Capa do livro: CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL

CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL

Autores: José dos Santos Souza - Jussara Marques de Macedo (Orgs.)

Esta coletânea reúne textos de pesquisadores da Linha de Pesquisa “Trabalho, Educação e Políticas Públicas” do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os textos partem do pressuposto de que o capital vivencia uma crise orgânica decorrente do esgotamento do modelo de desenvolvimento taylorista-fordista e que, para enfrentamento dessa crise, a burguesia reestruturou a organização do trabalho e da produção, segundo o padrão toyotista, e redefiniu a relação entre o Estado e a sociedade, segundo o receituário neoliberal com mediação da terceira via, o que deu materialidade a um modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital, em substituição ao taylorista-fordista. Com base nesses pressupostos, os autores e autoras consideram este movimento como uma ofensiva burguesa na política pública de formação humana cujo propósito é consolidar a perspectiva de formação enxuta e flexível capaz de formar no trabalhador/cidadão as competências necessárias à consolidação deste novo padrão de desenvolvimento do capital. À luz do materialismo histórico e dialético, os textos abordam diferentes aspectos da política pública de formação humana no Brasil e explicitam a relação entre as reformas educacionais das últimas décadas e a totalidade da produção e reprodução social da vida material no capitalismo. O mérito da obra é trazer à tona contribuições relevantes para a análise das políticas educacionais, destacando-se pelo rigor teórico e pela profundidade analítica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1675-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-1669-3
DOI: 10.24824/978652511675.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL
ALEX KOSSAK
Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e pesquisador da Rede UNIVERSITAS/BR.

BRUNO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Professor Colaborador do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica em Gestão Pública da Faculdade de Miguel Pereira (FAMIPE), Professor Convidado do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional da UFRRJ (CEGED/UFRRJ). É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), é pesquisador da Rede Universitas-BR, é membro do Comitê Editorial da Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS), é membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Premiado com a Moção por Dedicação e Contribuição ao Aprimoramento Contínuo do Ensino Superior Carioca, Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2016).

IGOR ANDRADE DA COSTA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde obteve o título de Mestre em Educação. Atua como professor de geografia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e da Rede UNIVERSITAS/BR.

JOSÉ DOS SANTOS SOUZA (ORG.)
Doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Professor Associado IV de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional (CEGEd) e atua no quadro docente de cursos de licenciatura. É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, do Portal de Periódicos Costa Lima da UFRRJ; é pesquisador membro da Rede Universitas-BR; é membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Além de inúmeros artigos e capítulos de livro, publicou os livros “Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil”, pela Ed. Autores Associados, e “Sindicalismo Brasileiro e a Qualificação do Trabalhador”, pela Ed. Práxis. Além destes livros, organizou várias coletâneas, dentre as quais se destacam: “Trabalho, Qualificação e Políticas Públicas”, publicado pela Ed. 7Letras, com financiamento da FAPERJ; e “Reflexões da Prática Docente na EJA”, publicado pela Ed. EDUR.

JUSSARA MARQUES DE MACEDO (ORG.)
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ). É pesquisadora da Rede Universitas-BR e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Além de diversos artigos em periódicos, publicou os livros “Formação para o Trabalho Docente”, pela Ed. Appris e “A Formação do Pedagogo em Tempos Neoliberais”, pela Ed. EDUESB, além de ser coorganizadora da coletânea “Ensino Superior no Brasil e em Portugal”, pela Editora Educa, da Universidade de Lisboa, Portugal.

NELMA BERNARDES VIEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e atua como pedagoga voluntária no Pré-Vestibular Cidadão l/Movimento Ética na Política. É Membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), integra a Rede Universitas-BR, é membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

PAULA MACEDO
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde obteve o título de Mestra em Educação. Atualmente é docente na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMEd/RJ) e na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e da Rede Universitas-BR.

RODRIGO COUTINHO ANDRADE
Doutor em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, onde integra o quadro docente do Curso de Especialização em Gestão Educacional. É membro do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGG-FFP/UERJ). É membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e do Grupo de Trabalho sobre Ensino de Geografia da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). É pesquisador da Rede Universitas-BR.

THIAGO DE JESUS ESTEVES
Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, é professor de sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Entre 2014 e 2015, foi Consultor Técnico, na modalidade produto, em estudos para avaliação educacional na área de Ciências Humanas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS), é pesquisador da Rede Universitas-BR e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).