Capa do livro: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO EMERGENCIAL

RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO EMERGENCIAL

Autores: Andréia Eggers - Raquel Angela Speck

Esta coletânea de textos tem como proposta abordar as possibilidades de ensino e de aprendizagem emergidas no contexto da pandemia de COVID-19. A iniciativa situa-se no âmbito das ações do projeto de extensão “Organização do trabalho pedagógico e gestão escolar no contexto da COVID19”, em desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná, no Setor Palotina, e coordenado pela professora Doutora Raquel Angela Speck. Trata-se de uma obra voltada aos profissionais da educação e que suscita reflexões acerca desse novo momento vivenciado pela sociedade, com reflexos diretos na forma como ensinamos e aprendemos. O foco das problematizações reside, por um lado, na adoção de estratégias pedagógicas com uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e, por outro lado, em oferecer ao leitor múltiplas formas de trabalhar um conteúdo de forma prática. Seus textos enquadram-se nos marcos de aprendizagem oriundos do contexto pandêmico, mas que são perfeitamente aplicáveis na pós pandemia, porque são possíveis de serem desenvolvidos tanto no ensino presencial, remoto ou híbrido.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1738-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1735-5
DOI: 10.24824/978652511738.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO EMERGENCIAL
ORGANIZADORAS
ANDREIA EGGERS
Mestre (2014-2016) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná na área de Gestão Escolar. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Pós-graduação em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva e Formação Pedagógica do Professor Universitário, Educação Infantil e Práticas Educativas. Atualmente é professora das disciplinas de Estágio, Psicologia Educacional da Faculdade UNIMEO. Compõe a BASIS (Banca de avaliadores do MEC). Assessora pedagógica do PUFV (Fundação Sicredi) Formadora de docentes do Programa Educação. Coordenadora da Linha de pesquisa de Formação de professores. Autora e pesquisadora do Teórico Querino Ribeiro precursor da Administração escolar no Brasil. Tem experiência na área de Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, trabalho e educação, políticas educacionais e gestão escolar.

RAQUEL ANGELA SPECK
Doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestre em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Palotina, onde responde pelas disciplinas de Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais e Gestão Escolar, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

AUTORAS
ANA PAULA CARVALHO DO CARMO
Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação em Física) na Universidade Federal do Paraná – UFPR, localizada no Setor Palotina. Participou dos projetos de ensino: "Desvendando o Laboratório de Física", "O ensino de Ciências Exatas para Deficientes Visuais", "Truques da Ciência", "Pré-Vestibular Comunitário" e "Atelier Científico: Experiências Estéticas na Educação em Ciências". Atuou como monitora da disciplina de Física I durante dois semestres letivos e como monitora de Fundamentos da Educação via monitoria digital. Uma das elaboradoras da página na Internet www.fisicaembraille.ufpr.br. Participou do projeto de Iniciação Científica "Saberes na aula de Física Experimental". Participa do grupo de pesquisa Ensino de Ciências Exatas e Tecnologias e do grupo de pesquisa Jano Filosofia e História na Educação em Ciências.

ANA PAULA ANTONELLO SIEG
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pampa (2012). É mestre em engenharia de estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Desenvolve a área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas mistas, lajes steel deck e concreto de pós-reativos. Atualmente é professora no Instituto Federal de Santa Catarina, no curso técnico em Edificações e Engenharia Civil no Campus São Carlos.
 
FELIPE JOSÉ SCHMIDT
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIOESTE). Possui licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialização em Educação Especial (UNIVALE). Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente na educação básica e na Formação de Professores. Atuou como assessor pedagógico do Programa de Educação Cooperativa "A união faz a vida " da Fundação Sicredi e como Coordenador de Educação na rede SESI. Pesquisa sobre práticas de educação cooperativa focando especialmente na relação entre o público e o privado.
 
JESSICA PAULA VESCOVI
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012), mestrado e doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora de língua portuguesa e língua inglesa do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Avançado Coronel Vivida. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em lexicologia, retórica, estudos dialógicos do discurso, reescrita, letramento acadêmico e escrita acadêmica.
 
LARA AMÉLIA DREON LOHMANN
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Participante do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências (UFPR).
 
LEANDRO JOSÉ VIEIRA
Formado pela Universidade Federal do Paraná – setor Palotina no curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura atualmente atuando como professor PSS no Colégio Estadual Tatuquara e Colégio Estadual Guilherme Pereira Neto no município de Curitiba-PR, nas disciplinas de Biologia e Física.
 
LEANDRO SIQUEIRA PALCHA
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN, Setor de Educação), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE, Setor de Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM, Setor de Ciências Exatas) da UFPR. Representante do Setor de Educação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR. Tenho experiência na área de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, venho me dedicando à pesquisa no ensino, com foco nos seguintes temas: discurso, linguagem, metodologias de ensino e formação de professores.
 
LUIS PHELIPE DE SOUZA MIRANDA
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, atualmente desenvolve projeto de iniciação Científica na mesma instituição. Desde 2020 atua em projetos com ecotoxicologia e mutagênese ambiental. Tem experiência em Toxicologia Ambiental, principalmente na área de Genética Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de genotoxicidade (ensaio de micronúcleo písceo / alterações morfológicas nucleares e ensaio cometa) e citotoxicidade para avaliação de compostos químicos, testes in vivo (utilizando peixes).
 
PATRICIA SIMONE ROESLER
Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Universidade de Ciências Aplicadas de Cascavel – Unipan (2006), cursando Pós-Graduação em Gestão Escolar – Faculdade São Braz (em andamento), cursando Pós-graduação em Educação Especial – Faculdade São Braz (em andamento). Mestrado em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Docente na Faculdade de Ensino Superior Isepe Rondon. Funcionária pública do município de Marechal Cândido Rondon. Possui interesse na área de educação. Atua e desenvolve estudos sobre os seguintes temas: história da educação, políticas educacionais, legislação educacional, Currículo e Pedagogia Histórico Crítica.
 
RENATA WALESKA DE SOUSA PIMENTA
Doutora em Educação, possui graduação, especialização e mestrado em História. Atualmente atua como docente na Educação Básica, Técnica e Tecnológica no câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Desenvolve pesquisas dentro da temática ensino e história social a partir da análise dialógica do discurso e educação em direitos humanos com foco nas relações raciais. É uma das fundadoras e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena do IFSC – campus Gaspar, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo de Pesquisas "Multiculturalidade, Interseccionalidades e Formação de Professores" e o Laboratório de Didática da História – LADIH. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).
 
TIAGO VENTURI
Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Graduado em Ciências Biológicas (Bal./Lic.) pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor do Magistério Superior (Adjunto) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR). Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes, Educação Científica e Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente. É membro dos grupos de pesquisa: CASULO – Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia (UFSC); e JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências (UFPR).