Capa do livro: DIREITOS HUMANOS VIOLADOS NA PANDEMIA DE COVID-19:<br> enfrentamento e resistência

DIREITOS HUMANOS VIOLADOS NA PANDEMIA DE COVID-19:
enfrentamento e resistência

Autores: Adriana dos Santos Prado Sadoyama - Cristiane da Silva Santos - Maristela Vicente de Paula - Neila Maria Mendes Borges (Orgs.)

O propósito desta coletânea, “Direitos humanos violados na pandemia de COVID-19 – enfrentamento e resistência”, é sobretudo problematizar e tensionar sobre a questão da violação dos direitos humanos em tempos de pandemia da COVID-19, ampliando para as possibilidades de resistência/sobrevivência diante do cenário de emergência de saúde pública. Nesse sentido, buscou-se estabelecer reflexões muito significativas no contexto de uma sociedade à beira do colapso no que tange à garantia dos proclamados direitos humanos que continuam reivindicando um lugar na sociedade capitalista neoliberal. Ao direcionar o olhar para os estudos que se apresentam nesta coletânea, compreende-se o impacto da pandemia da COVID-19 sobre os diferentes grupos sociais e o agravamento da crise humanitária, bem como as possibilidades de se despertar para o enfrentamento e a resistência.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1330-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-1326-5
DOI: 10.24824/978652511330.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 334
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIREITOS HUMANOS VIOLADOS NA PANDEMIA DE COVID-19:<br> enfrentamento e resistência
ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA
Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora associada da Universidade Federal de Catalão na Faculdade de Educação nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura, currículo e avaliação, Estágio Supervisionado da Educação Infantil e Anos Iniciais e Arte e Educação. Professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional. Realiza estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Tem projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora, bem como para estudos em qualidade de serviços e segurança nas organizações, educação emocional e adoecimento docente.

ALEX DE OLIVEIRA TEODORO VAZ
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Atualmente é Professor no Projeto “Mais Esportes”, Turma de Musculação, desenvolvido e mantido pela Prefeitura Municipal de Catalão.

ANA CLARA GOMES NAZARI
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialização em: Educação Física Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial, Mídias na Educação, Supervisão e Inspeção Escolar e Libras. Mestre em Educação na Linha de Saberes e Práticas pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação na Linha de Saberes e Práticas pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Analista Pedagógica e Professora de Atendimento Educacional Especializado na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia – MG.

ANDREZA ALVES VIEIRA
Graduada em Administração (UEG), Especialista em Gestão de Produção e Qualidade (UCAM), em Gestão Estratégica dos Agronegócios e suas Tecnologias (UEG) e em em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (UCAM). Pós-graduada em Formação de Professores e Práticas Educativas (IF Goiano, Campus Rio Verde – GO). Graduanda em Teologia (SETEBAN). Instrutora do Senac Goiás. Vencedora do Prêmio do II Concurso Diamantes da Educação de 2021 na categoria Educação Profissional, no IV ELPED realizado pelo IFG Regional – Ceres, Goiás em 2021.

AUGUSTO CÉSAR DA FONSECA NETO
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em psiquiatria e Psiquiatria Infantil pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Mestrando pelo Programa de Gestão organizacional da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Temas de atuação e estudo: Saúde mental de Criança e Adolescente, Direitos Humanos da Criança e Adolescente e Educação Médica.

CANDIDO ALBERTO GOMES
Sociólogo, Ph. D. em educação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Professor Catedrático e diretor do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (CIDI-IESF), Portugal.

CAROLINA DE FÁTIMA GUIMARÃES
Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Catalão e Psicóloga Clínica. Possui Mestrado Profissional em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (2015), especialização em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (2014) e graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão (2012). Membro do Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas e Grupos Especiais (LAFAGE-UFCAT).

CAROLINE MATOS STORCK
Graduanda no curso de licenciatura em Educação Física (UFG/RC). O percurso acadêmico e artístico se iniciou em 2017, ingressando na UFG-RC; Experiência como bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2017/2018/2019; Atua como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (RP) desde 2020; Experiência com lutas (Jiu-Jtsu, Muay-Thai e Judô) e com Danças Regionais Brasileiras (Carimbó, Calypso, Melody, Brega Funk, Forró, Samba, entre outras); Monitora Voluntária do Projeto de extensão Lutas – cultura corporal e práticas pedagógicas na Associação Laços de Bem.

CRISTIANE DA SILVA SANTOS
Doutora e Mestre em Educação, Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Catalão. Coordenou o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Catalão (2015-2019). Coordenadora Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Temas de atuação e estudo: Pessoas com Deficiência, Estágio Curricular, Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão Escolar.

FRANCIELLE MARQUES DE JESUS RIBEIRO
Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (2019). Pós-Graduanda em Licitações e Contratações Públicas pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva. Professora de Direito Administrativo. Advogada. Atualmente exerce a função de Procuradora Legislativa do Município de Catalão. Temas de atuação e estudo: Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo.

GERALDO SADOYAMA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). É Sub-coordenador e Professor permanente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da UFCAT. Chefe da Unidade Acadêmica de Biotecnologia (IBiotec). Foi Coordenador do Curso de Biotecnologia/IPTSP/UFG/Goiânia. Atua na graduação, nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem e Medicina. Desenvolve trabalhos interdisciplinares na área de gestão, educação e saúde (educação emocional, qualidade de serviços, cultura organizacional, cultura de segurança, infecção e epidemiologia hospitalar), microbiologia/biotecnologia/técnicas laboratoriais e rota tecnológica.

IGOR SILVA ROSA DE OLIVEIRA
Graduado em Música, com habilitação em violão, pela Universidade Federal de Uberlândia. Violonista e coordenador artístico/pedagógico dos projetos socioculturais “Mãos que Tocam” e “Encanto Sonoro”, ambos de ensino gratuito de música para crianças na cidade de Catalão, em Goiás. Temas de atuação e estudo: Performance em violão; Arte-educação; Processos de musicalização com instrumento.

JOÃO PASCOINHO
Mestre em História das Populações pela Universidade do Minho, Portugal, e Doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta, Portugal. Membro do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (CIDI-IESF), Portugal.

JOSÉ FRANCISCO SILVA SAMPAIO
Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Foi integrante do Programa de Extensão Corpoencena – Formação e Experiência Estética, atuando como professor, monitor e ator. Professor de Artes Circenses (Tecido Acrobático, Lira Acrobática e Trapézio Fixo). Monitor Voluntário da Associação Laços de Bem. Professor Substituto do Curso de Educação Física da UFCAT. Temas de estudo: Ginática para Todos, Formação de Professores, Práticas Educativas e Inclusão.

JOVAIR BATISTA DE JESUS
Graduado em Educação Física (UNIRV). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FABEC). Pós-graduado em Práticas Docentes na Educação Infantil (FAR). Especialista em Educação Física Escolar (UFG, Regional Catalão-GO). Pós-graduado em Formação de Professores e Práticas Educativas (IF Goiano, Campus Rio Verde-GO). Mestrando em Artes PROFARTES (IFG, Campus Aparecida de Goiânia-GO). Professor da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Rio Verde-GO (EMREF Vale do Rio Doce). Professor contemplado com o 1º Lugar do Prêmio do II Concurso Diamantes da Educação na categoria Anos iniciais do Ensino Fundamental com o projeto “Práticas e produção em dança no período de aulas remotas”, no IV ELPED realizado pelo IFG Regional – Ceres, Goiás em 2021.

JULIANO NAZARI
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialização em: Educação Física Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Mestre em Educação na Linha de Políticas Públicas e Gestão pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutorando em Educação na Linha de Saberes e Práticas pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia-MG.

LANA FERREIRA DE LIMA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área da Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, formação de professores, produção do conhecimento, atividades físicas adaptadas e grupos especiais. Coordenadora do Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas e Grupos Especiais (LAFAGE-UFCAT).

LEOMAR CARDOSO ARRUDA
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão (1995). Especialista em Didática – Fundamentos da Prática Pedagógica pela Faculdade São Luís – Jaboticabal-SP (1997). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Bolsista CAPES/REUNI (2012-2014). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Catalão-UFCAT com atuação nas disciplinas de Handebol, Atletismo, Núcleo Temático em Educação Física e Esporte, Gestão e Organização da Educação Física e Esporte. Estuda temáticas direcionadas à Formação e Atuação Profissional em Educação Física e Esporte, Educação Física Escolar, Esportes Coletivos, Pedagogia do Esporte. Membro do Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas e Grupos Especiais (LAFAGE-UFCAT) e do Laboratório de Práticas Esportivas e Lutas (LABPEL-UFCAT).

LEONARDO RIBEIRO DA SILVA
Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura pela UFG-RC. Cursando Mestrado Profissional em História na Linha Cultura, Linguagens e Ensino de História pela UFCAT. Curso de Recreador fornecido pelo PRONATEC. Foi bolsista PIBID de Educação Física por três anos e meio. Pesquisador da área das Histórias em Quadrinhos. Possui projetos de estudo voltados aos temas violência da discriminação e diversidade. Professor Tutor do Projeto Encanto Sonoro na Associação Laços de Bem.

LUCIANA DANTAS DE PAULA
Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (PGPDS/IP/UnB). Tem realizado pesquisas relacionadas às temáticas de gênero, diversidade, educação e preconceitos. É integrante do Laboratório de Psicologia Cultural (IP/UnB) e facilitadora de Comunicação Não-Violenta no Instituto CNV Brasil.

MARIA ALDAIR GOMES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação na Linha de Políticas Públicas e Gestão pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Aluna Especial do Curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia-MG.

MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO MAIA CARBONESI
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em nível Lato Sensu em Filosofia e Meio Ambiente. Licenciada em Ciências Sociais e Pedagogia. Atua como docente nos cursos de Graduação e Mestrado em Direito no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

MARIANA BATISTA DO NASCIMENTO SILVA
Mariana Batista do Nascimento Silva é docente efetiva do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Tem Mestrado em Letras e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente desenvolve pesquisas e projetos na área de gestão da educação e práticas docentes.

MARISE VICENTE DE PAULA
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2000) e em Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul Virtual (2019). Mestrado em Geografia (2003), Doutorado em Geografia (2010) e Pós-Doutorado em Geografia (2014) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás, Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Formação de Professores e Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade, Gênero, Etnia e Educação.

MARISTELA VICENTE DE PAULA
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Temas de atuação e estudo: Metodologia de Ensino em Educação Física, Educação Física e Infância, Educação Física e Lutas, Direitos Humanos da Criança e Adolescente.

NATALY MARQUES DA SILVA
Graduada em Pedagogia (UNIRV). Especialista em Práticas Docentes e Gestão na Educação Básica (FAR). Pós-graduada em Formação de Professores e Práticas Educativas (IF Goiano, Campus Rio Verde-GO). Professora da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Rio Verde – GO.

NEILA MARIA MENDES BORGES
Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Catalão, onde coordena o Laboratório de Biomecânica, Fisiologia, Cinesiologia e Cineantropometria. Temas de atuação e estudo: Atividade Física e Saúde, Fisiologia do Exercício, Infância e Direitos da Criança e Adolescente.

ROSELMA LUCCHESE
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1988), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); nomeada Reitora Pró-Tempore da UFCAT pelo Ministro da Educação, Portaria 2.119 de 11 de dezembro de 2019. Docente na área de Saúde mental e Psiquiatria; orientadora de Iniciação Científica e Docente do Curso de Pós-Graduação Nível Stricto Sensu no Programa de Gestão Organizacional; líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde (INCISA). Consultora ad hoc em revistas na área de Saúde Coletiva e Enfermagem, com concentração de produções científicas na área de Ciências da Saúde e Saúde Mental. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências da Saúde, subárea Saúde Coletiva, Saúde Mental e Enfermagem, sobretudo nos seguintes temas: educação em enfermagem, saúde mental e psiquiatria, uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, grupos e Grupo Operativo.

ROSENILDE NOGUEIRA PANIAGO
Ph.D. e doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Graduada em Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Professora no Instituto Federal Goiano, líder do grupo de pesquisa Educação e Membro do Grupo Investigação com atuação e pesquisas na área de Formação de Professores, Práticas Educativas, Saberes, Identidade Docente, Narrativas de formação e investigação.

SÔNIA BERTONI
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Treinamento Esportivo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) e em Metodologia da Educação e da Reeducação Psicomotora pela UFU. Mestra em Educação pela UFU. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Líder do “Laboratório de Formação Docente e Produção do Conhecimento em Educação Física e Inclusão (LAFEFI)” da UFU.

SUSANA OLIVEIRA E SÁ
Pós-doutorada e Doutorada em Educação pela Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho. Investigadora do CIDI– IESF (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe). Professora Adjunta do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF). Avaliadora externa do IGEC – Inspeção Geral do Ensino e Ciência, Portugal, e Perita da EQAVET-ANQEP, Diretora Executiva da Cátedra da Unesco.

TIAGO SOARES ALVES
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Gestão Signorelli/Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Mestre em Educação pela UFU. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Escola de Educação Básica (ESEBA) da UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em avaliação – GEPAE/UFU.

WALLESKA BERNARDINO SILVA
É professora efetiva da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). É Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Atualmente, desenvolve projetos de ensino e extensão nas áreas de Leitura e Literatura.

WANESSA FERREIRA BORGES
Docente na Unidade Acadêmica de Educação, no Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2019) – Conceito 6. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDUC da Universidade Federal de Goiás – Campus Avançado Catalão (2015). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás – Campus Avançado Catalão (2010) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Deficiência visual (Baixa visão), Inclusão Escolar, Formação de Professores, Pesquisa e Consultoria Colaborativa e Atendimento Educacional Especializado.