Capa do livro: EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM DIÁLOGO:<br> práticas, saberes e formação docente

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM DIÁLOGO:
práticas, saberes e formação docente

Autores: Aldeci Fernandes da Cunha - Iure Coutre Gurgel - Martha Milene Fontenelle Carvalho (Orgs.)

O livro tem como foco a discussão sobre práticas, saberes e formação docente na perspectiva da Educação Especial Inclusiva, possibilitando uma reflexão sobre o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial na escola de ensino comum. A obra apresenta uma diversidade de textos frutos de pesquisas e de experiencias cotidianas de professores/pesquisadores no e com o trabalho didático e pedagógico com estudantes público da Educação Especial no contexto da sala de aula de ensino comum.
As discussões presentes em cada texto que compõem esta obra, possibilitam uma reflexão teórica e epistemológica sobre a oferta e o atendimento educacional aos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista, altas habilidade se superlotação. A leitura de cada capítulo desta obra, é um deleite-se e um (re)pensar sobre as concepções de ensinar e aprender numa perspectiva de uma educação de todos e para todos.
A obra é um chamamento a todas as pessoas envolvidas com uma educação na e para a diversidade para a tessitura de uma escola que ensine sem excluir.

Impresso
de R$ 64,80 por
R$ 56,40
Digital
de R$ 64,80 por
R$ 45,36

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1783-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-1779-9
DOI: 10.24824/978652511783.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM DIÁLOGO:<br> práticas, saberes e formação docente
ORGANIZADORES
ALDECI FERNANDES DA CUNHA
Graduado em Pedagogia. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Semi-árido. Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutorando em Letras pelo Programa de pós-graduação em Letras da UERN. Atualmente é professor Assistente III do Departamento de Educação do Campus Avançado Assú/UERN.

IURE COUTRE GURGEL
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN) na área de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. É professor Assistente III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO
Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ensino pela mesma Universidade. Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Especialista em Braille pela Faculdade FAVENI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

COLABORADORES
ACRECIANA DE SOUSA MELO
Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Católica do Cariri (FACC). Especialista em AEE e Educação Inclusiva pela Faculdade FAVENI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

ANA LIDIA PENTEADO URBAN
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Mestra em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

ANA MOÉSIA MAGALHÃES RIBEIRO MACHADO
Mestranda em Educação (URCA- Crato) Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Especialista em Educação Especial (UVA-2003) e em Saúde Mental com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (INESP- 2017).

ANA PAULA DA SILVA BRAGA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Maciço de Baturité. Especialização em Educação Especial pela UNINASSAU. Mestranda em Educação pela universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora de Educação Especial da Rede pública do Estado do Rio Grande do Norte.

BIANCA SONALE FONSECA DA SILVA  
Graduada em Letras/LIBRAS, pela Universidade Federal Rural do Semiárido. Graduanda em Letras/Português pela mesma Universidade. Mestranda em Ensino, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas Autobiográficas em Educação- GEPNAE (UFERSA).

DALIANE DO NASCIMENTO DOS SANTOS RODRIGUES
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

DANIELA VALDEVINO LIMA
Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduanda em Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Intérprete de Libras na Secretária de Educação do Município de Crato.
 
FABRÍCIA GOMES DA SILVA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAK . Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Professora efetiva do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

FRANCISCA M. G. CABRAL SOARES
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do grupo de estudos e pesquisas Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI). Atualmente é professora adjunto IV da UERN.

FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Professor do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação/Campus Avançado da UERN em Assú e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Faculdade de Educação da UERN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA).

FRANK LANE MACÊDO MACHADO
Professor efetivo da rede Estadual do Ceará. Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Estado do Ceará pelo CAED da Universidade Federal de Juiz de Forma MG - Especialista em Saúde Mental com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista - TEA pela Faculdade INESP. Têm experiência com a parte administrativa, pedagógica e financeira e, na organização dos Organismos Colegiada Escolares.

GEORGE PIMENTEL FERNANDES
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor no Mestrado Profissional de Educação da Universidade Regional do Cariri-URCA e no Mestrado Profissional Ensino de Física-SBF e URCA. Áreas de interesse: Pedagogia Histórico-Crítica, Inclusão, Ensino de Ciências (alimentação e Física).

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

LUIZA VALDEVINO LIMA
Especialista em LÍngua Brasileira de Sinais pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FAVENI. Graduada em Letras/Português pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduanda em Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Atualmente é professora efetiva de Libras da Universidade Regional do Cariri (URCA).

RAQUEL ALVES GONÇALVES VIEIRA
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (2021). Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

ROBERTA CARINA DE ARRUDA BERTÃO
Professora da Rede Municipal de Indaiatuba e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando como professora da educação básica no ensino fundamental I e Ensino médio. Formação em Licenciatura em Pedagogia e Engenharia Ambiental com especialização em atendimento educacional especializado.

ROSANE SANTOS GUEUDEVILLE
Graduada em Pedagogia (UFBA), Graduação em Fisioterapia (UCSAL). Mestre em Educação (UFBA), Doutoranda em Educação (UFRN). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA) no Departamento de Educação e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URCA (Nuarc).

RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES
Graduada em Pedagogia (UFC), mestra em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Educação (UFC). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN.

SIMONE MARIA DA ROCHA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde cursou Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Professora das Licenciaturas em Letras Inglês, Letras Libras e Letras Português da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) - Centro Multidisciplinar de Caraúbas. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO - UERN/ UFERSA/ IFRN.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação.