Capa do livro: PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Autores: Márcio Urel Rodrigues - Acelmo de Jesus Brito - William Vieira Gonçalves (Orgs.)

Projetos de Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio não se trata de um livro didático ou de um livro teórico-metodológico de Modelagem Matemática, mas, sim, de uma obra que foi elaborada por pesquisadores e professores de matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que assumiram o protagonismo de elaborar projetos de Modelagem Matemática para diversificar e romper com o tradicionalismo das aulas de matemática. Professores estes que estavam incomodados com a maneira abstrata – sem considerar as realidades, as necessidades e os interesse dos alunos –, que ensinavam os conteúdos e conceitos matemáticos para os seus alunos nas escolas. A presente obra está organizada em três partes. Na primeira – quatro capítulos –, os autores apresentam reflexões e discussões sobre Modelagem Matemática. Na segunda – sete capítulos –, os autores apresentam sete possibilidades de projetos de Modelagem Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Na terceira – oito capítulos –, os autores apresentam oito possibilidades de projetos de Modelagem Matemática a serem implementados com alunos do Ensino Médio.

Impresso
de R$ 125,88 por
R$ 109,08
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1549-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-1550-4
DOI: 10.24824/978652511549.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
SOBRE OS ORGANIZADORES
MÁRCIO UREL RODRIGUES
Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemá-tica da UNESP – Rio Claro/SP. Professor efetivo na Faculdade de Ciên-cias Exatas e Tecnológicas – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Ma-temática da UNEMAT. Docente do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática pela UNEMAT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT.

ACELMO DE JESUS BRITO
Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Mestre em Recursos Hídricos – PPGRH – UFMT. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Edu-cação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT.

WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP – Bauru/SP. Professor efetivo na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Atua como docente nos cursos de Licenciatura em Matemática; Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM; Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT e Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural – PPGECII. Membro do Grupo de Estudos e Pes-quisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME.
 
SOBRE OS AUTORES
APARECIDA RODRIGUES DA SILVA
Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Especialização em Educação para Jovens e Adulto (EJA) – UNINA/PR. Professora na Educação Básica na E. E. Luiz Frutuoso da Silva –Sapezal/MT.

DANIELA SILVEIRA ROCHA
Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

EDIVANIA AUGUSTO DOS SANTOS
Licenciada em Matemática, Mestranda do PPGECM da Universidade do Estado do Mato Grosso. Professora/Pesquisadora.

ELISÂNGELA APARECIDA DOS SANTOS
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação – PPGECM da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Professora da SEDUC/MT.

FABIANE RIZZARDO LAIKOVSKI
Especialista em Educação Matemática.

GIRLANE DA SILVA DOS SANTOS
Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Ensino da Matemática.

JAQUELINE MICHELE NUNES SILVA
Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

LUCAS FERREIRA GOMES
Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEdumat) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS – Campus de Campo Grande. Professor da Secre-taria Estadual de Educação de Mato Grosso.

LUIZ FELIPE LINS
Educador Nota 10 em 2020, formado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduado em educação matemá-tica pela PUC-RJ e doutorando pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UniRio). Professor de Matemática da Escola Municipal Francis Hime – Jacarepaguá – RJ.

LUCINEIA OENNING
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação – PPGCEM da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Professora da SEDUC/MT.

SANDRA BENGOZI DE CARVALHO
Licenciatura em Matemática, Especialista em Ensino de Ciências e Mate-mática. Professora da SEDUC/MT.

SINELZA GONZAGA DE MELO AZEVEDO
Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professora efetiva na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso – E. E. Evangélica Assembleia de Deus – Barra do Bugres/MT.

URIEL JOSÉ CASTELLANOS AGUIRRE
Licenciado em Matemática, Mestre em Educação e Doutor em Educação. Professor/Pesquisador.

VALDICLEIA PEREIRA BARBOSA
Licenciatura em Matemática pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Matemática para Educação Básica pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.