Capa do livro: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br> inspirações, espaços e tempos<br>Volume 1

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
inspirações, espaços e tempos
Volume 1

Autores: Ana Maria Eyng - Reginaldo Rodrigues da Costa (Orgs.)

A obra reúne inspirações, espaços e tempos que constituem itinerários da Educação e da Formação de Professores. Os textos integram elementos axiológicos, epistemológicos e práxicos que movimentam a história, a política, a pesquisa e a prática da educação e da formação de professores.
As demandas históricas de inclusão e equidade, intensificadas no contexto contemporâneo, situam a discussão sobre os demarcadores humanitários com os quais nos defrontamos no campo da educação e da formação de professores.
São evidenciadas, na tessitura dos diálogos travados entre os textos e a partir deles, novas e contínuas demandas para a efetivação do direito à educação, ampliadas no contexto contemporâneo atravessado pelas pandemias sanitárias, políticas e econômicas.
A escrita fortalece diálogos e parcerias dos grupos de pesquisa do PPGE/PUCPR com pesquisadores e instituições no Brasil e no exterior. Os capítulos desvelam questionamentos, trajetórias, pressupostos e resultados de investigações que contextualizam espaços, situam tempos e inspiram a educação e a formação de professores.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1646-4
DOI: 10.24824/978652511646.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 314
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br> inspirações, espaços e tempos<br>Volume 1
ALEXANDRE SAUL
É Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente pesquisador da Universidade Católica de Santos (UniSantos), atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado), no curso de Pedagogia e demais Licenciaturas. Faz parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UniSantos e Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa Instituição, desde 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas e práticas de Currículo, Formação de Professores, Educação Popular e Pesquisa-ação. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), no período 2019-2020, como Coordenador de Publicações e é Editor-Assistente da Revista e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 – Qualis CAPES A2). É integrante do Banco Nacional de Avaliadores (BASis), do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), certificado pelo INEP/MEC. Participa, desde o ano de 2016, da Coordenação da Comissão Organizadora da Mostra de Pesquisa em Educação do PPGE da UniSantos, que se encontra em sua XV edição.

ANA MARIA EYNG
Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa, UFP/Portugal. Doutora em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona – UAB/Espanha. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Bolsista Produtividade CNPq. Membro da Cátedra Unesco Educação, Juventude e Sociedade. Membro do Conselho das Alianças da Rede Internacional Together. Lider do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores.

ANA MARIA SAUL
É Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da PUC/SP, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo e Educação e no Mestrado Profissional: Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa sobre o pensamento freireano, com destaque para os temas: políticas públicas, currículo e formação de educadores. É pesquisadora nível 1 do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. A pesquisa desse grupo analisa o legado e a reinvenção do pensamento de Freire na educação brasileira, a partir da década de 1990. Essa investigação conta com pesquisadores de 20 PPGEs sediados em 12 Estados. Demais atribuições e participações: membro do Corpo Editorial da Revista Científica e-Curriculum (Qualis A2), e do Conselho Editorial das Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, (Qualis A2) e Revista Em Aberto_INEP (Qualis B1). Coordena a Rede Freireana de Pesquisadores, é membro do GT de Currículo da ANPEd e integra o quadro de sócios da ABdC. Nessa associação, assumiu a vice-presidência, durante as duas últimas gestões. Atua como parecerista de revistas científicas bem qualificadas e das agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESP.

AUDA APARECIDA DE RAMOS
Pedagoga, Mestra em Filosofia e Doutora em Educação. Atua na Coordenação Pedagógica do Programa de Educação em Unidade Socioeducativa (PROEDUSE), no Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa (Curitiba – PR). Atua ainda, como pedagoga na Gerência de Gestão Escolar/Departamento de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba – PR.

BARBARA RAQUEL DO PRADO GIMENEZ CORRÊA
Doutora e Mestre em Educação. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Magistério do Ensino Superior com ênfase na educação mediada por tecnologia. Graduada e professora no Curso de Pedagogia na PUCPR. Ampla experiência como professora e coordenadora pedagógica na educação básica. Formadora de professores nas redes pública e privada. Pesquisadora com foco na formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

BEATRIZ MARIA ZOPPO
Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PUCPR), Professora da Rede Municipal de Curitiba – Paraná, Brasil.

CLOVES ANTONIO DE AMISSIS AMORIM
Graduação em Psicologia pela UFPR. Especialista em Didática e em Bioética pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Educação – PUCPR. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, Psicologia Educacional com ênfase em Análise do Comportamento.

DIEGO ANDRADE DE JESUS LELIS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PUCPR), Curitiba – Paraná, Brasil.

DILMEIRE SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU
PhD em Educação – Université de Montréal. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba – Paraná, Brasil.

EDNA LIZ PRIGOL
Graduada em Pedagogia (Tuiuti/PR). Mestre e Doutora em Educação PUCPR. Bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) na PUCPR. Pesquisadora no GRUPO PEFOP- PUCPR e no GEPEPECOE-UFPR.

ELENIZE APARECIDA SANTOS KUJAWA
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, possui publicações sobre inclusão escolar, iniciação docente e prática pedagógica na Educação Infantil em revista e eventos da área da educação.

ELIANE NILSEN KONKEL
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado S/C. Graduada em Pedagogia.Compõe o quadro próprio do magistério do Governo do Estado de Santa Catarina e atua como professora no Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Inês na modalidade de Educação Especial.

ELISÂNGELA ZARPELON AKSENEN
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Mestre em Educação pela mesma Instituição (2013). Ambos sob a linha de pesquisa História e Políticas da Educação. Especialista em Métodos Estatísticos pela URI/RS (2001). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (1998). Experiência como docente em todos os níveis de ensino: Ensino Fundamental I no município de Guarapuava, por 4 anos (1995 a 1999); Ensino Fundamental II e Ensino Médio no quadro de servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul, por 8 anos (2000 a 2008); Ensino Superior, nos cursos de Tecnologia e Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, por 5 anos (2009 a 2014), tendo sido desligada a pedido, devido às necessidades do doutorado. Compõe o quadro próprio do magistério do Governo do Estado do Paraná desde 2009 até a presente data, atuando como professora de Matemática no Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar do Paraná (Curitiba).

FLÁVIA CRISTINA OLIVEIRA MURBACH DE BARROS
Pós-doutorado (UFSCAR-cursando). Doutora em Educação. Mestre em Psicologia. Especialista em Educação Inclusiva. Professora substituta no Instituto Federal (Presidente Epitácio). Pesquisadora com foco de análise a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, atuante na formação de professores. Membro dos grupos de pesquisa: Implicações Pedagógicas da teoria histórico-cultural (UNESP-Marília), e Estudos e pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Infantil (GEPEI/UENP).

GABRIELA EYNG POSSOLLI
Doutora em Educação pela UFPR. Mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Especialista em Comunicação e Semiótica: teoria e crítica da sociedade da informação. Pedagoga e Analista de Sistemas pela PUCPR. Professora do programa de Ensino nas Ciências da Saúde e Coordenadora do NEaD da Faculdades Pequeno Príncipe.

GABRIELE POLATO SACHINSKI
Mestranda em Educação na PUCPR. Graduada em Letras Português-Inglês pela PUCPR e em Pedagogia pela UNIFACEAR. Especialista em Literatura Brasileira e em Produção Textual. Atua como docente da Educação Básica, com enfoque na área de Redação.

IONE DA SILVA CUNHA NOGUEIRA
Doutora em Educação. Mestre em Educação Escolar. Licenciada em Pedagogia. Professora Associada da UFMS (Três Lagoas) atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação. Coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da UFMS/Três Lagoas e integrante do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE) na Universidade Estadual Paulista-Marília.

JANICE STRIVIERI SOUZA MOREIRA
Psicóloga atuante na área da saúde como psicoterapeuta e na Psicologia Jurídica como supervisora e consultora. Docente de graduação e cursos de Especialização na PUCPR. Doutorado e Mestrado em Educação; Especialização em Adolescência e Psicologia Jurídica. Tem como aporte em sua atuação a Abordagem Sistêmica.

JAQUELINE SALANEK DE OLIVEIRA NAGEL
Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela PUCPR na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa POFORS, vinculado ao CIERS-ed/ FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente Possui graduação em Pedagogia pela UFPR (2008). Especialista em Educação Infantil pela PUCPR (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

JOÃO CASQUEIRA CARDOSO
Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa. Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e Doutor em Direito pela Universidade de Paris X. Trabalhou para a Organização Internacional do Trabalho, o Conselho da Europa e a União Europeia. Coordenador do Mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento da Universidade Fernando Pessoa.

LINDOMAR WESSLER BONETI
Graduado em Ciências Sociais (licenciatura) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutorado em Sociologia na Universidade Laval – Québec – Canadá; Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg – Suíça. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

LUANA PRISCILA WUNSCH
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado – Profissional em Educação e Novas Tecnologias. UNINTER.

LUCYMARA CARPIM
Doutora e Mestre em Educação pela PUCPR, graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Gestão Educacional, Marketing Empresarial, Gestão Ambiental e Economia do Trabalho. Atua como docente no Ensino Superior.

MARIA ELISABETH BLANCK MIGUEL
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1964), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1982) e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professora titular de História da Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e coordenadora do grupo HISTEDBR, em Curitiba. Desenvolve trabalhos de co-orientações de tese e outras atividades junto ao Programa de Doutorado em Education, Étique et Carriérologie, da Université Catholique dAngers (UCO/FR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, história da educação, educação paranaense, educação e formação de professores. Pesquisadora do CNPq, Pq 2.

MARIA LOURDES GISI
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Mestrado em Educação pela UFPR. Doutorado em Educação pela UNESP/Marília. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Genebra/Suíça. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais: Concepções e Práticas.

MARILDA APARECIDA BEHRENS
Graduada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo PUCSP. Pós-doutora em Educação na Universidade do Porto-Portugal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifica Universidade Católica do Paraná. Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

PATRÍCIA LUPION TORRES
Doutora em Engenharia da Produção pela UFSC, Mestre em Educação pela PUCPR, graduada em Pedagogia pela PUCPR. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora permanente do mestrado e doutorado da PUCPR.

PATRICIA MARIA FORTE RAULI
Pós-doutora em Bioética e Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora Honoris Causa em Filosofia da Educação e Embaixadora da Paz pela ODAEE (2017). Especialista em Administração pela UNIFAE. Graduada em Psicologia pela UFPR. Diretora Geral da Faculdades Pequeno Príncipe. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética- Regional Paraná (2017-2019).

PATRICIA MEYER
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba – Paraná, Brasil.

PURA LÚCIA OLIVER MARTINS
Doutora em Educação, professora titular da PUCPR, atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, autora dos livros Didática e as contradições da Prática, Didática teórica, didática prática: para além do confronto, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.

RAQUEL PASTERNACK GLITZ KOWALSKI
Doutora em Educação pela PUCPR, graduada em Design e Pedagogia na PUCPR e em Design e Publicidade e Propaganda na FAE. Coordenadora da especialização em Design Educacional na PUCPR. Pesquisa alinhando as áreas de Design, Tecnologia e Educação.

REGINALDO RODRIGUES DA COSTA
Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá, em Pedagogia e Letras-Inglês pelo CESUMAR. Professor Adjunto da PUCPR, no curso de Pedagogia e dos Cursos de Licenciatura da PUCPR e professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. É coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica.

RICARDO LEMES DA ROSA
Doutor em Educação – PUCPR, Mestre em Educação Física – UFPR, Professor assistente nos cursos de Bacharelado em Licenciatura em Educação Física – PUCPR, Membro do grupo de pesquisa “Políticas Públicas, Direitos humanos e Formação de Professores.

ROMILDA TEODORA ENS
Doutora em Educação pela PUC-SP. Pós-Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná (2019-2021). Professora Titular do PPGE, na linha História e Políticas da Educação, da PUCPR. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, como membro do CIERS-ed e da Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente. Membro do NEARS/PUC-SP. Integrante da ReLePe. Lidera o grupo de pesquisa POFORS/PUCPR.

RÚBIA CRISTINA CRUZ
Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga. Diretora educacional aposentada pela Prefeitura de Campinas e Professora Universitária em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Políticas Públicas, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Gestor Educacional e de Professores, Investigação Narrativa, Cotidiano Escolar. Membro do GEPEC/UNICAMP.

SABRINA PLÁ SANDINI
Doutora em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Pós-doutoranda em Educação pela PUCPR. Participa do Grupo de Pesquisa POFORS/PUCPR vinculado ao CIERS-ed/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente, coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Atualmente é professora colaboradora do curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO-G/Paraná.

VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – Pr.; Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Membro da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Politica Educativa – ReLePe. Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais no Brasil (ANFOPE). Professora nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino do município de União da Vitória – Pr. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória.

THALITA VIANNA DE LIMA
Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação, na Linha de História e Políticas da Educação pela PUCPR. Professora do Colégio Medianeira, Curitiba-PR. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS/PUCPR).