Capa do livro: TDIC, ItemNET e FVNexA: <br>uma sopa de letrinhas de/para todos

TDIC, ItemNET e FVNexA:
uma sopa de letrinhas de/para todos

Autores: Denilson P. de Matos (Org.)

A obra TDIC, ItemNet e FVNexA: uma sopa de letrinhas de/para todos, como produto de experiências de pesquisa que investiga Ferramentas Virtuais Não exclusivas à Aprendizagem (FVNexA), “encontra uma feliz oportunidade, ao tratar destas experiências e refleti-las em benefício de uma atuação docente com a inclusão de materiais não específicos a fins educacionais. São experiências que colocam aplicativos e ferramentas virtuais, como o Instagram, o WhatsApp, o Podcast, o Canvas, o Google Meet no cerne da discussão para viabilizar novos formatos de aula. Seriam estas alternativas modelos para substituição de aulas presenciais? Esta não parece ser a problemática central da obra, que se sustenta por oferecer alternativas viáveis, em tempos de isolamento, para o ensino remoto. Poderia ser uma ação de complementaridade? Talvez. Acrescento que, de modo bem particular, os capítulos motivam e tornam a obra em questão um acertado material para divulgar (...) as ferramentas virtuais em contextos de ensino remoto ou a distância” (Williany Miranda).



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4607-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-2384-4
DOI: 10.24824/978652514607.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TDIC, ItemNET e FVNexA: <br>uma sopa de letrinhas de/para todos
BRUNA SOLERA
Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF-UEM/UEL), Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF-UEM/UEL), Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade no Contexto Escolar pelo Instituto Paranaense de Educação (Maringá-PR). Graduada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharel em Educação Física EaD do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV).

CÍCERO JOSÉ DA SILVA
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING). Mestre em Linguística pelo PROLING – UFPB (2019). Mestre em Linguística e Ensino pelo MPLE – UFPB (2018). Possui especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2009) e graduação em Letras-Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA/2007). Membro do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base – TLB (UFPB/CNPq), cadastrados no CNPq. Também é membro do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pandemia. Atualmente é Assistente de Gestão da Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra (Caruaru), instituição pertencente à Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE). Desenvolve pesquisas nas áreas da Linguística Funcional Clássica, Linguística Cognitiva e Linguística Textual.

DEBORA SANDYLA DE ARAUJO DOS SANTOS
Mestra em Linguística e ensino MPLE/UFPB, Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras CELEST/UFC e em Psicomotricidade clínica e educacional pela UECE, graduada em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora no curso de licenciatura em Letras Espanhol na UEPB. Pesquisadora em linguística aplicada com ênfase em ensino de língua espanhola, letramento e Ferramentas Virtuais não exclusivas à Aprendizagem (FVNexA).

DENILSON P. DE MATOS (ORG.)
Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008); Mestrado em Estudos da Linguagem (L Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/RJ (2003); Especialista em L. Portuguesa UERJ (2000) e em EaD pelo SENAC (2010). Graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Português Literaturas - UERJ (1995 e 1997). Atualmente é Professor associado na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, docente permanente do PROLING: Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino - MPLE. Coordenador do curso Lato Sensu PRPG/UFPB: CLELP: Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa. CLEaD: Ciências da Linguagem com ênfase na EaD. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base – TLB (UFPB/CNPq).

FÁBIA SOUSA DE SENA
Doutoranda em Linguística PROLING/UFPB, Mestrado em Linguística e Ensino - UFPB, Especialização em Supervisão Educacional - FIP, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, cursa graduação em LETRAS Português – IFPB. Atua como Gestora Pedagógica e Supervisora Escolar na Prefeitura Municipal de João Pessoa - PMJP. Membro técnico integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos Interacionais (NELIN) da UFPB e do Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática (NEALIM). Membro colaboradora do Projeto de Pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pandemia. Pesquisadora em Linguística com ênfase nas áreas de Aquisição da Linguagem do surdo; Letramento e Ferramentas Virtuais não exclusivas a Aprendizagem (FVNexA).

ORIOSVALDO DE COUTO RAMOS
Mestrado em Linguística e Ensino (MPLE/UFPBP) especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio) e em Ensino de Língua Inglesa (FAINTIVISA), graduação em Letras – Língua Portuguesa, Inglesa e suas Literaturas (FABEJA), aperfeiçoamento no ensino de Língua Inglesa pela Colorado University at Boulder (EUA). Membro externo colaborador do PROLICEN/LETRAS-PORTUGUÊS), atualmente exerce a função de Técnico Formador de Língua Inglesa na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (CGDE/GRE/AM) órgão vinculado à Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE) e Coordenador pedagógico na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Jurema-PE. Pesquisa o uso de ferramentas virtuais exclusivas ou não à aprendizagem aplicadas ao contexto de ensino de línguas estrangeiras (Inglês e espanhol) em uma proposta inter e multidisciplinar; Ciberliteratura; Letramentos e Multiletramentos.

RAISSA GONCALVES DE ANDRADE MOREIRA
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, atuando na linha de pesquisa Diversidade e mudança linguística. É integrante do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de base (TLB), e do grupo de pesquisa Investigações Funcionalistas (GIF), ambos cadastrados no CNPq. Também é membro do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pandemia. Mestre em Linguística pelo programa de Pós- graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2019); Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2015). Recentemente vem desenvolvendo pesquisas tendo como suporte a teoria do Funcionalismo Linguístico Clássica.

RAUL LEVINO DE MEDEIROS BISNETO
Pesquisador Integrante do Programa Institucional de Iniciação Científica – Centro Universitário Cidade Verde (PIIC/UniFCV), colaborador convidado do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdo linguístico em tempos de pandemia. PROPESC – UFPB (PVB13623-2020). Graduando do Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). Técnico em Enfermagem com ênfase em APH pela Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP). Pesquisador em tecnologias educacionais, métodos e técnicas de ensino e Ferramentas Virtuais não exclusivas a Aprendizagem (FVNexA).

TATIANA RAMALHO BARBOSA
Possui Mestrado em Jornalismo (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2000) e em Letras - língua inglesa (2020), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Jornalismo e Comunicação; Letras, com ênfase em ensino de Inglês, Espanhol e Português. Tem pós-graduação - MBA em Gestão Empresarial (2008) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente faz Mestrado em Linguística e Ensino (MPLE) pela UFPB.

WILLIANY MIRANDA DA SILVA
Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande, na área de Estudos Linguísticos. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento, concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), e outro pela Universidade Federal do Ceará, (UFC -2018-2019), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e formação docente, com orientações tanto na pós-graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras. Neste último, atuou como coordenadora de 2016 a 2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, e membro da linha de pesquisa “Ensino de línguas e Formação docente”, do PPGLE, do qual é integrante desde 2005.

WUILIANS JONYS TAVARES GABI
Mestrando em Linguística e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Instituto Pólis Civitas (2020), Especialista em Gestão de Pessoas pelo UNIESP (2017), Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa (2019) e Bacharel em Administração (2016), ambos pela UFPB. Membro integrante Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base – TLB (UFPB/CNPq), membro do Projeto de Pesquisa Propesq/UFPB denominado ‘FVNexA Em Prol do Ensino de Conteúdos Linguísticos em Tempos de Pandemia’, membro do Projeto de Ensino PROLICEN/UFPB denominado ‘Licenciatura em letras na UFPB: ensino de gramática via FVNexA’. Possui interesse na área de tecnologias educacionais.