Capa do livro: EDUCAÇÃO: <br>DIRETO AO ASSUNTO<br> nossas mazelas e nossas esperanças <br>2ª edição<br> Coleção Ciência Aberta<br> Volume nº. 21

EDUCAÇÃO:
DIRETO AO ASSUNTO
nossas mazelas e nossas esperanças
2ª edição
Coleção Ciência Aberta
Volume nº. 21

Autores: Celso Ferrarezi Jr. (Aut.) - Ana Christina de Sousa Damasceno - Elizângela Ataíde de Souza Morais - Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva - Jorge Luís de Freitas Lima (Orgs.) - Sérgio Nunes de Jesus (Coord.)

EDUCAÇÃO: DIRETO AO ASSUNTO – nossas mazelas e nossas esperanças é uma obra que, num tom de constante diálogo com o leitor, se propõe crítica, mas sem a imposição de verdades absolutas. Nesse sentido, o modo como se elabora a tessitura dos textos na obra é um convite ao leitor para que se perceba parte de um processo educacional, objeto de questionamentos e ponderações nos seus diferentes níveis de organização para que se desvele a humanização necessária e fundante do processo educativo, em detrimento à capitalização dos valores humanos. Ao mesmo tempo, aponta caminhos e possibilidades por meio da reflexão fundamentada em diferentes falas de pensadores notáveis. Esse processo reflexivo pode desencadear, se for da vontade do interlocutor, pela percepção de sua importância como educador, um processo de conversão que lhe permita romper “as correntes nos troncos” e os “cordéis de sisal” que o prendem a níveis de impotência e incapacidade subjugadoras de seu potencial de transformador por meio de sua prática docente, e assumir uma postura de engajamento, não desse engajamento mascarado e mentiroso que conhecemos, mas aquele defendido pelo autor: o engajamento que possibilite a cada professor se converter em “combatentes de liberdade”. Certamente, o professor Celso Ferrarezi Jr. é um desses combatentes incansáveis. Que a leitura desta obra possa ser um estímulo aos combatentes e um convite à conversão para sê-los, pois a batalha é árdua, mas a esperança é uma arma poderosa nas mãos de quem a empunha e acredita!

Impresso
de R$ 78,60 por
R$ 67,80
Digital
de R$ 78,60 por
R$ 55,02

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1988-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-1989-2
DOI: 10.24824/978652511988.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

EDUCAÇÃO: <br>DIRETO AO ASSUNTO<br> nossas mazelas e nossas esperanças <br>2ª edição<br> Coleção Ciência Aberta<br> Volume nº. 21
AUTOR
CELSO FERRAREZI JUNIOR (UNIFAL-MG)
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989), Mestrado em Linguística – Semântica (1997), Doutorado em Linguística – Semântica (1998) e pós-doutorados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2016), também em Semântica. É autor de vários livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas, dentre os quais “Semântica para a Educação Básica” (2008); “Introdução à Semântica de Contextos e Cenários: de la langue à la vie” (2010); Pedagogia do Silenciamento (2014); A Pesquisa em Semântica de Contextos e Cenários (2018) e “Gramática – Compreender e Comunicar (2020)”. Também escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL, MG, tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017.

ORGANIZADORES
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (ORGANIZADORA) (UNICAP, CAPES)
Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Mestre em Letras (UESPI). Especialista em Educação Infantil (UESPI). Especialista em Gestão Municipal de Educação (UFPI). Especialista em Formação de Professores em EaD (FAESPA). Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Professora da SEMEC/Caxingó, PI e professora do Curso de Pedagogia na FAESPA.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA MORAIS (ORGANIZADORA) (SEDUC, PVH-RO)
Especialista em Mídias na Educação (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (União das Escolas Superiores de Cacoal-UNESC). Licenciada em Letras/Língua Portuguesa (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Professora do ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora). No prelo: Figuras de Linguagem & tropos em contextos sociais (autora). Acredita que a educação precisa rever valores e métodos de ensino, onde o aluno e o professor devem se reconhecerem como parceiros na construção do saber.

GINA LÚCIA GOMES DA SILVA E SILVA (ORGANIZADORA) (CETEP-SEC-BA)
Mestre em Letras (Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB). Licenciada em Letras Vernáculas, com ênfase em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (Universidade do Estado da Bahia – UNEB). Especialista em Avaliação (UNEB). Especialista em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. Atualmente é professora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP-SEC-BA: (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional). Professora da Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira (Ensino Fundamental II). Possui experiência em Consultoria Pedagógica, Gestão Escolar e em Docência na Educação Básica e Ensino Superior com atuações nas redes: municipal, estadual e particular de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Ensino, Língua, Literatura e Redação, Aprendizagem e Avaliação Escolar.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA (ORGANIZADOR) (UFAM-INC)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do amazonas (UFAM); Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – UFAM.

COORDENADOR
SÉRGIO NUNES DE JESUS (COORDENADOR) (IF, CACOAL-RO)
Pós-Doutor em Educação – UFLO. Doutor em Ciências da Educação – UTIC. Mestre em Linguística – UNIR. Licenciado em Letras Português-Inglês – UNEB. Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem sob a orientação da Profa. Dra. Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, PE). Coorientado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior, da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador Associado do Projeto PAINTER – FAPEAM – UFAM (INC – Benjamim Constant – AM). Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO). Pesquisador, escritor, músico e poeta. Autor das seguintes obras: “Português instrumental” (2013); “Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende” (2016); “Afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2” (2016-2018); “Coleção ciência aberta, Vol. 1-20” (2011-2021); “Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2” (2017-2019); “Gramática – compreender & comunicar” (2020); “Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: Volochinov da década de 1920 aos dias atuais” (no prelo 2022). “Figuras e tropos em contextos sociais” (no prelo 2022).