Capa do livro: LETRAMENTO DIGITAL:<br> estado da arte <br><br>Coleção Redes de Cidadania – Volume 2

LETRAMENTO DIGITAL:
estado da arte

Coleção Redes de Cidadania – Volume 2

Autores: George Bassul Areias - Jaqueline Maissiat - Viviane Mozine Rodrigues (Orgs.)

O livro “LETRAMENTO DIGITAL: ESTADO DA ARTE”, traz importantes contribuições para o debate a respeito de um campo da educação que, até 2019, já se mostrava enquanto um dos pilares para o desenvolvimento social que tanto se almeja no século XXI. Na atualidade, essa importância se confirma em meio ao surto pandêmico de Covid-19, deflagrado no limiar de 2020, referendando este viés do ensino-aprendizagem como parte essencial para o domínio das novas e velhas tecnologias, bem como para a inserção de todos no redesenhar das relações em comunidade. Em especial, devido ao fato de a atual conjuntura ter antecipado processos que já vinham se desenrolando, mas que agora se agudizam e se colocam como o “novo” normal, tornando necessário agregar ao saber-fazer o uso de ferramentas inteligentes, as quais asseguram os cuidados individuais e coletivos, além do distanciamento físico hoje demandado. Por isso, o mapeamento estabelecido sobre o tema, pelos organizadores e autores nos sete capítulos que compõem a obra, tende a colocá-la como um referencial para aqueles que almejam compreender a tríade que sustenta o Letramento Digital, ou seja, os Grupos de Interesse, as Tecnologias Digitais e a Formação Docente.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1651-8
DOI: 10.24824/978652511651.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

LETRAMENTO DIGITAL:<br> estado da arte <br><br>Coleção Redes de Cidadania – Volume 2
CARMEM LÚCIA PRATA – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Possui graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (1985), Especialização em Informática na Educação pela UFES (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Especialização em Tecnologias em Educação PUC/RJ (2013). Atuou como Coordenadora do Programa de Informática na Educação (PROINFO) na Secretaria de Estado da Educação do ES (1999 a 2003), professora no curso de pós-graduação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – DF (2005 a 2011) e no Ministério da Educação (2004 a 2012) coordenando a Rede Interativa Virtual de Educação – Rived, Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais. Participou do projeto Condigital (MEC/MCTI) e da criação do Portal do Estudante (MEC/CERT). Assessora de Tecnologia Educacional na Secretaria de Estado da Educação do ES (2013), Subsecretária de Avaliação e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação do ES (2013 a 2014). Assessora de Tecnologia Educacional na Secretaria de Estado da Educação do ES (2016 até o momento) e Coordenadora do Programa Sedu Digital. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e curadoria de conteúdo multimídia, objetos de aprendizagem, portais educacionais, formação de professores, educação a distância, currículo e tecnologia, metodologias educacionais, internet e educação, projetos educacionais, gestão em tecnologia educacional e inclusão digital.

CLÁUDIA ALMEIDA RODRIGUES MURTA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO
Graduada em Letras – Faculdades Integradas de Patrocínio (1999), possui especialização em Língua e Literatura Brasileiras (2001) especialização em Ensino de Línguas Mediado por computador pela UFMG (2011) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Doutorado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (2016). Foi professora substituta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2013 e professora formadora do curso Letras/Inglês e Letras/Espanhol – PARFOR/UAB. É professora efetiva com dedicação exclusiva do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Educação Profissional (CEFORES) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, com ênfase em Leitura e Produção de Texto, Linguagem e Tecnologia, Ensino de línguas mediado por tecnologias, Português como língua não-materna e língua estrangeira para fins específicos e jogos educacionais.

FÚLVIA DA SILVA SPOHR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
Pedagoga. Educadora Popular (Fiocruz). Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EDUCASAÚDE da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS) e Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Investiga os efeitos da modulação das tecnologias da informação e comunicação para a cognição em diferentes espaços institucionais. Atua na área de ensino, pesquisa e extensão nas ciências da saúde, com ênfase na Educação Permanente em Saúde e no Ensino em Serviço. Atua na interface entre educação e saúde coletiva, abordando temas que envolvem a produção de subjetividade, a ética, a estética e a política nesses campos. Atua com orientação, supervisão pedagógica e com a formação docente para cursos de graduação e pós-graduação em Ciências da Saúde, desenvolvendo formação pedagógica com professores, tutores e preceptores. No ensino a distância, desenvolve orientação e supervisão pedagógica para o planejamento didático, avaliação e homologação de materiais educacionais na modalidade (EaD). Atua no ensino superior presencial como docente junto aos cursos das Ciências da Saúde e nas Licenciaturas em Pedagogia e Artes Visuais. Temas de Interesse: Biologia da Cognição, Epistemologia, Filosofia da ciência, Educação Popular, Processos de ensino e aprendizagem, didática, Formação docente, Ensino na Saúde, Saúde Coletiva, Educação Permanente em Saúde e Promoção da Saúde.

GYZELY SUELY LIMA – INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui o título de Mestre em Letras na área de Teoria Literária (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente atua como professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – campus Uberlândia Centro. Os seguintes temas são estudados e objetos de pesquisa: colaboração, pesquisa narrativa, ensino de língua inglesa, tecnologias digitais, literatura comparada, literatura e cinema, linguística aplicada ao ensino de língua inglesa e língua portuguesa, língua inglesa, letramentos, papel do professor e literatura.

ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE – INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela UFV/MG (1991), com especialização em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela PUC/MG (1995), Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e Doutorado em Educação pela mesma instituição (2013). Atualmente, atua como Subsecretária da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação (SEPLA) da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) e como professora e pesquisadora no mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Foi professora efetiva do Ifes de 1993 a 2018. Integrou a comissão responsável pelo projeto de implantação da EaD no então CEFETES. Atuou como coordenadora dos cursos superiores em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores na modalidade presencial de julho de 2004 a abril de 2008. Atuou como coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado na modalidade a Distância por meio do Sistema UAB de novembro de 2006 a abril de 2009. Atuou como coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação na modalidade a distância também ofertado por meio do sistema UAB de maio de 2009 a julho de 2014. Em 2018, assumiu a Coordenação Geral de Ensino do Cefor (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância) do Ifes. Áreas de interesse: Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação a Distância, Planejamento e Avaliação.

KETIA KELLEN ARAÚJO DA SILVA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Digitais Aplicado à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Colaboradora da UOC (Universitat Oberta de Catalunya). Pós-Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Graduada em Pedagogia (UFRGS).

LETICIA ROCHA MACHADO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Tecnologias Digitais Aplicado à Educação (NUTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Doutora em Informática na Educação (UFRGS) e Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia – Habilitação Multimeios e Informática na Educação (PUCRS).

MARIANA POZZATTI – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2006), Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012, 2018), na área de Educação Física, Currículo, Formação e Cotidiano escolar. É professora de ensino superior da Escola Superior São Francisco de Assis e Gerente do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU/CEFOPE/GEPED). É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria/Ufes). Tem experiência na área de Educação, tendo atuado como professora da educação básica na rede estadual e em redes municipais de ensino, como professora substituta do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes), como professora de graduação e pós-graduação. Atualmente, atua e pesquisa Estágio Supervisionado, Cotidiano escolar e Formação de professores (presencial e a distância).

MARIZE LYRA SILVA PASSOS – INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Pós-doutora em Educação pela Universidade de Hamk – Finlândia. Doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS e em Educação pela Universidad del Norte (revalidado pela UFAL). Mestre em Informática e Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas formada pela Universidade Vila Velha (UVV). Professora e pesquisadora do Instituto Federal do Espírito Santo desde 1996 lotada no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância. É professora permanente dos programas de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Atua, também, em cursos de graduação e pós-graduação na área de educação e informática. Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ifes de 2011 a 2013. Possui experiência nas áreas de desenvolvimento de sistema, em diversas empresas e órgãos públicos, e de engenheira de petróleo na Petrobras de 2007 a 2010. Participou dos programas Professores para o Futuro – VET3 e FiTT – Finnish Teacher Trainer Diploma da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica como bolsista CNPq de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (Finlândia). É pesquisadora dos grupos de pesquisa: Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Ifes, atuando nas áreas de metodologias ativas, educação e tecnologia, informática na educação e gestão da EaD.

PATRICIA ALEJANDRA BEHAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Mestre e Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) DA UFRGS. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education.

VALESKA VIRGÍNIA SOARES SOUZA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutora em pesquisa narrativa e jogos no processo de ensino e aprendizagem. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

WAGNER KIRMSE CALDAS – INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Vitoriana de Tecnologia (2001), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009, 2015), na área de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. É professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Serra. Tem experiência de docência na área de Ciência da Computação, com ênfase na área de Programação, lecionando nos cursos Técnicos em Informática e nos Cursos Superiores em Informática. Também atua como docente na pós-graduação Lato Sensu Informática na Educação, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor/Ifes), onde ministra as disciplinas de “Introdução a Organização de Computadores” e “Acessibilidade e Informática na Escola Inclusive”. Atualmente, responde pelo cargo eletivo de Coordenador do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio.

YGOR CORRÊA – UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Pós-doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologia. Pós-Doutor em Design (Tecnologia e Educação) pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – PPGIE CAPES 7). Mestre em Linguística Aplicada com foco em Linguagem, Interação e Tecnologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS – PPGLA CAPES 5). Graduação em Letras-Inglês pela UNISINOS. Atualmente realiza pesquisa no PPG Design (UniRitter) voltada à Educação Bilíngue de Surdos, quanto ao uso de aplicativos de tradução automática em sala de aula, na perspectiva da Aprendizagem Móvel. É membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em Subjetividade, Tecnologia e Arte. (N.E.S.T.A). Colaborador nos cursos de especialização em Mídias na Educação (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) – e extensão – Núcleo de Informática na Educação Especial (NIIE – UFRGS) – na formação de professores da rede pública quanto a práticas educacionais, sob o viés da tecnologia. É parecerista das revistas RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação) e INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria e prática, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Temas de interesse: Linguística Aplicada; Linguística Textual; Teorias do Texto; Tipos de Discurso; Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); Ensino-Aprendizagem de Línguas; Escrita na Tela; Teoria da Complexidade; Sistemas Adaptativos Complexos; Ensino a distância (Ead); Teoria Sociocultural; Cultura Visual; Informática na Educação; Design de Interface; Usabilidade; Design Responsivo; Ambientes Virtuais; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Mineração Textual; Tecnologias Acessíveis; Aplicativos Tradutores de Línguas; Educação de Surdos; Ensino Bilíngue (Português-Libras).