Capa do livro: A PSICOPEDAGOGIA E SUAS INTERFACES<BR>Reflexões Sobre a Atuação do Psicopedagogo

A PSICOPEDAGOGIA E SUAS INTERFACES
Reflexões Sobre a Atuação do Psicopedagogo

Autores: Solange Franci Raimundo Yaegashi

livro impresso
de R$ 53,63 por
livro digital
de R$ 53,63 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra “A Psicopedagogia e suas interfaces: reflexões sobre a atuação do psicopedagogo” traz contribuições relevantes de pesquisadores de diferentes áreas para a atuação do psicopedagogo. Os capítulos abordam temáticas que envolvem o objeto de estudo da Psicopedagogia e suas contribuições para a educação escolar.

Assim, no livro, discute-se a relação existente entre Psicopedagogia e outras áreas de conhecimento, bem como o trabalho que pode ser desenvolvido no espaço escolar, clínico, empresarial e hospitalar, desmistificando a escola como único espaço de atuação do psicopedagogo.

Além disso, enfoca-se a importância de se trabalhar dinâmicas de grupos, enfatizando a ética profissional, no contexto da Psicopedagogia Institucional.  Discute-se, ainda, as contribuições da teoria do Juízo Moral de Jean Piaget para a formação psicopedagogo, a questão do bullying como gerador de dificuldades de aprendizagem, a dislexia e as contribuições dos jogos no processo de avaliação e intervenção psicopedagógica.

Por fim, discute-se as relações entre atenção, consciência, aprendizagem e os transtornos de aprendizagem. Por ser manifestação básica da consciência, a atenção é a condição inicial, necessária para desencadear os processos que se sucedem durante a aprendizagem. Assim, os transtornos da atenção acabam por influenciar diretamente em muitas situações de aprendizagem.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-520-8
DOI: 10.24824/978858042520.8
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A PSICOPEDAGOGIA E SUAS INTERFACES<BR>Reflexões Sobre a Atuação do Psicopedagogo

Autores

Solange Franci Raimundo Yaegashi

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1989), Especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Atualmente é Professora Associada no Departamento Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e no programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Tem experiência na área de Psicologia da Educação e desenvolve pesquisas envolvendo temáticas vinculadas à Psicopedagogia, tais como dificuldades de aprendizagem, bullying no contexto escolar, estresse e burnout na profissão docente.

Eliane Rose Maio

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1984), Especialização em Metodologia da Pré-Escola e Séries Iniciais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAN (1995) e Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1998), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus Araraquara (2008) e Pós-Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus Araraquara (2011). Atualmente é Professora Associada no Departamento Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá Maringá  e no programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM).. Tem experiência na área de Psicologia da Educação e desenvolve pesquisas envolvendo temáticas vinculadas à Psicopedagogia, Formação Docente, Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual.

Janira Siqueira Camargo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1989), Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1993), Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática. Professora Assistente de Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá na Área de Psicologia da Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UEM. Membro Nato da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Paraná Norte.

 

 

 

Luciana Maria Caetano

Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL (1999), Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Ciências Aplicadas de Limeira – ISCA (2003), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2004), Doutorado em Educação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Professora Adjunta, atuando no Departamento Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e no programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Tem experiência na área de Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento desenvolve pesquisa na linha intitulada: Escola e Família como contextos de desenvolvimento e aprendizagem, sendo temas de interesse, desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente, relação família e escola, desenvolvimento moral.

Rafael Bruno Neto

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas Modalidade Médica – Biomédica pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – Cesulon, Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia.

Ana Maria T. Benevides-Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestrado em Psicologia Clínica pela pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente trabalha como psicóloga em consultório particular, é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professora Associada Aposentada do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá e Orientadora do Programa de Doutorado da Universidad Autónoma de Madrid.

Luciana Grandini Gonçalves Cabreira

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), Especialização em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2006). Atua como Professora Assistente no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Educação. Desenvolve estudos sobre os temas: Formação de Educadores, Pedagogia Hospitalar, Educação Sexual Escolar, Cinema e Educação, Mídia e Educação, Jogos Eletrônicos no Ensino e Campanhas Educacionais na Telenovela.

Evelyn Rosana Cardoso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Paranaense de Umuarama, Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, é doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora de Matemática da Escola Estadual de Porto Camargo e do Colégio Antonio Franco Ferreira da Costa no município de Icaraíma-PR.

Tacianne Mingotti Carpen

Possui Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de Maringá (2003) e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Maringá (2005). Experiência na área da Fonoaudiologia e Psicopedagogia. Atua na área da linguagem, com ênfase em educação especial, dificuldades de aprendizagem, distúrbios da leitura/escrita, variedade lingüística, desvios da fala (fonético/fonológico).

Karen de Azevedo Coutinho

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2009), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2012). Professora de Educação Infantil na Gênesis Centro de Educação Infantil. Desenvolve pesquisa sobre bullying no contexto escolar.

Maria Emilia Gazin Silvestre

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008) e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011). Atualmente é Professora da Rede Particular de Ensino.

Lais Livia Gabriel

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2010). Atualmente é professora do Ensino Fundamental em duas instituições de ensino privado de Maringá (Colégio Santo Inácio e Colégio Objetivo).