Capa do livro: PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Márcio Urel Rodrigues - Paulo Marcos Ferreira Andrade (Orgs.)

Projetos de Modelagem Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não se trata de um livro didático ou de um livro teórico-metodológico de Modelagem Matemática, mas, sim, de uma obra que foi elaborada por pesquisadores e professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar oportunidades para que outros colegas professores implementem projetos de Modelagem Matemática em suas práticas didático-pedagógicas. Projetos esses que visam a diversificar e romper o tradicionalismo das aulas de matemática, pois muitos conteúdos e conceitos são explicitados para os alunos nas escolas sem considerar suas experiências, necessidades e longe de seus interesses, ou seja, desconectados da realidade. A presente obra está organizada em três partes. Na primeira – cinco capítulos –, os autores apresentam reflexões e discussões sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na segunda – cinco capítulos –, os autores apresentam cinco possibilidades de projetos de Modelagem Matemática para a fase de alfabetização – 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Na terceira – nove capítulos –, os autores apresentam nove possibilidades de projetos de Modelagem Matemática a serem implementados com alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Impresso
de R$ 123,48 por
R$ 106,68
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1551-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-1547-4
DOI: 10.24824/978652511551.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE OS ORGANIZADORES
MÁRCIO UREL RODRIGUES
Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP – Rio Claro/SP; Professor efetivo na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Docente per-manente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e matemática da UNEMAT; Docente do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática pela UNEMAT; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT.

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2020). Especialista em Educação do Campo – AFIRMATIVO (2016). Especialista em  Gestão Escolar – UFMT (2014). Especialista em Coordenação pedagógica – UFMT (2012). Licenciado em Letras: Português/Espanhol – UFMT (2018) e em Pedagogia – UNEMAT (2003). Professor da Educação Básica – Seduc – MT – Brasil.

SOBRE OS AUTORES
MARCO AURÉLIO KISTEMANN JÚNIOR
Pesquisador e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática (CNPq) na Escola Básica da PUC-SP, possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Possui Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP-Rio Claro-SP (2011) Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora no Departamento de Matemática e Professor da Linha de Pesquisa 1 (Formação de Professores de Matemática) do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF com dezenas de orientações de mestrado, especialização e iniciações científicas concluídas.

LUIZ RODRIGO DE OLIVEIRA
Professor da Rede Estadual de Ensino de MT. Possui licenciatura em Pedagogia (AVEC – 2005) e pós-graduação em Psicopedagogia (AJES, – 2007) e Educação Inclusiva (Faculdade Phênis – 2011). Atuação: Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda.

ARISTIMAR ROBERTA DE OLIVEIRA
Especialista Pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE – Cuiabá/MT; Licenciada em Geografia – UFMT – (2015) História UFMT – (2013) Pedagogia– UFMT – (2006) Professora Municipal da Educação Básica de Barra do Bugres/MT.

SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS
Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT; Licenciada em Matemática-(2005-UNEMAT). Licenciada em Pedagogia (2004-UFMT). Professora efetiva, atuando na escola municipal Guiomar de C. Miranda.

LUCINÉIA DE SOUZA GOMES
Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE. Especialização em Linguística: Língua e Discurso, também pela UNEMAT. Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Professora na Escola Guiomar de Campos Miranda (Extensão SOS Criança).

MARIA EDJANE SANTOS SAPUCAIA
Graduada em pedagogia pela UNIP – Universidade Paulista e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Barão de Mauá. Professora da rede pública na escola Estadual Sagrado Coração de Jesus e da Escola Municipal Professora Neide de oliveira Brito situadas na cidade de Denise – MT.

IONE DE FÁTIMA DE SOUZA DA SILVA
Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Orientação Educacional e Mídias Digitais para a Educação. Professora pedagoga na Rede Municipal de Lucas do Rio Verde-MT.

JULIANA MARTA DAMIANI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Guarapuava/ PR. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL Pedagoga pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/ MT.

GISLAINE VIEIRA FUZATI AMBROSIO
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – do Estado do Paraná – FAEL, Brasil. Especialização em Educação Infantil com Foco na Inclusão pela Faculdade Afirmativo, FAFI, Brasil. Professora efetiva da rede Municipal de Araputanga, Escola Rodolfo Trechaud Curvo.

FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA DE SOUSA
Professor da Rede Estadual de Ensino de MT. Licenciado em Pedagogia pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) 2014, Pós-graduado pela FIAVEC (Faculdades Integradas de Várzea Grande) em Psicopedagogia Clínica e Educacional, 2016. Escola Cesc “Centro Educacional Santa Cruz”.

REGINETE DOS REIS OLIVEIRA
Licenciatura em Pedagogia pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e especialista em Educação Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado pela FACITEP. Atuação: AEE – Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional, na EMEB Prof.ª Angela Jardim Botelho em Várzea Grande e na EMEBC Nossa Senhora Penha de França em Cuiabá.

SILMARIA LEITE LAGES
Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil (UFMT – 2010). Licenciatura em Normal Superior (FAEL – 2008). Especialização em Educação de Jovens e Adultos (FAE – 2011) Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso e Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda.

RONAN EVANGELISTA PADILHA
Professor da Rede Municipal Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande. Instrutor Senai Várzea Grande. Formação em Pedagogia e Letras. Especialista em Psicopedagogia.