ARAÚJO
Licenciada Plena em Biologia (UVA); Especialista em Biologia Aplicada ao Ensino Superior (Faculdade Ypiranga); Docente de Biologia por 5 anos (SEDUC/PA); Atualmente é professora de Ciências (SEMED – Tucuruí).

FERNANDA JAIME ANDRADE
Mestra em História Social da Amazônia (UFPA); Especialista em Relações Étnicorraciais para o Ensino Fundamental (GERA/UFPA); Professora de História e Estudos Amazônicos (SEDUC/PA), diretora da Escola EEM Padre Eduardo entre os anos de 2018 a 2019.

FRANCISCO ANTÔNIO ALMEIDA PEREIRA
Professor de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação, Licenciado e Bacharel em Sociologia – UFPA (2000).

JORGEANNE BARBOSA DOS SANTOS RAMOS
EMEIF Santo Antônio (SEMED Tailândia).

MARIA BEATRIZ PACHECO PEREIRA
Professora de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação, Licenciada e Bacharel em Sociologia – UFPA (2000).

MÔNICA CIBELLE ROCHA DE CARVALHO
Licenciada em Biologia (UFPA) e Educação Física (UEPA); Mestre em Botânica Tropical (MPEG); Docente da Rede Estadual de Educação no Pará (SEDUC/PA).

NIXON JOSÉ SILVA MARIANO
Pedagogo (UFPA), Especialista em Educação do Campo (ICED/UFPA).

RAIMUNDO SÉRGIO DE FARIA JUNIOR
Professor de Didática (CCSE/UEPA); Doutor em Educação (PPGED/UFPA).

ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA
Pedagoga (UEPA); Mestre em Educação (PPEB/UFPA); Pedagoga (FUNBOSQUE); Diretora Acadêmica (ESTRATEGO).

ROSIELMA OLIVEIRA SOARES
EMEIF Santo Antônio (SEMED Tailândia).

WALDIR FERREIRA DE ABREU
Pós-doutor em Ciências da Educação – Brasil/Espanha (2013); doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010); mestre em Educação e Políticas Públicas pela UFPA (2002); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq. Professor associado II da UFPA, onde atua no PPGED/ICED/UFPA como orientador de mestrado e doutorado.

WANDERLEIA AZEVEDO MEDEIROS LEITÃO
Doutora e Mestre em Educação Especial (USP). Profa. Titular da Escola de Aplicação da UFPA, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – Mestrado Profissional do IEMCI/UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Inclusiva – GEPEEI – EAUFPA.