Capa do livro: ESPAÇOS EDUCATIVOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGENS:<br> a Pedagogia Social em diálogos <br>Coleção Educação Preventiva Integral - Volume 3

ESPAÇOS EDUCATIVOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGENS:
a Pedagogia Social em diálogos
Coleção Educação Preventiva Integral - Volume 3

Autores: Tatiane Delurdes de Lima-Berton - Rosa Elena Bueno - Alessandra de Paula Pereira (Orgs.)

A obra Espaços educativos como oportunidade de aprendizagens: a Pedagogia Social em diálogos conecta estudos que expõem cenários de invisibilidade, exclusão e vulnerabilidade social e ressaltam a Educação como fonte humanizadora, de inclusão e emancipação. É a oportunidade de refletir sobre as influências diretas e indiretas que afetam o desenvolvimento humano e as relações. Há a importância do fazer educativo, da valorização da interação entre educador/a e educando/educanda, do cuidado com os espaços que oportunizam o desenvolvimento pleno do ser, assim, como do reconhecimento e da garantia dos direitos humanos fundamentais. Destaca-se a educação em suas múltiplas modalidades, a escolar, a educação social, a educação infantil, de adolescentes, jovens, adultos e idosos, com base em estudos brasileiros, franceses, italianos e de outros lugares do mundo. Destaca-se a Educação Ambiental e o cuidado com os meios (e) ambientes, da importância da prática educativa em busca da justiça social, do processo humanizador, da solidariedade e da equidade, à luz da Pedagogia Social, da Educação Preventiva Integral e do Desenvolvimento Humano.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1136-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1137-7
DOI: 10.24824/978652511136.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESPAÇOS EDUCATIVOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGENS:<br> a Pedagogia Social em diálogos <br>Coleção Educação Preventiva Integral - Volume 3
ADÃO APARECIDO XAVIER
Mineiro de João Pinheiro, Noroeste de Minas. Graduado em Filosofia (PUC/PR) e Pedagogia (UEPG). Licenciado em Filosofia, História, Sociologia e Psicologia. Especialista em Filosofia Política (UFPR), Direito Educacional (ITECNE) e Mídias Integradas à Educação (UFPR). Mestre em Educação Profissional (UFPR). Especialista em Educação Inclusiva (São Braz). Professor de história na rede pública do Paraná desde 1992, nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. Atuou como vice-diretor e atualmente é diretor no Col. Estadual Helena Kolody – Colombo.

ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA
Graduada em Psicologia, Pedagogia e Letras/Inglês. Especialista em Gestão da Educação e Políticas Públicas Educacionais e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre e Doutoranda em Educação. Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS); Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral – CPP.

ANA LUCIA LANGNER
Graduada em Letras/Espanhol (TUIUTI/PR), Filosofia (Lateranense/Roma) e Pedagogia (UNINTER). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (PUCPR). Mestre (PUCPR) e Doutoranda (UFPR) em Educação. Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral – CPP (UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Migração e Direitos Humanos na PUCPR.

ANA PAULA MARTINS MENDES
Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFPR). Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFPR). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO (UFPR). Professora há 22 anos de Ciências e Biologia (SEED/PR).

ARACI ASINELLI-LUZ
Graduada em História Natural. Mestre e Doutora em Educação. Atualmente é professora aposentada atuando nos programas de pós-graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR. Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS); Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral – CPP.

CARLA MORALES
Licenciada em Ciências Biológicas (UFPR). Mestre em Bioecologia Aquática (UFRN). Graduanda em Gestão da Informação (UFPR). Atua com assessoria nas áreas de educação e ambiental. Ativista LGBTQIA+ e em Direitos Humanos.

DENISE TAVARES
Licenciada em Letras Port/Inglês (FAFI-UVA). Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/UTFPR) e Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil (IBEPEX). Mestre em Educação (UFPR). Docente (SEED/PR). Professora no Sistema Penitenciário
do Paraná.

ELISÂNGELA KARINE MARTINS
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Especial. Especialista em Educação e Gestão Ambiental. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia. Docente no Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo. Doutoranda em Gestão Ambiental.

EVERTON RIBEIRO
Licenciado em Teatro e em Pedagogia. Bacharel em Artes Cênicas. Especialista em História, Arte e Cultura. Mestre em Educação (Cultura e Diversidade), Especialista em Estética e Filosofia da Arte. Doutor em Educação com ênfase em Desenvolvimento Humano (UFPR). Estágio de doutoramento sanduíche pelo Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família da Universidade do Texas. Professor do IFPR, docente permanente do Mestrado Profissional em ProfEPT. Artista profissional – ator, diretor teatral, figurinista, maquiador e palhaço (DRT 23511). Pesquisador em temas como pedagogia do teatro, marcadores sociais da diferença, formação de professores, sexualidade, relações de gênero, LGBTfobia e segurança escolar.

IRES APARECIDA FALCADE
Psicóloga e Bióloga. Especialista em Direitos Humanos (UFPR) e educação especial, atendimento em situações de crises e desastres, Práticas Restaurativas, terapia comunitária, grupos psicoterapêuticos, escritora e pesquisadora. Tutora EaD, orientadora de trabalhos acadêmicos. Doutora e mestra em Educação (UFPR). Participante dos grupos de pesquisa NIED, NEPS, Observatório social em prisões e projeto CONVIDA – UFPR.

LEONARDO LANI DE ABREU
Graduado em Comunicação Social (UFMS) e em Direito (UFGD). Mestre em Geografia (UFMS). Professor adjunto no curso de Direito da Universidade Federal do Acre, onde leciona as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Antropologia Jurídicas, AuditorFiscal do Trabalho no Ministério da Economia. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação (UFPR), na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

LINDOMAR WESSLER BONETI
Graduado em Sociologia (UFRN). Mestre em Sociologia (UFRGS). Doutor (PhD) pela Université Laval – Québec – Canada. Pós Doutor no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg – Suíça. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR. Pesquisador associado à Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Migração e Direitos Humanos na PUCPR.

LUCIANO BLASIUS
Capitão da reserva da Polícia Militar do Paraná, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (UFPR). Foi Professor das licenciaturas e pós-graduações da Universidade Positivo; é Professor da Academia Policial-Militar do Guatupê. Trabalha com temas relacionados à formação de Professores/as, legislação educacional, prática pedagógica, violência, direitos humanos, EJA, sexualidade humana, diversidade e inclusão.

MARLENE SCHÜSSLER D’AROZ
Licenciada em Pedagogia. Especialista em Noergologia e Técnico em Promoção da Participação Infantil. Mestre em Educação. Estágio Científico Avançado na UMINHO, Braga-Portugal. Doutora e Pós-Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal do Amazonas.

PATRÍCIA ROMAGNANI
Licenciada em Filosofia. Graduada em Pedagogia com habilitações em Magistério, Administração Escolar e Supervisão Escolar. Mestre em Educação. MBA em Gestão Organizacional e Liderança. Especialista em Instituições de Ensino, Pedagogia Terapêutica e Educação para o Deficiente Mental. Doutora em Administração. Coordenadora no Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia na Universidade Positivo.

PAULO HENRIQUE DE BRITO
Licenciado em História, Letras e Pedagogia. Especialista em gestão escolar e cultura afro-brasileira. Mestre em Ensino de História. Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPR na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membro da Comunidade Prática de Pesquisa – CPP/UFPR. Professor da rede pública e privada do Estado do Paraná. Estuda temas ligados a gênero, diversidade e educação, em especial a comunidade  LGBTQIA+.

RENATHA SCHNEIDER GOMES BARBOZA
Licenciada em Pedagogia (FALEC) e Especialista (ACE) em Educação Especial e (Unina) Psicopedagogia Institucional e Clínica. Psicanalista Clínica (IBPC). Docente em instituições públicas e privadas.

RODRIGO SANCHES-ROSA
Licenciado em História (UNIPAR), Pedagogia (UFPR) e Especialista (UEM) em História e Humanidades. Agente de Segurança Socioeducativo no Paraná. Mestrando em Educação (UFPR) e integrante da Comunidade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral – CPP (UFPR).

ROSA ELENA BUENO
Graduada em Letras Português-Inglês pela (UFPR) e em Pedagogia (UEPG). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (FACINTER), em Gestão Escolar (UFPR), em Mídias Integradas à Educação (UFPR) e em Educação de Jovens e Adultos (2015). Mestre em Educação (UFPR). Doutora em Educação (UFPR). Docente de Língua Portuguesa em Centro Socioeducativo pelo Programa de Educação em Unidade Socioeducativa/ PROEDUSE. Integrante da Comunidade de Pesquisa em Prevenção/CPP/UFPR.

TATIANA MARIA ASINELLI DA LUZ KEIBER
Graduada em Artes Cênicas (PUC/PR). Especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação (FAP) e Danças de Salão – Teoria e Técnica (FAMEC). Mestranda em Artes. Mestrado Profissional Experiências e Mediações nas relações educacionais em Artes (FAP/UNESPAR). Administradora, professora e coordenadora – Casa de Dança Tatiana Maria Asinelli da Luz Keiber.

TATIANE DELURDES DE LIMA-BERTON
Graduada em Pedagogia (FACECLA) e em Tecnologia de Gestão Pública. (UNICENTRO). Especialista em Educação Preventiva Integral (FAVI). Especialista em Educação à Dis-tância (FAEL). Mestre e doutoranda em Educação (UFPR). Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS/UFPR); Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pes-quisa Educação Preventiva Integral – CPP (UFPR).